AULA 06/2023 – Números racionais expressos na forma decimal e sua representação na reta numérica. Leitura e escrita de números racionais de uso frequente. Comparação e decomposição de números racionais. - 22/05/2023
ATIVIDADES
(A) 0,2.
(B) 0,5.
(C) 1,5.
(D) 3,2.
2. A representação fracionária do número decimal 0,6 é igual a
3. Observe o ponto M localizado na reta numerada a seguir:
O número decimal correspondente ao ponto M é
(A) 0,2.
(B) 0,4.
© 0,6.
(D) 0,8
4. Observe o ponto N localizado na reta numerada a seguir:
5. Escreva os números a seguir na forma de fração, cujo denominador é uma potência de 10, em seguida simplifique, se for possível.
a) 0,2 = ____________________________________________________________________________
b) 0,8 = ____________________________________________________________________________
c) 1,5 =_____________________________________________________________________________
d) 2,5 = ____________________________________________________________________________
6. As frações podem ser representadas graficamente de diversas formas. Observe um exemplo de representação gráfica da fração :
Considere a fração representada a seguir:
Escreva a fração na forma irredutível e na forma decimal.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Um professor deve trabalhar 40 horas semanais. Devido a um acúmulo de serviço na semana passada, ele precisou fazer 12 horas extras. A fração que corresponde a quanto ele trabalhou a mais do que o previsto é
8. Observe a figura:
a) Em quantas partes iguais o retângulo foi dividido?
__________________________________________________________________________________
b) Cada uma dessas partes representa que fração do retângulo?
__________________________________________________________________________________
c) A parte pintada representa que fração do retângulo?
__________________________________________________________________________________
d) Represente a fração pintada na forma decimal.
________________________________________________________________________________
9. Represente cada uma das frações a seguir na forma decimal:
10. Ao procurar uma torneira para comprar, seu João constatou, através do vendedor, que havia dois diâmetros de torneira para comprar: a de ½ polegada e a de ¾ de polegada.
(O diâmetro medido corresponde ao encaixe da torneira no cano.)
11. A professora Ana pediu para quatro alunos que representassem o número decimal três centésimos. Pedro escreveu 0,03; Patrícia escreveu 3,00; João 0,3 e Juliana 3,000.
Quem escreveu corretamente?
(A) Pedro. (B) Patrícia. (C) João. (D) Juliana.
12. Identifique a alternativa em que os números estejam em ordem decrescente.
(A) 9,23 – 5,8 – 5,87 – 2,45 – 1,678
(B) 9,23 – 5,87 – 1,678 – 2,45 – 5,8
(C) 1,678 – 2.45 – 5,8 – 5,87 – 9,23
(D) 9,23 – 5,87 – 5,8 – 2,45 – 1,678
13. Escreva a fração que representa cada uma das figuras a seguir e, em seguida, diga se a fração é maior ou menor que a unidade.
14. Observe os selos representados na imagem a seguir?
15. Observe os números a seguir:
Quais dos números representados são números naturais?
16. Observe a figura e responda:
a) Escreva a parte pintada da figura na forma fracionária:
b) Escreva a parte pintada da figura na forma decimal:
c) Escreva por extenso como se lê o número representado na figura:
d) Represente o número no Q.V.R. abaixo