AULA 09/2023 – Tirinhas. Estratégias de leitura. - 16/05/2023
A tira de jornal ou tirinha, como é mais conhecida, é um gênero textual que surgiu nos Estados Unidos devido à falta de espaço nos jornais para a publicação passatempos. O nome “tirinha” remete ao formato do texto, que parece um “recorte” de jornal.
No Brasil, um dos pioneiros na criação e publicação de tiras foi Maurício de Sousa, que começou publicando a tira do cãozinho Bidu, no fim da década de 1950, no jornal Folha de São Paulo.
Geralmente faz uma crítica aos valores sociais. Este tipo de texto humorístico é publicado com regularidade. As tirinhas podem estar contidas em jornais, revistas e em sites da Internet.
Possui elementos básicos da narrativa: personagens, enredo, lugar, tempo e desfecho.
Disponível em: http://cronicasdeprofessor.blogspot.com/2013/03/genero-textual-tirinha.html Acesso em 18 de mai. de 2022. (Adaptado)
Observe a tirinha a seguir:
- Mônica ficou aborrecida porque
(A) entendeu diferente o sentido da palavra pintar.
(B) implicou com o assobio do Cebolinha.
(C) pensou que o amigo ia pintar o retrato dela.
(D) respondeu apressadamente à pergunta.
2. Os três quadrinhos mostram Cebolinha
(A) caminhando na direção da escola.
(B) indo para uma escola de pintura.
(C) vestindo-se como um pintor de quadros.
(D) voltando alegremente da aula de música.
3. O primeiro e o terceiro quadrinhos indicam que o personagem está
(A) assobiando uma melodia.
(B) pensando na nota da prova.
(C) atrasado para a aula de música.
(D) querendo ir embora depressa.
4. O ponto de interrogação em: “Mônica, posso te pintar?” Indica que Cebolinha está
(A) concordando.
(B) perguntando.
(C) afirmando.
(D) obedecendo
5. O texto que você leu é uma
(A) fábula.
(B) receita.
(C) notícia.
(D) história em quadrinhos.
6. Este texto é uma história em quadrinhos porque
(A) emprega palavras pouco usadas e difíceis de entender.
(B) ensina a fazer uma pintura.
(C) combina imagens e palavras para contar uma história.
(D) repete muitas informações já conhecidas.
Leia a tirinha:
7. O que você entendeu da tirinha acima?
8. Através da expressão facial do personagem Cascão, é possível identificar o que ele está sentindo. Qual é o sentimento do Cascão?
9. Analise as cenas abaixo, em seguida, crie um diálogo e escreva dentro dos balões.
10. Agora é a sua vez! Crie uma tirinha e represente-a por meio de desenho nos quadrinhos. O tema é: Amizade