ATIVIDADE 10 – MATEMÁTICA – 4º ANO - 05/07/2021
O assunto hoje é: Tabelas e Gráficos
Olá pessoal! Nesta aula, estudaremos sobre a leitura, interpretação, análise e resolução de problemas com dados apresentados em tabelas simples e de dupla entrada e em gráficos de diversos tipos.
As tabelas e os gráficos estão presentes em jornais, revistas e outros meios de comunicação. São utilizados para demonstrar de forma mais rápida e fácil uma situação envolvendo números. Podem apresentar o número de produtos mensais vendidos por uma loja, o percentual de votos dos candidatos a um cargo político, o consumo mensal de água ou energia elétrica de uma família, entre diversas outras situações.
Uma loja de departamentos resolveu colocar em um gráfico a quantidade de bicicletas vendidas durante o segundo semestre de 2019. Observe a tabela simples com os dados:
Um dos gerentes da loja apresentou as quantidades em um gráfico de colunas. Os gráficos de colunas são úteis para mostrar alterações de dados durante um período ou para ilustrar a comparação entre itens. Nos gráficos de colunas, as categorias (no caso deste gráfico, os meses) são geralmente organizadas ao longo do eixo horizontal e os valores ao longo do eixo vertical.
Quando observamos os dados na tabela, não temos a total compreensão do aumento ou da queda na venda mensal de bicicletas. Pelo gráfico conseguimos interpretar claramente as variações ocorridas nas vendas. Percebam que nos meses de outubro e dezembro as vendas aumentaram.
Na mesma loja, outro gerente acrescentou mais um artigo na tabela de vendas, apresentando uma tabela de dupla entrada (tabelas queorganizam dados com base em duas variáveis).
Para facilitar a apresentação desses dados, o gerente também apresentou estes dados em um gráfico de colunas agrupadas, que comparam valores entre categorias (no caso, bicicletas e patins).
Número de bicicletas vendidas | Número de patins vendidos | |
Julho | 32 | 21 |
Agosto | 28 | 15 |
Setembro | 30 | 17 |
Outubro | 64 | 41 |
Novembro | 33 | 23 |
Dezembro | 63 | 43 |
Existem também os Gráficos Pictóricos:
É hora de realizar atividades!!!
A tabela de contagem mostra o número de horas que diferentes alunos dedicam aos estudos, durante uma semana:
Responda em seu caderno:
Na sua opinião, qual seria um bom título para esta tabela?
Quantas horas Francisco estudou durante a semana?
Qual aluno estudou mais? E quem estudou menos?
O gráfico mostra o número de itens vendidos em uma loja de acessórios. Cada símbolo representa um item:
Qual o item mais vendido, nessa loja?
Quantos óculos foram vendidos?
Qual é o segundo item mais vendido? Quantas unidades deste item foram vendidas?
Os Jogos Parapan-americanos de 2015 foram realizados no Brasil na cidade do Rio de Janeiro. O gráfico a seguir mostra os três primeiros colocados:
Analise as informações deste gráfico, copie e marque em seu caderno (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas:
O Brasil, primeiro colocado, alcançou um total de mais de 300 medalhas.
A diferença entre o total de medalhas do Brasil e do Canadá é igual a 89.
No total, os Estados Unidos tem 33 medalhas a menos que o Canadá.
O número de medalhas de ouro do Brasil é menor que a soma das medalhas de ouro do Canadá e Estados Unidos.