Carta do leitor – Língua Portuguesa – 6º Ano – 1ª Quinzena – 3º Corte - 31/08/2020
Antes de começar vamos rever este assunto?
Carta do leitor
A Carta do leitor é um tipo de carta (gênero epistolar) veiculada geralmente em jornais e revistas, onde os leitores podem apresentar suas opiniões, como por exemplo Painel do Leitor, Fórum dos Leitores, Cartas, etc.
A carta do leitor tem várias finalidades como opinar, agradecer, reclamar, solicitar, elogiar, criticar etc.
Possui uma função relevante para os meios de comunicação, de modo que a carta do leitor assegura uma resposta (feed-back) de seus leitores.
É um importante instrumento de comunicação cujo leitor pode interagir com o meio de comunicação, expondo assim, seu ponto de vista sobre uma notícia, reportagem, pesquisa ou qualquer outro assunto atual. Além disso, ele pode sugerir algum tema a ser abordado. Por esse motivo, é uma importante ferramenta de produção de pauta para os veículos de comunicação.
Desse modo, devemos lembrar que a carta do leitor possui um remetente (emissor ou locutor) e destinatário (receptor ou interlocutor).
Antes de ser publicada ela passa pela equipe de revisão, a qual adaptará o texto e corrigirá possíveis erros. Por esse motivo, não existe um modelo específico, uma vez que segue o padrão de apresentação e o espaço destinado para esse fim determinado pelo meio de comunicação.
Vale lembrar que a carta do leitor é uma pequena seção do veículo de comunicação, a qual pode ser publicada na íntegra, ou somente trechos relevantes. Além disso, o leitor deve evitar expressões populares, gírias, vícios de linguagem, apresentando seu texto numa linguagem formal, ou seja, que segue a norma culta da língua.
Importante destacar que, de acordo com o público, a linguagem pode ser mais descontraída, por exemplo, numa revista para adolescentes.
Características
As principais características da carta do leitor são:
- Textos breves e escritos em 1ª pessoa
- Temas atuais e de caráter subjetivo
- Linguagem simples, clara e objetiva
- Presença de destinatário e remetente
- Texto expositivo e argumentativo
Estrutura de uma carta do leitor
Geralmente as cartas dos leitores não seguem uma estrutura padrão, no entanto, devem apresentar alguns elementos estruturais:
- Local e data.
- Vocativo: aparece o nome da revista ou do jornal e pode vir acompanhada de local e data (chamado de cabeçalho).
- Introdução: pequeno trecho que aborda o assunto que será apresentado e explorado pelo leitor.
- Desenvolvimento: desenvolvimento da argumentação do leitor sobre sua ideia central.
- Conclusão: o leitor arremata suas ideias, e geralmente inclui uma sugestão para o assunto abordado.
- Despedida: representa as saudações finais do leitor, por exemplo, atenciosamente, cordialmente, abraços, etc.
- Assinatura: O leitor assina seu nome, o qual pode aparecer em forma de sigla, por exemplo, Afonso Miguel Pereira dos Santos (A.M.P.S.)
Disponível em <https://www.todamateria.com.br/carta-do-leitor/> Acesso em 17 de ago. de 2020.
Para saber mais, se for possível, assista ao vídeo:
Leia o texto abaixo e depois responda as atividades no caderno.
Arapongas, 05 de julho de 2013.
Prezado Sr. Silva, Como leitor assíduo da revista Saúde, em primeiro lugar, venho agradecer o benefício que os artigos publicados vêm proporcionando à minha família. Muitas das dicas fornecidas conseguimos colocar em prática e, dessa forma, melhorando consideravelmente nosso bem-estar. No último número da revista, lemos uma matéria sobre os perigos que o excesso de sal na alimentação pode provocar à nossa saúde. É fato que já tínhamos algum conhecimento sobre o assunto, porém, não em detalhes. Como nossa família está sempre em busca de uma vida mais saudável, desejamos, também, colocar em prática algumas destas dicas. Ocorre que o sal já faz parte de nossas vidas há tempos e não se encontram com tanta facilidade receitas que não o utilizem. Sendo assim, solicito a gentileza de, se puderem, publicar receitas de pratos onde possamos substituir o sal por outras ervas ou condimentos que não prejudiquem nossa saúde. Atenciosamente, Edmundo. |
Disponível em <http://www.provaparana.pr.gov.br/sites/prova/arquivos_restritos/files/documento/2019-04/Prova_Parana_1EM_comentada_01-04.pdf> Acesso em 17 de ago. de2020.
ATIVIDADES
1. O gênero do texto é
- a) ( ) editorial, pois o autor defende um ponto de vista do veículo de informação.
- b) ( ) carta pessoal, o autor-leitor em que deixa seu ponto de vista sobre uma matéria veiculada.
- c) ( ) carta do leitor, pois o autor do texto dialoga com o leitor.
- d) ( ) artigo de opinião, pois o autor apresenta fortes argumentos para defender seu ponto de vista.
2. De acordo com esse texto, a família deseja colocar em prática as dicas da revista porque
- a) ( ) busca sempre uma vida mais saudável.
- b) ( ) leu a matéria sobre o excesso de sal na alimentação.
- c) ( ) sabia dos perigos do sal na alimentação.
- d) ( ) tem dificuldade em encontrar receitas sem o uso de sal.
- Quais são o remente e o destinatário da carta?
- Qual a finalidade da carta do leitor acima?
- A linguagem predominante do texto é
- a) ( ) coloquial.
- b) ( ) científica.
- c) ( ) formal.
- d) ( ) técnica.
Disponível em <https://www.tudosaladeaula.com/2018/09/interpretacaoanalise-de-texto-carta-do.html> Acesso em 18 de ago. de 2020.
- No trecho “É fato que já tínhamos algum conhecimento sobre o assunto, porém, não em detalhes.” A palavra em destaque estabelece uma ideia de
- ( ) adição.
- ( ) oposição.
- ( ) conclusão.
- ( ) explicação.
- Em que tipo de suporte esse texto é publicado?
- No quadro abaixo, relacione as partes da estrutura da carta do leitor lida acima.
Local e data
Vocativo
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Despedida
Assinatura
- No trecho “Como leitor assíduo da revista Saúde, […]”, o que quer dizer a palavra destacada? Se preciso for, utilize o dicionário.
10. Quanto ao gênero carta do leitor, marque (V) ou (F) as alternativas verdadeiras ou falsas.
- ( ) Apresenta a opinião do leitor sobre a revista ou sobre fatos, acontecimentos ou assuntos.
- ( ) Podem ser informativas (comunicado), descritivas (descrição de um produto ou serviço), narrativas (narração de um evento) ou dissertativas (sugestões e reclamações).
- ( ) Gênero que circula no contexto jornalístico, em seções específicas de revistas e jornais.
- ( ) Atende a diversos propósitos comunicativos como opinar, agradecer, reclamar, solicitar, elogiar, criticar etc.
- ( ) Seu discurso está organizado em 1ª pessoa.
- ( ) Apresenta marcas de impessoalidade e imparcialidade.