Desafio Weekend 09 – História – A Escravidão e seus Resquícios no Brasil e no Mundo - 28/05/2022

28 de maio de 2022

MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM

• COMPETÊNCIA DE ÁREA  1

Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

• HABILIDADES

H1 – Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

H2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.

H3 – Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.

H4 – Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

QUESTÃO 01

(ENEM/2021-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Escravo fugido

No dia 8 de Outubro do anno próximo passado fugido da fazenda do Bom Retiro, propriedade do dr. Francisco Antonio de Araújo, o escravo José, pardo claro, de 22 annos de idade, estatura regular, cheio de corpo, com a falta de um dente na frente do lado superior, cabellos avermelhados, orelha roxa, falla macia, e andar vagaroso. Intitula-se forro, e quando fugio a primeira vez esteve contratado como camarada em uma fazenda em Capivary.

Quem o aprehender e entregar ao seu senhor no Amparo, ou o recolher a cadêa em qualquer parte será bem gratificado, e protesta-se com todo o rigor da lei contra quem o ac outar. 15 – 13.

ESCRAVO FUGIDO. Jornal Correio Paulistano, 13 de abril de 1879. Disponível em: http://bndigital.bn.gov.br. Acesso em: 02 ago. 2019 (adaptado).

No anúncio publicado na segunda metade do século XIX, qual a estratégia de resistência escrava apresentada?

(A) Criação de relações de trabalho.
(B) Fundação de territórios quilombolas.
(C) Suavização da aplicação de normas.
(D) Regularização das funções remuneradas.
(E) Constituição de economia de subsistência.

QUESTÃO 02

(ENEM/2021-Adaptada) Leia os textos a seguir.

TEXTO I

EIGENHEER, E. M. Lixo: a limpeza urbana através dos tempos. Porto Alegre: Gráfica Palloti, 2009.

TEXTO II

A repugnante tarefa de carregar lixo e os dejetos da casa para as praças e praias era geralmente destinada ao único escravo da família ou ao de menor status ou valor. Todas as noites, depois das dez horas, os escravos conhecidos popularmente como “tigres” levavam tubos ou barris de excremento e lixo sobre a cabeça pelas ruas do Rio.

KARASCH, M. C. A vida dos escravos no Rio de Janeiro, 1808-1850. Rio de Janeiro: Cia. das Letras, 2000.

A ação representada na imagem e descrita no texto evidencia uma prática do cotidiano nas cidades no Brasil nos séculos XVIII e XIX caracterizada pela

(A) valorização do trabalho braçal.
(B) reiteração das hierarquias sociais.
(C) sacralização das atividades laborais.
(D) superação das exclusões econômicas.
(E) ressignificação das heranças religiosas.

QUESTÃO 03

(ENEM/2020-Adaptada) Leia o texto a seguir.

O fenômeno histórico conhecido como “tráfico de coolies” esteve associado diretamente ao período que vai do final da década de 1840 até o ano de 1874, quando milhares de chineses foram encaminhados principalmente para Cuba e Peru e muitos abusos no recrutamento de mão de obra foram identificados. O tráfico de coolies ou, em outros termos, o transporte por meios coativos de mão de obra de um lugar para outro, foi comparado ao tráfico africano de escravos por muitos periodistas e analistas do século XIX.

SANTOS, M. A. Migrações e trabalho sob contrato no século XIX. História. n. 12, 2017.

A comparação mencionada no texto foi possível em razão da seguinte característica:

(A) oferta de contrato formal.
(B) origem étnica dos grupos de trabalhadores.
(C) conhecimento das tarefas desenvolvidas.
(D) controle opressivo das vidas dos indivíduos.
(E) investimento requerido dos empregadores.

QUESTÃO 04

(ENEM/2016-Adaptada) Observe a imagem a seguir.

O regime do Apartheid adotado de 1948 a 1994 na África do Sul fundamentava-se em ações estatais de segregacionismo racial. Na imagem, fuzileiros navais fazem valer a “lei do passe” que regulamentava o/a

(A) concentração fundiária, impedindo os negros de tomar posse legítima do uso da terra.
(B) boicote econômico, proibindo os negros de consumir produtos ingleses sem resistência armada.
(C) sincretismo religioso, vetando os ritos sagrados dos negros nas cerimônias oficiais do Estado.
(D) controle sobre a movimentação, desautorizando os negros a transitar em determinadas áreas das cidades.
(E) exclusão do mercado de trabalho, negando a população negra o acesso aos bens de consumo.

QUESTÃO 05

(ENEM/2018) Analise as imagens a seguir.

Esse ônibus relaciona-se ao ato praticado, em 1955, por Rosa Parks, apresentada em fotografia ao lado de Martin Luther King. O veículo alcançou o estatuto de obra museológica por simbolizar o/a

(A) impacto do medo da corrida armamentista.
(B) democratização do acesso à escola pública.
(C) preconceito de gênero no transporte coletivo.
(D) deflagração do movimento por igualdade civil.
(E) eclosão da rebeldia no comportamento juvenil.