Desafio Weekend 02 – Biologia – Ecologia - 01/04/2022

02 de abril de 2022

MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM

  • COMPETÊNCIA DE ÁREA 1

Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade

  • HABILIDADE

H4 – Refere-se a avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade.

QUESTÃO 01  

(ENEM/2017-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Os botos-cinza (Sotalia guianensis), mamíferos da família dos golfinhos, são excelentes indicadores da poluição das áreas em que vivem, pois passam toda a vida – cerca de 30 anos – na mesma região. Além disso, a espécie acumula mais contaminantes em seu organismo, como o mercúrio, do que outros animais da sua cadeia alimentar.

Os botos-cinza acumulam maior concentração dessas substâncias porque:

(A) são animais herbívoros.
(B) são animais detritívoros.
(C) são animais de grande porte.
(D) digerem os alimentos lentamente.
(E) estão no topo da cadeia alimentar.

QUESTÃO 02   

(ENEM/2012-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Pesticidas são contaminantes ambientais altamente tóxicos aos seres vivos e, geralmente, com grande persistência ambiental. A busca por novas formas de eliminação dos pesticidas tem aumentado nos últimos anos, uma vez que as técnicas atuais são economicamente dispendiosas e paliativas. A biorremediação de pesticidas utilizando micro-organismos tem se mostrado uma técnica muito promissora para essa finalidade, por apresentar vantagens econômicas e ambientais. Para ser utilizado nesta técnica promissora, um microrganismo deve ser capaz de

(A) transferir o contaminante do solo para a água.
(B) absorver o contaminante sem alterá-lo quimicamente.
(C) apresentar alta taxa de mutação ao longo das gerações.
(D) estimular o sistema imunológico do homem contra o contaminante.
(E) metabolizar o contaminante, liberando subprodutos menos tóxicos ou atóxicos.

QUESTÃO 03   

(ENEM/2012-Adaptada) Leia o texto a seguir. Os personagens da figura estão representando uma situação hipotética de cadeia alimentar.

Suponha que, em cena anterior à apresentada, o homem tenha se alimentado de frutas e grãos que conseguiu coletar. Na hipótese de, nas próximas cenas, o tigre ser bem-sucedido e, posteriormente, servir de alimento aos abutres, tigre e abutres ocuparão, respectivamente, os níveis tróficos de

(A) produtor e consumidor primário.
(B) consumidor primário e consumidor secundário.
(C) consumidor secundário e consumidor terciário.
(D) consumidor terciário e produtor.
(E) consumidor secundário e consumidor primário

QUESTÃO 04  

(ENEM/2010-2ª aplicação-Adaptada) Leia o texto a seguir.

A figura representa uma cadeia alimentar em uma lagoa. As setas indicam o sentido do fluxo de energia entre os componentes dos níveis tróficos.

Sabendo-se que o mercúrio se acumula nos tecidos vivos, que componente dessa cadeia alimentar apresentará maior teor de mercúrio no organismo se nessa lagoa ocorrer um derramamento desse metal?

(A) As aves, pois são os predadores do topo dessa cadeia e acumulam mercúrio incorporado pelos componentes dos demais elos.
(B) Os caramujos, pois se alimentam das raízes das plantas, que acumulam maior quantidade
de metal.
(C) Os grandes peixes, pois acumulam o mercúrio presente nas plantas e nos peixes pequenos.
(D) Os pequenos peixes, pois acumulam maior quantidade de mercúrio, já que se alimentam das plantas contaminadas.
(E) As plantas aquáticas, pois absorvem grande quantidade de mercúrio da água através de suas raízes e folhas.

QUESTÃO 05   

(ENEM/2012-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Corredores ecológicos visam mitigar os efeitos da fragmentação dos ecossistemas promovendo a ligação entre diferentes áreas, com o objetivo de proporcionar o deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura vegetal. São instituídos com base em informações como estudos sobre o deslocamento de espécies, sua área de vida (área necessária para o suprimento de suas necessidades vitais e reprodutivas) e a distribuição de suas populações.

Disponível em: www.mma.gov.br. Acesso em: 30 nov. 2017 (adaptado).

Nessa estratégia, a recuperação da biodiversidade é efetiva porque

(A) propicia o fluxo gênico.
(B) intensifica o manejo de espécies.
(C) amplia o processo de ocupação humana.
(D) aumenta o número de indivíduos nas populações.
(E) favorece a formação de ilhas de proteção integral.