ATIVIDADE 11 – MATEMÁTICA – 4º ANO - 05/07/2021
Vamos fazer uma revisão do 2º corte?
Tema de hoje: Estratégias de cálculo mental envolvendo as quatro operações e as propriedades da adição e multiplicação. Associação entre as formas planas e espaciais de prismas e pirâmides. Medidas de tempo: leitura de horas, duração de eventos e relações entre unidades de medida de tempo. Medidas e comparações de temperatura. Leitura, interpretação, análise e resolução de problemas com dados apresentados em tabelas e gráficos.
Vamos realizar atividades!
Roberta utilizou o arredondamento para resolver a subtração 486 – 193.
Observe:
Primeiro, ela arredondou os números para a centena mais próxima e efetuou a subtração dos novos valores:
486 está mais próximo de 500 (faltam 14)
193 está mais próximo de 200 (faltam 7)
486 – 193 =
500 – 200 =
300
Depois ela descontou no resultado, a diferença entre os valores adicionados no minuendo e no subtraendo:
14 – 7 = 7
300 – 7 =
293
Utilize os mesmos procedimentos de arredondamento que Roberta usou para resolver, em seu caderno, os cálculos a seguir:
288 – 195 =
478 – 283 =
Agora: utilize a propriedade distributiva da multiplicação para calcular, em seu caderno, as seguintes expressões:
5 x (9 + 6)
(11 – 4) x 7
3 x (5 + 3 – 1)
Mudando de assunto…
Considere os sólidos geométricos a seguir:
Prismas retos são poliedros cujas faces laterais são todas retangulares e Pirâmides são poliedros cujas faces laterais são todas triangulares.
Nessas condições, determine quais desses sólidos são prismas retos e quais deles são pirâmides.
Mudando de assunto novamente…
Em seu caderno, complete com o tempo correspondente a:
Biênio =
Trimestre =
Quinzena =
Século =
Milênio =
Bimestre =
Década =
Semestre =
Quinquênio =
Renato saiu às 8 horas da manhã de skate e foi para uma pista próxima à sua casa, onde ficou andando por 4 horas até retornar.
Desenhe em seu caderno uma reta numérica e marque partir do número 8, a hora que Renato voltou para sua casa:
Se Renato tivesse saído às 6 horas e andando de skate por 3 horas, ele voltaria para casa que horas?
Mudando de tema de novo, vamos falar de temperatura!
Observe os termômetros na ilustração a seguir:
O que significam os números que aparecem ao lado esquerdo de cada um deles?
Escreva em seu caderno a temperatura indicada em cada termômetro.
O gerente de uma loja de brinquedos resolveu apresentar o total de vendas no primeiro semestre do ano por meio de um gráfico de linhas. Veja como ficou:
De acordo com as informações do gráfico, marque em seu caderno: (C) para correto e (E) para errado.
- Em março foram vendidos 450 brinquedos.
- No período de janeiro a março houve um aumento na quantidade de brinquedos vendidos.
- De março a maio a quantidade de brinquedos vendidos diminuiu.
- A quantidade de brinquedos vendidos aumentou em 50 unidades de maio para junho.
Para acabar…
Durante a campanha de vacinação contra gripe, aplicada em idosos a partir de 60 anos, o posto de saúde de uma cidade faz um controle para saber quantas pessoas foram vacinadas. A tabela a seguir mostra o controle realizado nos últimos quatro anos:
NÚMERO DE IDOSOS VACINADOS | ||
ANO | Homens | Mulheres |
2017 | 112 | 238 |
2018 | 139 | 245 |
2019 | 125 | 228 |
2020 | 143 | 235 |
De acordo com os dados da tabela, responda:
Em que ano ocorreu o maior número vacinação de mulheres?
Em que ano menos homens foram vacinados?
Acabou!!!
Continue se cuidando!