Desafio Weekend 15 – Matemática – Unidades de Medidas - 27/08/2022

27 de agosto de 2022

MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM

  • COMPETÊNCIA DE ÁREA 3

Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.

  • HABILIDADE 22

Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas.

QUESTÃO 01  

(ENEM/2019) A bula de um antibiótico infantil, fabricado na forma de xarope, recomenda que sejam ministrados, diariamente, no máximo, 500 mg desse medicamento para cada quilograma de massa do paciente. Um pediatra prescreveu a  dosagem máxima desse antibiótico para ser ministrada diariamente a uma criança de 20 kg pelo período de 5 dias.

Esse medicamento pode ser comprado em frascos de 10 mL, 50 mL, 100 mL, 250 mL e 500 mL. Os pais dessa criança decidiram  comprar a quantidade exata de medicamento que precisará ser ministrada no tratamento, evitando a sobra de medicamento.

Considere que 1 g desse medicamento ocupe um volume de 1 cm³.

A capacidade do frasco, em mililitro, que esses pais deverão comprar é

(A) 10.
(B) 50.
(C) 100.
(D) 250.
(E) 500.

QUESTÃO 02

(ENEM/2019) O projeto de transposição do Rio São Francisco consiste na tentativa de solucionar um problema que há muito afeta as populações do semiárido brasileiro, a seca.
O projeto prevê a retirada de 26,4 m³/s de água desse rio. Para tornar mais compreensível a informação do volume de água a ser retirado, deseja-se expressar essa quantidade em litro por minuto.

Disponível em: www.infoescola.com. Acesso em: 28 out. 2015.

Com base nas informações, qual expressão representa a quantidade de água retirada, em litro por minuto?

(A) (26,4/1000) × 60
(B) (26,4/10) × 60
(C) 26,4 × 1 × 60
(D) 26,4 × 10 × 60
(E) 26,4 × 1000 × 60

QUESTÃO 03

(ENEM/2011) Um mecânico de uma equipe de corrida necessita que as seguintes medidas realizadas em um carro sejam obtidas em metros:

a) distância entre os eixos dianteiro e traseiro;
b) altura b entre o solo e o encosto do piloto.

Ao optar pelas medidas a e b em metros, obtêm-se, respectivamente:

(A) 0,23 e 0,16.
(B) 2,3 e 1,6.
(C) 23 e 16.
(D) 230 e 160.
(E) 2 300 e 1 600.

QUESTÃO 04

(ENEM/2017) Em alguns países anglo-saxões, a unidade de volume utilizada para indicar o conteúdo de alguns recipientes é a onça fluida britânica. O volume de uma onça fluida britânica corresponde a 28,4130625 ml.

A título de simplificação, considere uma onça fluida britânica correspondendo a 28 ml.

Nessas condições, o volume de um recipiente com capacidade de 400 onças fluidas britânicas, em cm³, é igual a:

(A) 11 200.
(B) 1 120.
(C) 112.
(D) 11,2.
(E) 1,12.

QUESTÃO 05

(ENEM/2017) Em uma de suas viagens, um turista comprou uma lembrança de um dos monumentos que visitou. Na base do objeto há informações dizendo que se trata de uma peça em escala 1: 400, e que seu volume é de 25 cm³.

O volume do monumento original, em metro cúbico, é de:

(A) 100.
(B) 400.
(C) 1 600.
(D) 6 250.
(E) 1 0000.

https://youtu.be/P83vGGGcVgw