Desafio Weekend 17- Inglês – Estratégias de leitura de textos em inglês - 07/09/2022

07 de setembro 2022

  • COMPETÊNCIA DE ÁREA 2

Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.

  • HABILIDADE

H5 – Associar vocábulos e expressões de um texto em L.E.M. ao seu tema;

H6 – Utilizar os conhecimentos da L.E.M. e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas;

 H7 – Relacionar um texto em L.E.M., as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social.

QUESTÃO 01  

(ENEM/2019)

Is this life
Sitting on a park bench
Thinking about a friend of mine
He was only twenty-three
Gone before he had his time
It came without a warning
Didn’t want his friend to see him cry
He knew the day was dawning
And I didn’t have a chance to say goodbye

MADONNA. Erotica. Estados Unidos. Marverick, 1992.

A canção, muitas vezes, é uma forma de manifestar sentimentos e emoções da vida cotidiana. Por exemplo, o sofrimento retratado nessa canção foi causado:

(A) pela morte precoce de um amigo jovem.
(B) pelo término de um relacionamento amoroso.
(C) pela mudança de um amigo para outro país.
(D) pelo fim de uma amizade de mais de vinte anos.
(E) pela traição por parte de pessoa próxima

QUESTÃO 02   

(ENEM/2020)

Disponível em: https://sites.psu.edu. Acesso em: 12 jun. 2018.

Os recursos usados nesse pôster de divulgação de uma campanha levam o leitor a refletir sobre a necessidade de:

(A) criticar o tipo de tratamento dado à mulher.
(B) rever o desempenho da mulher no trabalho.
(C) questionar a sobrecarga de atribuições da mulher.
(D) analisar as pesquisas acerca dos direitos da mulher;
(E) censurar a mulher pelo uso de determinadas palavras.

QUESTÃO 03

(ENEM/2018)

Lava Mae: Creating Showers on Wheels for the Homeless
San Francisco, according to recent city numbers, has 4,300 people living on the streets. Among the many problems the homeless face is little or no access to showers. San Francisco only has about 16 to 20 shower stalls to accommodate them.
But Doniece Sandoval has made it her mission to change that. The 51-year-old former marketing executive started Lava Mae, a sort of showers on wheels, a new project that aims to turn decommissioned city buses into shower stations for the homeless. Each bus will have two shower stations and Sandoval expects that they’ll be able to provide 2,000 showers a week.

ANDREANO, C. Dísponível em: abcnews.go.com. Acesso: 26 jun. 2015 (adaptado).

A relação dos vocábulos shower, bus e homeless, no texto, refere-se a

(A) empregar moradores de rua em lava a jatos para ônibus.
(B) criar acesso a banhos gratuitos para moradores de rua.
(C) comissionar sem-teto para dirigir os ônibus da cidade.
(D) exigir das autoridades que os ônibus municipais tenham banheiros.
(E) abrigar dois mil moradores de rua em ônibus que foram adaptados.

QUESTÃO 04

(ENEM/2016)

Disponível em: www.colintfisher.com. Acesso em: 30 maio 2016.

Anúncios publicitários buscam chamar a atenção do consumidor por meio de recursos diversos. Nesse pôster, os números indicados correspondem ao (à)

(A) comprimento do cigarro.
(B) tempo de queima do cigarro.
(C) idade de quem começa a fumar.
(D) expectativa de vida de um fumante.
(E) quantidade de cigarros consumidos.

QUESTÃO 05

(ENEM/2018)

Don’t write in English, they said,
English is not your mother tongue…
… The language I speak
Becomes mine, its distortions, its queerness
All mine, mine alone, it is half English, Half
Indian, funny perhaps, but it is honest,
It is as human as I am human…
… It voices my joys, my longings my
Hopes…

(Kamala Das, 1965:10)
GARGESH, R. South Asian Englishes. In: KACHRU, Y; NELSON, C. L. (Eds.). The Handbook of World English. Singapore: Blackwell, 2006.

A poetisa Kamala Das, como muitos escritores indianos. escreve suas obras em inglês, apesar de essa não ser sua primeira língua. Nesses versos, ela

(A) usa a língua inglesa como efeito humorístico.
(B) recorre a vozes de vários escritores ingleses.
(C) adverte sobre o uso distorcido da língua inglesa.
(D) demonstra consciência de sua identidade linguística.
(E) reconhece