Manifestações culturais de minorias étnicas – 9º ANO – Geografia – 4ª semana - 27/08/2020

Olá tudo bem?

Vamos para mais uma atividade hoje?

MINORIA SOCIAIS 

O conceito de minoria social diz respeito, nas ciências sociais, a uma parcela da população que se encontra, de algum modo,marginalizada, ou seja, excluída do processo de socialização. São grupos que, em geral, são compostos por um número grande de pessoas (na maioria das vezes, são a maioria absoluta em números), mas que são excluídos por questões relativas à classe social, ao gênero, à orientação sexual, à origem étnica, ao porte de necessidades especiais, entre outras razões.

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/minorias-sociais

https://twitter.com/antorivas/status/521788159097466880

                                                                                                                 Acesso em: 13 de ago de 2020

1. Entre os problemas sociais que afetam um grupo minoritário, o que pode ser entendido como de maior gravidade, ao nos voltarmos para o foco institucional, é

 

a) (   ) a precária representação política, o que ocasiona negligência de direitos básicos que deveriam ser assegurados para todos os indivíduos em um Estado democrático.

b) (     ) a falta de leis rigorosas e explicitamente voltadas para atender as necessidades específicas de uma minoria.

c) (     ) a resistência em reconhecer a existência dos grupos minoritários por parte de nosso governo.

d) (    ) a falta de ONGs que se voltem para a resolução dos problemas que os grupos minoritários possuem.

 

2. Os movimentos separatistas – regionais, religiosos e étnico-nacionais – são marcas que reordenam os territórios pertencentes a diversas sociedades mundiais. Em alguns países, grupos étnico-nacionais diferentes convivem tranquilamente, enquanto que, em outros, há sérios conflitos e movimentos sociais que acabam redefinindo os territórios. Um exemplo é a África do Sul, que, ao longo dos anos de 1980 e de 1990, com a questão do Apartheid, teve vários conceitos associados a essa barreira ideológica.

Nesse sentido, associe cada termo citado na 1ª coluna ao respectivo significado descrito na 2ª coluna:

 

(1) Muro Anti-imigração
(2) Comunidade
(3) Identidade étnico-cultural

(4) Etnia
(5) Sociedade

  

(   ) É contrário(a) ao espírito de cooperação, contraponto da relação bilateral em seu conjunto, e prevalece para garantir a segurança na fronteira, gerando um clima de tensão entre as comunidades fronteiriças.

(    ) Está associado(a) a determinadas formas de organização social que surgem e se desenvolvem através da experiência de grupos humanos identificados por crenças, normas, idiomas e técnicas, aprovadas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.

(   ) É constituído(a) por comunidades diferenciadas pela cor da pele, por uma cultura específica e pela origem em uma dada população nacional.

A sequência correta é:

a) 1, 3, 4
b) 1, 2, 3
c) 2, 3, 5
d) 1, 2, 4

3. Ao tratarmos dos problemas que afligem as minorias, a desigualdade social acaba sendo o ponto – chave de grande parte das reivindicações dos grupos minoritários. No entanto, não é correto afirmarmos que todo grupo minoritário se encontra em posição fragilizada no meio social. Por quê?

 

a) (   ) Porque o Estado se encarrega de suprir todas as necessidades das minorias.

b) (   ) Porque a ideia de minorias prejudicadas é uma mentira. Todas elas possuem grandes vantagens cedidas pelo governo.

c) (   ) Porque existem minorias elitizadas, que possuem grande poder econômico e grande influência no meio político.

d) (  ) Porque, em um governo democrático, como no caso do Brasil, a representação política é garantida de forma igual para todos os grupos sociais.

 

4. “Apesar do esforço governamental, ainda existem sérios problemas referentes ao atendimento das necessidades básicas dos grupos minoritários”. Essa afirmação faz referência aos programas do governo brasileiro que tentam remediar os problemas de grupos minoritários. Entre esses grupos, podemos destacar como minorias em situação precária

a) (   ) os deficientes físicos, indígenas e políticos.

b) (   ) o Movimento dos Sem-Teto, os empresários e os deficientes físicos.

c) (   ) os estudantes, indígenas e os quilombolas.

d) (   ) os deficientes físicos, os indígenas e os quilombolas.

 

5. Uma população, com origem comum, sustentou a economia do país durante vários anos por meio de seu trabalho, embora tenha sido trazida à força para o Brasil. Boa parte de nossa cultura, práticas sociais, religiões, tradições e costumes está associada a valores oriundos desse povo.

O fragmento acima faz referência a qual etnia constituinte da população brasileira?

 


Deixe um comentário