Desafio Weekend 04 – Matemática – Média, Mediana e Moda - 23/04/2022

23 de abril de 2022

MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM

  • Competência de área 7

Compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.

  • HABILIDADE

H27 – Calcular medidas de tendência central ou de dispersão de um conjunto de dados expressos em uma tabela de frequências de dados agrupados (não em classes) ou em gráficos.

QUESTÃO 01 

(ENEM/2015-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Um concurso é composto por cinco etapas. Cada etapa vale 100 pontos. A pontuação final de cada candidato é a média de suas notas nas cinco etapas. A classificação obedece à ordem decrescente das pontuações finais. O critério de desempate baseia-se na maior pontuação na quinta etapa.

A ordem de classificação final desse concurso é

(A) A, B, C, E, D.
(B) B, A, C, E, D.
(C) C, B, E, A, D.
(D) C, B, E, D, A.
(E) E, C, D, B, A.

QUESTÃO 02   

(ENEM/2020-Reaplicação-Adaptada) Leia o texto a seguir.

O gerente de uma concessionária apresentou a seguinte tabela em uma reunião de dirigentes. Sabe-se que ao final da reunião, a fim de elaborar metas e planos para o próximo ano, o administrador avaliará as vendas com base na mediana do número de automóveis vendidos no período de janeiro a dezembro.

Qual foi a mediana dos dados apresentados?

(A) 40,0
(B) 42,5
(C) 45,0
(D) 47,5
(E) 50,0

QUESTÃO 03   

(ENEM/2016-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Ao iniciar suas atividades, um ascensorista registra tanto o número de pessoas que entram quanto o número de pessoas que saem do elevador em cada um dos andares do edifício onde ele trabalha. O quadro apresenta os registros do ascensorista durante a primeira subida do térreo, de onde partem ele e mais três pessoas, ao quinto andar do edifício.

Com base no quadro, qual é a moda do número de pessoas no elevador durante a subida do térreo ao quinto andar?

(A) 2
(B) 3
(C) 4
(D) 5
(E) 6

QUESTÃO 04

ENEM/2015-Adaptada) Em uma seletiva para a final dos 100 metros livres de natação, numa olimpíada, os atletas, em suas respectivas raias, obtiveram os tempos a seguir.

A mediana dos tempos apresentados no quadro é

(A) 20,70.
(B) 20,77.
(C) 20,80.
(D) 20,85.
(E) 20,90.

QUESTÃO 05   

(ENEM/2017-Adaptada) Leia o texto a seguir.

A avaliação de rendimento de alunos de um curso universitário baseia-se na média ponderada das notas obtidas nas disciplinas pelos respectivos números de créditos, como mostra o quadro.

Quanto melhor a avaliação de um aluno em determinado período letivo, maior sua prioridade na escolha de disciplinas para o período seguinte.

Determinado aluno sabe que se obtiver avaliação “Bom” ou “Excelente” conseguirá matrícula nas disciplinas que deseja. Ele já realizou as provas de 4 das 5 disciplinas em que está matriculado, mas ainda não realizou a prova da disciplina I, conforme o quadro.

Para que atinja seu objetivo, a nota mínima que ele deve conseguir na disciplina I é

(A) 7,00.
(B) 7,38.
(C) 7,50.
(D) 8,25.
(E) 9,00.