Desafio Weekend 11 – Língua Portuguesa – Redação – Construção Do Parágrafo De Introdução - 11/06/2022

11 de junho de 2022

MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM

  • COMPETÊNCIAS DE REDAÇÃO

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

QUESTÃO 01  

(ENEM/2021-Adaptada) Leia o texto a seguir.

No célebre texto “As Cidadanias Mutiladas”, o geógrafo brasileiro Milton Santos afirma que  a democracia só é efetiva à medida que atinge a totalidade do corpo social, isto é, quando os direitos são desfrutados por todos os cidadãos. Todavia, no contexto hodierno, a invisibilidade intrínseca à falta de documentação pessoal distancia os brasileiros dos direitos constitucionalmente garantidos.

Nesse cenário, a garantia de acesso à cidadania no Brasil tem como estorvos a burocratização do processo de retirada do registro civil, bem como a indiferença da sociedade diante dessa problemática.

Trecho da redação de Maitê Maria – Enem 2021.

O trecho que você leu é o parágrafo de introdução de uma redação nota 1000 no ENEM/2021. Ao iniciar a redação, é comum utilizar uma área do saber para contextualizar o leitor em relação ao tema proposto. Nesse sentido, o tipo de repertório que a candidata utilizou para apresentar o tema foi

(A) alusão filosófica.
(B) alusão histórica.
(C) alusão literária.
(D) alusão cultural.
(E) alusão política.

QUESTÃO 02   

(ENEM/2021-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Após o processo de contextualização com um repertório, é preciso relacionar essa área do saber ao tema em discussão, a fim de que o repertório se torne produtivo e, assim, atenda aos requisitos exigidos pela Competência 2. Tendo em vista que o tema da redação é “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”, de que forma esse processo de produtividade do repertório foi feito no parágrafo introdutório?

(A) Ao utilizar, nas linhas 3 e 4, a expressão “a democracia só é efetiva à medida que atinge a totalidade do corpo social”.
(B) Ao pontuar o seguinte: “quando os direitos são desfrutados por todos os cidadãos” (linhas 4 e 5).
(C) No momento em que afirma: “Todavia, no contexto hodierno, a invisibilidade intrínseca à falta de documentação pessoal distancia os brasileiros dos direitos constitucionalmente garantidos”.
(D) Na linha 1, a autora mencionou o texto “As Cidadanias Mutiladas”, o que já é válido para tornar o repertório produtivo.
(E) Na referência feita ao geógrafo brasileiro Milton Santos, relacionando essa área do saber ao tema proposto.

QUESTÃO 03  

(ENEM/2021-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Considere, ainda, o trecho da redação de Maitê Maria-ENEM/2021 para responder esta questão.

A fim de demonstrar planejamento textual, que é avaliado na Competência 3, as redações notam 1000 antecipam as teses que serão desenvolvidas nos parágrafos posteriores, de modo a fazer a apresentação destas na introdução. Dito isso, quais teses serão defendidas pela autora do texto, com base no parágrafo introdutório?

(A) Controle das taxas de natalidades como garantia de acesso à cidadania.
(B) Alto índice de burocratização de processos para retirada de documentos.
(C) Negligência estatal e exigência de documentação pessoal.
(D) Recessão econômica e seus efeitos na sociedade civil.
(E) A burocratização do processo de retirada do registro civil, bem como a indiferença da sociedade diante dessa problemática.

QUESTÃO 04   

(ENEM/2021-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Não somos tão especiais

Todas as características tidas como exclusivas dos humanos são compartilhadas por outros animais, ainda que em menor grau.

INTELIGÊNCIA

A ideia de que somos os únicos animais racionais tem sido destruída desde os anos 40. A maioria das aves e mamíferos tem algum tipo de raciocínio.

AMOR

O amor, tido como o mais elevado dos sentimentos, é parecido em várias espécies, como os corvos, que também criam laços duradouros, se preocupam com o ente querido e ficam de luto depois de sua morte.

CONSCIÊNCIA

Chimpanzés se reconhecem no espelho. Orangotangos observam e enganam humanos distraídos. Sinais de que sabem quem são e se distinguem dos outros. Ou seja, são conscientes.

CULTURA

O primatologista Frans de Waal juntou vários exemplos de cetáceos e primatas que são capazes de aprender novos hábitos e de transmiti-los para as gerações seguintes. O que é cultura se não isso?

BURGIERMAN, D. Superinteressante, n. 190, jul. 2003.

O título do texto traz o ponto de vista do autor sobre a suposta supremacia dos humanos em relação aos outros animais. As estratégias argumentativas utilizadas para sustentar esse ponto de vista são

(A) definição e hierarquia.
(B) exemplificação e comparação.
(C) causa e consequência.
(D) finalidade e meios.
(E) autoridade e modelo.

QUESTÃO 05   

(ENEM/2019-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Um amor desse

Era 24 horas lado a lado
Um radar na pele, aquele sentimento alucinado
Coração batia acelerado
Bastava um olhar pra eu entender
Que era hora de me entregar pra você
Palavras não faziam falta mais
Ah, só de lembrar do seu perfume
Que arrepio, que calafrio
Que o meu corpo sente
Nem que eu queira, eu te apago da minha mente
Ah, esse amor
Deixou marcas no meu corpo
Ah, esse amor
Só de pensar, eu grito, eu quase morro

AZEVEDO, N.; LEÃO, W.; QUADROS, R. Coração pede socorro. Rio de Janeiro: Som Livre, 2018 (fragmento).

Essa letra de canção foi composta especialmente para uma campanha de combate à violência contra as mulheres, buscando conscientizá-las acerca do limite entre relacionamento amoroso e relacionamento abusivo.

Para tanto, a estratégia empregada na letra é a

(A) revelação da submissão da mulher à situação de violência, que muitas vezes a leva à morte.
(B) ênfase na necessidade de se ouvirem os apelos da mulher agredida, que continuamente pede socorro.
(C) exploração de situação de duplo sentido, que mostra que atos de dominação e violência não configuram amor.
(D) divulgação da importância de denunciar a violência doméstica, que atinge um grande número de mulheres no país.
(E) naturalização de situações opressivas, que fazem parte da vida de mulheres que vivem em uma sociedade patriarcal.