Desafio Weekend 12 – Física – Eletrodinâmica – Potência Elétrica - 18/06/2022

18 de junho de 2022

MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM

• COMPETÊNCIA DE ÁREA  1

– Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos.

• HABILIDADES

H5 – Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano.

H6 – Relacionar informações para compreender manuais de instalação ou utilização de aparelhos, ou sistemas tecnológicos de uso comum.

H7 – Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios para a comparação de materiais e produtos, tendo em vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de vida.

QUESTÃO 01

(ENEM/2014-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Uma pessoa quer instalar uma iluminação decorativa para as festas de final de ano. Para isso, ela adquire um conjunto de  lâmpadas ligadas em série. Na sua residência a tensão da rede elétrica é de 220V e a tomada utilizada pode fornecer o máximo 4A de de intensidade de corrente.

Quais as especificações das lâmpadas que devem ser utilizadas para obter o máximo de potência na iluminação?

(A) 5 V e 4 W .
(B) 5 V e 20 W.
(C) 55 V e 4 W .
(D) 220 V e 20 W.
(E) 220 V e 880 W .

QUESTÃO 02

(ENEM/2017-Adaptada) Leia o texto a seguir.

O manual de utilização de um computador portátil informa que a fonte de alimentação utilizada para carregar a bateria do aparelho apresenta as seguintes características:

Qual é a quantidade de energia fornecida por unidade de carga, em J/C  disponibilizada à bateria?

(A) 6
(B) 19