AULA 1 – Matemática – 8 º Ano - 30/03/2020
Fala galera! Hoje iremos aprender sobre notação cientifica.
Veja o vídeo que explica sobre a regra da notação cientifica.
Como explicado no vídeo:
Notação científica é uma ferramenta bastante utilizada não só na Matemática, mas também na Física e Química. Ela nos permite escrever e operar números que, quando escritos na forma usual, demandam muito esforço, já que são números muito grandes (com muitos algarismos), ou números muito pequenos (também com muitos algarismos).
Por exemplo:
O número que representa a distância da Terra ao sol (150 000 000 km).
A massa de um átomo de hidrogênio (0,0000000000000000000000016 g).
Para representar um número em notação científica, é necessário entender o que são potências de base 10. Da definição de potência, temos que:
Observe que, na medida em que o expoente aumenta, também aumenta a quantidade de zeros da resposta. Veja também que o número que está no expoente é a quantidade de zeros que temos à direita. Isso é equivalente a dizer que a quantidade de casas decimais andadas para a direita é igual ao expoente da potência.
Outro caso que devemos analisar é quando o expoente é um número negativo.
Observe que, quando o expoente é negativo, as casas decimais aparecem à esquerda do número, isto é, “andamos” casas decimais para a esquerda. Veja também que a quantidade de casas decimais andadas para esquerda coincide com o expoente da potência. A quantidade de zeros à esquerda do número 1 coincide, portanto, com o número do expoente.
Outros exemplos:
A idade aproximada do planeta Terra é de 4 543 000 000 anos.
4 543 000 000 = 4,543· 10⁹
O diâmetro de um átomo é da ordem de 1 nanômetro, ou seja, 0,0000000001.
0,0000000001 = 1 · 10‾¹⁰
Agora vamos praticar. Responda os exercícios em seu caderno.
01. Explique como os números muito grandes ou muito pequenos podem ser escritos de maneira compacta. Dê exemplos.
02. Escreva os números abaixo em potências de 10.
a) 0,0045 = | d) 1 500 = | g) 0,00 2 = |
b) 4 000 = | e) 7 800 000 = | h) 800 = |
c) 60 000 = | f) 0,012 = | i) 30 = |
03. Transforme as potências de 10 abaixo em numeração decimal.
a) 1,6∙10‾³= | e) 8,5 ∙ 10⁶= | i) 3 ∙ 10¹= |
b) 7,6 ∙ 10³= | f) 6 ∙ 10²= | j) 8,8 ∙ 10⁵= |
c) 5 ∙ 10‾³= | g) 2,0 ∙ 10⁴ = | k)1,7 ∙ 10‾¹= |
d) 3 ∙ 10³ = | h)5,8 ∙ 10‾²= | l) 4,4 ∙ 10‾⁵= |
04. Escreva o número -0,000000000000384 em notação científica.
05. Escreva o número 256800000000 em notação científica.
06. Escreva, com suas palavras, qual é a regra que você pode utilizar para mexer com a vírgula em uma potência de 10.
Nossa aula chegou ao fim! Fica agora uma boa dica: Fique em casa e lave bem as mãos!
Gostei muito da aula
Ótimo aprendi muito
MUITO BOM, VAI NOS AJUDAR BASTANTE.
Material muito bom, está ajudando muito em minhas aulas, mas enfrento dificuldades nos vídeos. Queria muito passar para eles, mas a precaridade de internet e em aparelhos de celulares, não contribuem.
Muito bom cada vídeo
Ótimo!
A Secretaria de Educação agradece.
Excelente! Mas, e as atividadedes flexibilizadas?
A equipe da Seduc está trabalhando para que novos conteúdos estejam disponíveis diariamente. Visite sempre o portal e fique por dentro das novidades em todas as disciplinas.
Boa tarde! Quero aqui deixar meu agradecimento a vcs onde essas plataformas está sendo de suma importância para nos ajudar em nossas aula online! Deixo aqui meu muito obrigada.
Bom dia Ivone. Obrigada e continue acessando a plataforma!
Ótimo. Preciso de 6º e 7º.
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Gostei bastante dessa aula de matemática, aprendi sobre notação científica de uma maneira bem interessante.
Bom dia Ana Lara. A Secretaria de Educação está se empenhando bastante para levar o melhor conteúdo para seus alunos. Obrigada.
Gostaria de receber no meu mail.
Bom dia Letícia. Por enquanto os conteúdos serão disponibilizados somente na plataforma.
Parabéns
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Obrigada NetEscola, pelo apoio que estão nos dando neste momento em que usar ferramentas digitais com criatividade tem sido nosso novo desafio para ministrar nossas aulas não presenciais.
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Olá Boa noite. De início o material ficou muito bom, bem elaborado.
A Seduc agradece a sua participação.
Muito bom,
A Seduc agradece a sua participação.
Sou Professor de matemática e confesso que gostei do aplicativo
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Sou Professor de matemática e confesso que gostei do aplicativo e da aula ministrada pelo professor, também gostei da explicação das atividades.
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Nos exercícios, não é potencia de base 10(exercícios) potencia de base decimal não tem números diferente de 0 e 1… O correto é notação cientifica
Muito válido a sua colocação. Tentaremos fazer as adequações necessárias para a equalização das demandas.
Muito bom, gostei bastante!
A Seduc agradece a sua participação.