Handebol – Aula 5 – Regras Oficiais – Execução de Tiros: Tiro de Meta - 25/05/2020

Entender os Tiros existentes no handebol, bem como a sua execução, é um dos princípios básicos para conseguir participar de um jogo.

Nesse tópico, serão apresentados vídeos explicativos da execução correta e explicações gerais dos tiros existentes no handebol: Tiro de Saída, Tiro Livre, Tiro de lateral, Tiro de Sete Metros e Tiro de Meta.

Para subsidiar o entendimento, é importante que façam a leitura do Livro de regras: regras 10;11;12;13;14;15, afim de aprofundarmos o assunto em tópicos posteriores. Bom estudo.

 

Observação: Segue link do Livro de Regras

https://drive.google.com/open?id=1xIdLdAailapc9rMq2Hpc-L33jTRFTxwY&authuser=1

https://www.youtube.com/watch?v=xta2Emm9JdE:https://www.youtube.com/watch?v=bv20JLKkOtIhttps://www.youtube.com/watch?v=JDALBMpUtfMhttps://www.youtube.com/watch?v=OM6oxE1kBxI

OBJETIVO: Compreender a execução correta do Tiro de Meta no handebol, como forma de se apropriar e participar de uma partida. Leia ao texto: “Tiro de meta” em seguida responda a alternativa correta marcando um “X”, em sua decisão.

 

TEXTO 1

Um tiro de meta é concedido quando:

  1. um jogador da equipe adversária entrou na área de gol violando a Regra;

  2. o goleiro controlou a bola na área de gol, ou a bola ficar parada no solo dentro da área de gol;

  3. um jogador da equipe adversária tocou a bola quando ela estava rolando ou parada no solo dentro da área de gol;

  4. quando a bola cruzou a linha de fundo, depois de ter sido tocada por último pelo goleiro ou pelo jogador da equipe adversária.

Isto significa que em todas as situações, a bola é considerada fora de jogo, e que o jogo será reiniciado com um tiro de meta. O tiro de meta é executado pelo goleiro, sem o apito do árbitro para fora e por sobre a linha da área de gol. O tiro de meta é considerado executado, quando a bola arremessada pelo goleiro tenha cruzado completamente a linha da área de gol. Os jogadores da outra equipe estão autorizados a ficar imediatamente no lado de fora da linha da área de gol, mas eles não estão autorizados a tocar na bola até que ela tenha cruzado completamente esta linha.

 

Fonte: http://www.educacao.go.gov.br/educacao/servicos/desportoescolar. Acesso: 29/04/2020

 

ATIVIDADE PROPOSTA

Responda a alternativa correta.

 

1- O goleiro da equipe “A” realiza uma defesa vinda de um arremesso do jogador da equipe “B”. Com a bola dominada, o goleiro procura uma situação para executar um tiro de meta, mas, nesse exato instante o mesmo deixa a bola cair em seu pé que vai para dentro do seu gol. Decisão:

 

a) Gol;

b) Tiro de meta;

c) Reversão;

d) Falta em favor da equipe B.

 

2 – O jogador da equipe “A” arremessa a bola ao gol. O goleiro da equipe “B” realiza a defesa, e a bola rola na área de gol em direção a área de jogo. Antes que a bola esteja fora da área, o jogador da equipe “A”, que está fora da área, pega a bola e realiza um arremesso para dentro do gol. Decisão:

 

a) Gol;

b) Falta em favor da equipe B;

c) Falta em favor da equipe A;

d) Tiro de meta.

 

 

 

 

Material produzido por:    

Wilany Cardoso Negrão – Tutora Pedagógica Superintendência de Desporto Educacional, Arte e Educação.

     Professora: Giselle Rosa Ferreira. Colégio CEPMG Ariston Gomes da Silva. CRE:Iporá

    Professor: Hederson Pinheiro de Andrade. Col. Estadual Menino Jesus. CRE: Trindade         

         Professor: Weber Ramos Barbosa. Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico. CRE: Jataí

                          Professora: Tânia Silva Carrijo. CEPMG Waldemar Mundim. CRE: Goiânia

Deixe um comentário