Desafio Weekend 03 – Língua Portuguesa/Redação – A Estrutura da Redação do ENEM - 16/04/2022

16 de abril de 2022

MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM

  • COMPETÊNCIAS DE REDAÇÃO

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

QUESTÃO 01  

(UFPR/2010-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA. Assinale a alternativa cujo texto pode ser concluído coerentemente com essa afirmação.

(A) Sara Mendes deu início a um processo na justiça, para que Tiago Costa assuma a paternidade de seu filho Cássio. Tiago não fez o exame de DNA, mas assume como muito provável ser ele o pai do menino. Cássio alega que o exame não é conclusivo, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.
(B) Adriano é um rapaz muito presunçoso e não admite que lhe cobrem nada. A namorada lhe pediu um exame de DNA, para esclarecer a paternidade de Amanda, sua filha. Adriano disse que não faria o exame. A namorada disse que toda essa presunção serviria para o juiz atestar a paternidade, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.
(C) Carlos de Almeida responde processo na justiça por não querer reconhecer como seu o filho de Diana Santos, sua ex-namorada. Carlos se recusou a fazer o exame de DNA, o que permite ao juiz lavrar a sentença que o indica como pai da criança, porque entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.
(D) Alessandro presume que Caio seja seu filho. Sugeriu a Telma um exame de DNA. Telma disse não ser necessário, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.
(E) Mário e Felipe são primos. Mário é extremamente vaidoso, pretensioso. Felipe é um rapaz calmo e muito simples. Os dois namoraram Teresa na mesma época. Teresa teve uma filha e entrou na justiça para exigir dos dois primos um exame de DNA. O juiz disse que não era necessário, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.

QUESTÃO 02   

(UDESC/2008-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Identifique a ordem em que os períodos devem aparecer, para que constituam um texto coeso e coerente.

Texto de Marcelo Marthe: Tatuagem com bobagem. Veja, 05 mar. 2008, p. 86.

I. Elas não são mais feitas em locais precários, e sim em grandes estúdios onde há cuidado com a higiene.

II. As técnicas se refinaram: há mais cores disponíveis, os pigmentos são de melhor qualidade e ferramentas como o laser tornaram bem mais simples apagar uma tatuagem que já não se quer mais.

III. Vão longe, enfim, os tempos em que o conceito de tatuagem se resumia à velha âncora de marinheiro.

IV. Nos últimos dez ou quinze anos, fazer uma tatuagem deixou de ser símbolo de rebeldia de um estilo de vida marginal.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta em que os períodos devem aparecer.

(A) II, I, III, IV.
(B) IV, II, III, I.
(C) IV, I, II, III.
(D) III, I, IV, II.
(E) I, III, II, IV.

QUESTÃO 03

São características da dissertação argumentativa do Enem

(A) Defesa de uma tese por meio da organização de dados, fatos, ideias e argumentos em torno de um ponto de vista definido sobre o assunto em questão. Na dissertação argumentativa, deve haver uma proposta de intervenção, e não apenas uma conclusão. Na proposta de intervenção, deve haver uma solução para o problema a partir dos pontos abordados em sua redação.
(B) Os eventos são organizados cronologicamente, com uma estrutura que privilegia os verbos no pretérito perfeito e predicados de ação relativos a eventos que se referem à primeira ou à terceira pessoa. Presença de enunciados que sugerem ação e novos estados.
(C) Predominância de caracterizações objetivas (físicas, concretas) e subjetivas (dependem do ponto de vista de quem as descreve) e uso de adjetivos. Os tipos de verbos mais comuns na estrutura do texto são os verbos de ligação.
(D) Tipo textual marcado por uma linguagem simples e objetiva. Um dos recursos linguísticos marcantes desse tipo de texto é a utilização dos verbos no imperativo, típicos de uma atitude coercitiva.
(E) Para elaborar uma proposta de intervenção conforme a matriz de referência da prova de redação, é importante que você não confunda a proposta com uma simples conclusão do texto: ao final da exposição das ideias, é indispensável que você se refira aos corretores com propostas coerentes e viáveis para o problema sugerido no tema.

Disponível em: http://gg.gg/yek2x. Acesso em: 01 abril 2022. Adaptada.

QUESTÃO 04   

(ENEM/2016-Adaptada) Leia a tirinha a seguir.

Na tirinha de Jim Davis, Garfield, o verbo “ter” foi empregado de maneira coloquial, substituindo assim o verbo “haver”. Analisando o emprego do verbo “ter” na tirinha de Garfield, observe as proposições e assinale aquelas que estão corretas.

I. Na modalidade oral e na modalidade escrita, não é permitida a substituição do verbo “haver” pelo verbo “ter”, quando o sentido expresso for “existir”.

II. Quando o sentido for “existir”, prefira o verbo “haver”, sobretudo na norma culta.

III. “Haver” e “a ver” são termos semelhantes e podem ser empregados nas mesmas situações linguísticas.

IV. Reescrevendo as frases, teríamos, sem prejuízo na significação: “Eu sei onde há doces” ou “Eu sei onde existem doces”.

(A) II e IV.
(B) I, III e IV.
(C) I, II e IV.
(D) II e III.
(E) todas as proposições estão corretas.

QUESTÃO 05   

Os textos Dissertativo-Expositivo e Dissertativo-Argumentativo são bastante parecidos, sobretudo com relação às características estruturais, estilo e função de linguagem. Entretanto, há um detalhe que os diferencia. A principal diferença entre os textos Dissertativo-Argumentativo e Dissertativo Expositivo:

(A) Enquanto no texto Dissertativo-Argumentativo as informações são inseridas com o objetivo de reforçar a argumentação e a defesa de tese, convencendo o leitor a acatar o ponto de vista e concordar com a opinião do autor, o texto Dissertativo-Expositivo é impessoal, ou seja, não apresenta marcas de argumentação e de opinião do autor.
(B) O texto Dissertativo-Expositivo não exige que o autor busque fontes confiáveis para as informações inseridas no texto. No texto Dissertativo- Argumentativo, todas as informações inseridas no texto devem ser confiáveis e comprovadas.
(C) No texto Dissertativo-Expositivo é utiliza linguagem coloquial, no texto Dissertativo- Argumentativo é utilizada a norma padrão da língua.
(D) O texto Dissertativo-Expositivo é escrito em prosa, e o texto Dissertativo-Argumentativo é escrito em versos.
(E) O texto Dissertativo-Expositivo é mais objetivo em relação à exposição da opinião do autor sobre o assunto. O texto Dissertativo-Argumentativo é mais subjetivo na apresentação das informações e tem menos interferências pessoais do autor no texto.

Disponível em: http://gg.gg/yek4c. Acesso em: 01 abril 2022.