Desafio Weekend 05 – Língua Portuguesa/Redação – A Estrutura da Redação do ENEM - 30/04/2022

30 de abril de 2022

MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM

  • COMPETÊNCIAS DE REDAÇÃO

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

QUESTÃO 01  

(ENEM/2012-Adaptada) Observe a imagem e leia o texto a seguir.

Não somos tão especiais

Todas as características tidas como exclusivas dos humanos são compartilhadas por outros animais, ainda que em menor grau.

INTELIGÊNCIA

A ideia de que somos os únicos animais racionais tem sido destruída desde os anos 40. A maioria das aves e mamíferos tem algum tipo de raciocínio.

AMOR

O amor, tido como o mais elevado dos sentimentos, é parecido em várias espécies, como os corvos, que também criam laços duradouros, se preocupam com o ente querido e ficam de luto depois de sua morte.

CONSCIÊNCIA

Chimpanzés se reconhecem no espelho. Orangotangos observam e enganam humanos distraídos. Sinais de que sabem quem são e se distinguem dos outros. Ou seja, são conscientes.

CULTURA

O primatologista Frans de Waal juntou vários exemplos de cetáceos e primatas que são capazes de aprender novos hábitos e de transmiti-los para as gerações seguintes. O que é cultura se não isso?

BURGIERMAN, D. Superinteressante, n. 190, jul. 2003.

O título do texto traz o ponto de vista do autor sobre a suposta supremacia dos humanos em relação aos outros animais. As estratégias argumentativas utilizadas para sustentar esse ponto de vista são

(A) definição e hierarquia.
(B) exemplificação e comparação.
(C) causa e consequência
(D) finalidade e meios.
(E) autoridade e modelo.

QUESTÃO 02  

(ENEM/2014-Adaptada) Observe a figura a seguir.

Opportunity é o nome de um veículo explorador que aterrissou em Marte com a missão de enviar informações à Terra. A charge apresenta uma crítica ao/à

(A) gasto exagerado com o envio de robôs a outros planetas.
(B) exploração indiscriminada de outros planetas.
(C) circulação digital excessiva de autorretratos.
(D) vulgarização das descobertas espaciais.
(E) mecanização das atividades humanas.

QUESTÃO 03   

(ENEM/2014-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Censura Moralista

Há tempos que a leitura está em pauta. E, diz-se, em crise. Comenta-se esta crise, por exemplo, apontando a precariedade das práticas de leitura, lamentando a falta de familiaridade dos jovens com livros, reclamando da falta de bibliotecas em tantos municípios, do preço dos livros em livrarias, num nunca acabar de problemas e de carências. Mas, de um tempo para cá, pesquisas acadêmicas vêm dizendo que talvez não seja exatamente assim, que brasileiros leem, sim, só que leem livros que as pesquisas tradicionais não levam em conta. E, também de um tempo para cá, políticas educacionais têm tomado a peito investir em livros e em leitura.

LAJOLO, M. Disponível em: www.estadao.com.br. Acesso em: 2 dez. 2013 (fragmento).

Os falantes, nos textos que produzem, sejam orais ou escritos, posicionam-se frente a assuntos que geram consenso ou despertam polêmica.

No texto, a autora

(A) ressalta a importância de os professores incentivarem os jovens às práticas de leitura.
(B) critica pesquisas tradicionais que atribuem a falta de leitura à precariedade de bibliotecas.
(C) rebate a ideia de que as políticas educacionais são eficazes no combate à crise de leitura.
(D) questiona a existência de uma crise de leitura com base nos dados de pesquisas acadêmicas.
(E) atribui a crise da leitura à falta de incentivos e ao desinteresse dos jovens por livros de qualidade.

QUESTÃO 04

(ENEM/2019-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Um amor desse

Era 24 horas lado a lado
Um radar na pele, aquele sentimento alucinado
Coração batia acelerado
Bastava um olhar pra eu entender
Que era hora de me entregar pra você
Palavras não faziam falta mais
Ah, só de lembrar do seu perfume
Que arrepio, que calafrio
Que o meu corpo sente
Nem que eu queira, eu te apago da minha mente
Ah, esse amor
Deixou marcas no meu corpo
Ah, esse amor
Só de pensar, eu grito, eu quase morro

AZEVEDO, N.; LEÃO, W.; QUADROS, R. Coração pede socorro. Rio de Janeiro: Som Livre, 2018 (fragmento).

Essa letra de canção foi composta especialmente para uma campanha de combate à violência contra as mulheres, buscando conscientizá-las acerca do limite entre relacionamento amoroso e relacionamento abusivo. Para tanto, a estratégia empregada na letra é

(A) revelação da submissão da mulher à situação de violência, que muitas vezes a leva à morte.
(B) ênfase na necessidade de se ouvirem os apelos da mulher agredida, que continuamente pede socorro.
(C) exploração de situação de duplo sentido, que mostra que atos de dominação e violência não configuram amor.
(D) divulgação da importância de denunciar a violência doméstica, que atinge um grande número de mulheres no país.
(E) naturalização de situações opressivas, que fazem parte da vida de mulheres que vivem em uma sociedade patriarcal.

QUESTÃO 05   

(ENEM/2018-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Na sociologia e na literatura, o brasileiro foi por vezes tratado como cordial e hospitaleiro, mas não é isso o que acontece nas redes sociais: a democracia racial apregoada por Gilberto Freyre passa ao largo do que acontece diariamente nas comunidades virtuais do país. Levantamento inédito realizado pelo projeto Comunica que muda […] mostra em números a intolerância do internauta tupiniquim. Entre abril e junho, um algoritmo vasculhou plataformas […] atrás de mensagens e textos sobre temas sensíveis, como racismo, posicionamento político e homofobia. Foram identificadas 393 284 menções, sendo 84% delas com abordagem negativa, de exposição do preconceito e da discriminação.

Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 6 dez. 2017 (adaptado).

Ao abordar a postura do internauta brasileiro mapeada por meio de uma pesquisa em plataformas virtuais, o texto

(A) minimiza o alcance da comunicação digital.
(B) refuta ideias preconcebidas sobre o brasileiro.
(C) relativiza responsabilidades sobre a noção de respeito.
(D) exemplifica conceitos contidos na literatura e na sociologia.
(E) expõe a ineficácia dos estudos para alterar tal comportamento.