Desafio Weekend 07 – Física – Hidrostática - 14/05/2022

14 de maio de 2022

MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM

  • COMPETÊNCIA DE ÁREA  6

Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações-problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico tecnológicas.

  • HABILIDADE

H20 – Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes.

QUESTÃO 01  

(ENEM/2016-PPL-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Um navio petroleiro é capaz de transportar milhares de toneladas de carga. Neste caso, uma grande quantidade de massa consegue flutuar.

Nesta situação, o empuxo é

(A) maior que a força peso do petroleiro.
(B) igual à força peso do petroleiro.
(C) maior que a força peso da água deslocada.
(D) igual à força peso do volume submerso do navio.
(E) igual à massa da água deslocada.

QUESTÃO 02  

(ENEM/2015-PPL-Adaptada) Leia o texto a seguir.

No manual de uma torneira elétrica são fornecidas instruções básicas de instalação para que o produto funcione corretamente:

– Se a torneira for conectada à caixa-d’água domiciliar, a pressão da água na entrada da torneira deve ser no mínimo  e no máximo

– Para pressões da água entre  e  ou água proveniente diretamente da rede pública, é necessário utilizar o redutor de pressão que acompanha o produto.

– Essa torneira elétrica pode ser instalada em um prédio ou em uma casa.

Considere a massa específica da água  e 1.000 Kg/m3 a aceleração da gravidade 10 m/s2 .

Para que a torneira funcione corretamente, sem o uso do redutor de pressão, quais deverão ser a mínima e a máxima altura entre a torneira e a caixa-d’água?

(A) 1,8me 3,8m
(B) 1,8me 7,5m
(C) 3,8me 7,5m
(D) 18me 38m
(E) 18me 75m

QUESTÃO 03

(ENEM/2012-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Para realizar um experimento com uma garrafa PET cheia de água, perfurou-se a lateral da garrafa em três posições a diferentes alturas. Com a garrafa tampada, a água não vazou por nenhum dos orifícios, e, com a garrafa destampada, observou-se o escoamento da água, conforme ilustrado na figura.

Como a pressão atmosférica interfere no escoamento da água, nas situações com a garrafa tampada e destampada, respectivamente?

(A) Impede a saída de água, por ser maior que a pressão interna; não muda a velocidade de escoamento, que só depende da pressão da coluna de água.
(B) Impede a saída de água, por ser maior que a pressão interna; altera a velocidade de escoamento, que é proporcional à pressão atmosférica na altura do furo.
(C) Impede a entrada de ar, por ser menor que a pressão interna; altera a velocidade de escoamento, que é proporcional à pressão atmosférica na altura do furo.
(D) Impede a saída de água, por ser maior que a pressão interna; regula a velocidade de escoamento, que só depende da pressão atmosférica.
(E) Impede a entrada de ar, por ser menor que a pressão interna; não muda a velocidade de escoamento, que só depende da pressão da coluna de água.

QUESTÃO 04  

(ENEM/2012-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Um dos problemas ambientais vivenciados pela agricultura hoje em dia é a compactação do solo, devida ao intenso tráfego de máquinas cada vez mais pesadas, reduzindo a produtividade das culturas.Uma das formas de prevenir o problema de compactação do solo é substituir os pneus dos tratores por pneus mais

(A) largos, reduzindo pressão sobre o solo.
(B) estreitos, reduzindo a pressão sobre o solo.
(C) largos, aumentando a pressão sobre o solo.
(D) estreitos, aumentando a pressão sobre o solo.
(E) altos, reduzindo a pressão sobre o solo.

QUESTÃO 05  

(ENEM/2012-Adaptada) Leia o texto a seguir.

O manual que acompanha uma ducha higiênica informa que a pressão mínima da água para o seu funcionamento apropriado é de 20 kPa. A figura mostra a instalação hidráulica com a caixa d‘água e o cano ao qual deve ser conectada a ducha.

O valor da pressão da água na ducha está associado à altura

(A) h1.
(B) h2.
(C) h3.
(D) h4.
(E) h5.

https://youtu.be/d5zDxbnzWXE