Desafio Weekend 23 – História – Goiânia em Construção - 26/10/2022

26 de outubro de 2022

MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM

• COMPETÊNCIA DE ÁREA  3

Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

• HABILIDADE

H14 – Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.

QUESTÃO 01

A Marcha para o Oeste, idealizada durante o governo de Getúlio Vargas, visava

(A) incentivar o crescimento da indústria de base no centro-oeste brasileiro.
(B) incentivar as manifestações culturais das populações que habitavam o centro-oeste brasileiro.
(C) promover a integração econômica e populacional das áreas despovoadas do centro-oeste e norte do Brasil.
(D) divulgar a fundação de Goiânia e incentivar a migração de pessoas para a nova capital de Goiás.
(E) promover a habitação do centro-oeste brasileiro a partir da expulsão dos indígenas de suas reservas.

Disponível em https://cutt.ly/7b19m1Z. Acesso em: 19 maio 2021.

QUESTÃO 02

(ENEM/2021-Adaptada) Leia os textos a seguir.

TEXTO I

Portadoras de mensagem espiritual  do  passado, as obras monumentais de cada povo perduram no presente como o testemunho vivo de suas tradições seculares. A humanidade, cada vez mais consciente da unidade dos valores humanos, as considera um bem comum e, perante as gerações futuras, se reconhece solidariamente responsável por preservá-las, impondo a si mesma o dever de transmiti-las na plenitude de sua autenticidade.

Carta de Veneza, 31 de maio de 1964. Disponível em: www.iphan.gov.br. Acesso em 7 out. 2019.

TEXTO II

Os sistemas tradicionais de proteção se mostram cada vez menos eficientes diante do processo acelerado de urbanização e transformação de nossa sociedade. A legislação de proteção peca por considerar o monumento, até certo ponto, desvinculado da realidade socioeconômica. O tombamento, ao decretar a imutabilidade do monumento, provoca a redução de seu valor venal e o abandono, o que é uma causa, ainda que lenta, de destruição inevitável.

TELLES, L. S. Manual do patrimônio histórico. Porto Alegre; Caxias do Sul: Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes, 1977 (adaptado).

Escritos em temporalidade histórica aproximada, os textos se distanciam ao apresentarem pontos de vista diferentes sobre a/as

(A) ampliação do comércio de imagens sacras.
(B) substituição de materiais de valor artístico.
(C) políticas de conservação de bens culturais.
(D) defesa da privatização de sítios arqueológicos.
(E) medidas de salvaguarda de peças museológicas.

QUESTÃO 03

A respeito da questão da terra, o projeto Marcha para o Oeste visava

(A) promover uma reforma agrária de forma a desarticular os latifúndios existentes e incentivar a pequena propriedade produtora.
(B) financiar os latifúndios existentes para que pudessem ampliar sua capacidade de exploração de mão-de-obra.
(C) promover o desenvolvimento de propriedades em locais onde não existiam latifúndios de forma a evitar conflitos pela terra.
(D) distribuir as terras por sorteio, independentemente da condição financeira do beneficiado.
(E) distribuir a terra apenas para quem possuía condições de comprá-la.

Disponível em https://cutt.ly/7b19m1Z Acesso em: 14 out. 2022.

QUESTÃO 04

A cidade de Goiânia é fruto da política de intervenções da Era Vargas. O interventor nomeado por Vargas, Pedro Ludovico Teixeira, começou a construir a cidade em 1933. A transferência da capital, da cidade de Goiás, para Goiânia, ocorreu em 1937, no início do Estado Novo. A criação da nova capital tinha, eminentemente, a função de

(A) conservar o poder político das oligarquias locais.
(B) estabelecer domínios sobre terras que pertenciam ao Estado de São Paulo naquela época.
(C) retirar o poder político das oligarquias locais.
(D) introduzir em Goiás a cultura da cana-de-açúcar e o sistema de engenhos e usinas açucareiras.
(E) afastar as tribos indígenas que habitavam as cercanias da cidade de Campinas das Flores, hoje o Bairro de Campinas.

Disponível em: https://cutt.ly/VBIPV0x. Acesso em: 14 out. 2022.

QUESTÃO 05

(UEG/2021-Adaptada) Leia o textosa seguir.

A integração de Goiás nos quadros da economia nacional encontrou na construção de Brasília um momento de inflexão: Goiânia transformou-se em ponto de apoio fundamental para a construção da nova capital. Durante a integração econômica de Goiás, entre as décadas de 1950 e 1970

(A) Houve uma enorme resistência da elite política goiana em ceder imensa quantidade de terras para formação do Distrito Federal.
(B) A construção de Brasília recebeu apoio inconteste de todos os partidos políticos.
(C) O golpe de 1964 paralisou os investimentos na modernização da agricultura brasileira.
(D) A modernização da agricultura goiana foi uma decorrência da transferência da capital federal para Brasília.
(E) A integração da economia goiana nos fluxos de investimentos nacionais iniciou-se no final da década de 1920 com a chegada das ferrovias.