Mapas temáticos e históricos-Atividade 4 - 04/03/2021

https://pt.slideshare.net/ProfGeoJean/mapas-temticos-aula-01

Mapas Temáticos

Os mapas temáticos são aqueles que focam num tema específico para apresentar as informações. Lembre-se que os mapas são representações geográficas do nosso planeta, seja de um continente, do mundo, do país, de uma região, de um estado, etc.

Quando a ideia central é reunir somente alguns dados ou características sobre algo específico (vegetação, biomas, cultura, etc.), temos então os mapas temáticos. Normalmente, os mapas temáticos facilitam o entendimento dos dados. Por isso são acompanhados de legendas explicativas, cores e símbolos, os quais auxiliam na interpretação das informações apresentadas.

Hoje em dia existem diversos tipos de mapas temáticos e com o avanço das técnicas de representação associados à tecnologia, eles são feitos com extrema precisão. Confira abaixo os principais.

Tipos de mapas temáticos

Há diversos tipos de mapas temáticos. Veja algumas classificações e as principais características de cada um deles:

Mapa Físico: reúne diversas informações relacionadas com os aspectos físicos de algum local (relevo, altitude, hidrografia, etc). As cores do mapa indicam alguns aspectos importantes. Por exemplo, o marrom é usado para indicar planaltos e montanhas; as cores mais escuras para indicar a altitude; e o verde para marcar planícies

Mapa físico do Brasil
Mapa da vegetação no Brasil

Mapa da Vegetação: apresenta informações relacionadas com o tipo de cobertura vegetal de determinado local. Da mesma forma que no mapa físico, ele é repleto de cores e legendas que facilitam o entendimento do leitor.

Mapa Político: reúne diversas informações sobre as regiões administrativas de um território, ou seja, a divisão político-territorial. Assim, ele apresenta os estados, capitais e cidades mais importantes. As cores também são muito importantes nesse tipo de mapa, marcando a fronteira entre os territórios.

Mapa político do Brasil
Mapa Econômico da Atividade Agrícola no Brasil

Mapa Econômico: reúne aspectos relacionados com o tipo de economia de cada região, ou seja, as atividades econômicas desenvolvidas em cada território (indústrias, comércio, serviços) pautadas nos setores da economia. Também pode apresentar informações sobre a PIB, o IDH, dentre outros.

Mapa Histórico: apresenta informações ou acontecimentos históricos sobre determinado local. Geralmente contém títulos que estão relacionados com o contexto. Os mapas históricos também podem indicar aqueles mapas mais antigos.

Mapa Histórico do Brasil (1922)
Mapa das Terras Indígenas no Brasil
(Instituto Socioambiental, 2015)

Mapa Cultural: reúne diversos fenômenos culturais de uma região, estado, país, continente. Nesse caso, também pode apresentar as etnias de um país ou região (mapa étnico) ou algumas características sobre a língua ou dialetos, por exemplo (mapa linguístico).

Mapa Turístico: apresenta locais onde o turismo é assinalado como uma importante atividade econômica. Ele pode reunir os principais locais onde essa atividade é muito explorada, bem como instruir alguns turistas sobre os pontos turísticos de alguma região. Por exemplo, os principais monumentos, museus, bibliotecas, ruas históricas de uma cidade, estado, país.

Mapa de Regiões Turísticas no Estado do
Mato Grosso
Mapa Climático do Brasil

Mapa Climático: reúne informações relacionadas com o tipo clima e os fenômenos meteorológicos que ocorrem em determinado local.

Mapa Populacional: também chamado de mapa demográfico, esse tipo de mapa reúne informações relacionadas com a densidade demográfica de determinado local. Geralmente utilizam cores e legendas para indicar algum local com maior ou menor densidade

Mapa Demográfico do Brasil, IBGE (2010)

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/mapas-tematicos/ Acesso em: 28 de mar. de 2020

ATIVIDADES

1. Leia o fragmento a seguir: “São mapas que representam a produção do espaço econômico, isto é, as atividades econômicas de uma determinada área, bem como a distribuição de dados estatísticos, por exemplo: a receita financeira dos estados brasileiros, o índice de População Economicamente Ativa (PEA) de uma região etc.”. A que tipo de mapa se refere o fragmento? Por quê?

2. Qual é a função dos mapas históricos? Explique com base em algum fato histórico.

3. A respeito da representação do espaço geográfico nos mapas, avalie as proposições a seguir:

I) (  ) Os mapas são instrumentos de comunicação e servem para representar graficamente uma dada área do espaço terrestre.

II) (  ) O objetivo dos mapas e cartogramas é representar com fidelidade todas as informações presentes na superfície terrestre escolhida.

III) (   ) Os mapas temáticos recebem esse nome porque são classificados de acordo com a temática específica que pretendem representar. Assim sendo, um mapa pode ter como tema: fronteiras e limites, a distribuição da população, o modelado do relevo e outros.

Marque a opção que corresponda, na devida ordem, ao acerto ou erro de cada uma:

a) (   ) F, V, Vb) (   ) V, V, Fc) (   ) V, F, Vd) (   ) V, V, F



4. Ao analisarmos um mapa do Brasil que tem como tema a Distribuição da População por estado, podemos verificar que a concentração populacional nos estados da região Sudeste – como São Paulo e Rio de Janeiro – é bem mais elevada que nos estados da região Norte – como Roraima e Amapá. Nesse caso, que tipo de mapa demonstra estas informações?

a) (   ) físicob) (   ) demográficoc) (   ) históricod) (   ) econômico



5. Observe os mapas a seguir para responder à questão.

Disponível em: https://tinyurl.com/an4morf0se Acesso em: 09 de jul de 2020

Ambos os mapas utilizam uma forma de representação cartográfica denominada anamorfose. Em uma comparação da proporção dos países representados em ambos os mapas, percebe-se que eles mudam de tamanho. Deste modo, qual é o objetivo da anamorfose nos mapas representados? Podemos tirar algumas informações importantes destes mapas? Qual?

6. Qual elemento de um mapa tradicional que foi totalmente ignorado na anamorfose? Por que isto ocorre?

Não se esqueça de imprimir a atividade, ok?