Desafio Weekend 23 – Inglês – A Proposta de Intervenção – Competência V - 26/10/2022

26 de outubro de 2022

MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM

  • COMPETÊNCIA DE ÁREA 2

Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.

  • HABILIDADES

H5 – Associar vocábulos e expressões de um texto em L.E.M. ao seu tema;
H6 – Utilizar os conhecimentos da L.E.M. e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas;
H7 – Relacionar um texto em L.E.M., as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social.

QUESTÃO 01

(ENEM/2019-Adaptada) Leia o texto a seguir.

5 Ways Pets Can Improve Your Health

A pet is certainly a great friend. After a difficult day, pet owners quite literally feel the love. In fact, for nearly 25 years, research has shown that living with pets provides certain health benefits. Pets help lower blood pressure and lessen anxiety. They boost our immunity. They can even help you get dates.

llergy Fighters: A growing number of studies have suggested that kids growing up in a home with “furred animals” will have less risk of allergies and asthma.

Date Magnets: Dogs are great for making love connections. Forget internet matchmaking – a dog is a natural conversation starter.

Dogs for the Aged: Walking a dog or just caring for a pet – for elderly people who are able – can provide exercise and companionship.

Good for Mind and Soul: Like any enjoyable activity, playing with a dog can elevate levels of serotonin and dopamine – nerve transmitters that are known to have pleasurable and calming properties.

Good for the Heart: Heart attack patients who have pets survive longer than those without, according to several studies.

DAVIS, J. L. Disponível em: www.webmd.com. Acesso em 21 Abr. 2013 (adaptado)

Ao discutir sobre a influência de animais de estimação no bem-estar do ser humano, a autora, a fim de fortalecer seus argumentos, utiliza palavras e expressões como research, a growing number of research e several studies com o objetivo de

(A) mostrar que animais de estimação ajudam na cura de doenças como alergias e asma.
(B) convencer sobre os benefícios da adoção de animais de estimação para a saúde.
(C) fornecer dados sobre os impactos de animais de estimação nas relações amorosas.
(D) explicar como o contato com animais de estimação pode prevenir ataques cardíacos.
(E) esclarecer sobre o modo como idosos devem se relacionar com animais de estimação.

QUESTÃO 02

(ENEM/2021-Adaptada) Leia o texto a seguir.

SIPRESS. Disponível em: www.newyorker.com. Acesso em: 12 jun. 2018.

A presença de “at odds with” na fala da personagem do cartum revela o/a

(A) necessidade de acessar informações confiáveis. (B) dificuldade de conciliar diferentes anseios. (C) desejo de dominar novas tecnologias. (D) desafio de permanecer imparcial. (E) vontade de ler notícias positivas.

QUESTÃO 03

(ENEM/2021-Adaptada) Leia o texto a seguir.

O Brasil é sertanejo
The British (serves 60 million)
Take some Picts, Celts and Silures
And let them settle,
Then overrun them with Roman conquerors.
Remove the Romans after approximately 400 years.
Add lots of Norman French to some
Angles, Saxons, Jutes and Vikings, then stir vigorously.
[…]
Sprinkle some fresh Indians, Malaysians, Bosnians,
Iraqis and Bangladeshis together with some
Afghans, Spanish, Turkish, Kurdish, Japanese
And PalestiniansThen, add to the melting pot.
Leave the ingredients to simmer.
As they mix and blend, allow their languages to flourish.
Binding them together with English.
Allow time to be cool.
Add some unity, understanding, and respect for the future.
Serve with justice.
And enjoy.
Note: All the ingredients are equally important. Treating one ingredient better than another will leave a bitter unpleasant taste.
Warning: An unequal spread of justice will damage the people and cause pain. Give justice and equality to all.

Disponível em: www.benjaminzepharia.com. Acesso em: 12 dez. 2018 (fragmento).

Ao descrever o processo de formação da Inglaterra, o autor do poema recorre a características de outro gênero textual para evidenciar

(A) a riqueza da mistura cultural. (B) um legado de origem geográfica. (C) um impacto de natureza histórica. (D) um problema de estratificação social. (E) a questão da intolerância linguística.

QUESTÃO 04

(ENEM/2021-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Disponível em: www.csuchico.edu. Acesso em: 11 dez. 2017.

Nesse pôster de divulgação de uma campanha que aborda a diversidade e a inclusão, a interação dos
elementos verbais e não verbais faz referência ao ato de

(A) estereotipar povos de certas culturas. (B) discriminar hábitos de grupos minoritários. (C) banir imigrantes de determinadas origens. (D) julgar padrões de beleza de diversas etnias. (E) desvalorizar costumes de algumas sociedades.

QUESTÃO 05

(ENEM/2020-Adaptada) Leia o texto a seguir.

A Mother in a Refugee Camp
No Madonna and Child could touch
Her tenderness for a son
She soon would have to forget…
The air was heavy with odors of diarrhea,
Of unwashed children with washed-out ribs
And dried-up bottoms waddling in labored steps
Behind blown-empty bellies. Other mothers there
Had long ceased to care, but not this one:
She held a ghost-smile between her teeth,
And in her eyes the memory
Of a mother’s pride… She had bathed him
And rubbed him down with bare palms.
She took from their bundle of possessions
A broken comb and combed
The rust-colored hair left on his skull
And then – humming in her eyes – began carefully to part it.
In their former life this was perhaps
A little daily act of no consequence
Before his breakfast and school; now she did it
Like putting flowers on a tiny grave.

ACHEBE, C. Collected Poems New York: Anchor Books, 2004.

O escritor nigeriano Chinua Achebe traz uma reflexão sobre a situação dos refugiados em um cenário pós-guerra civil em seu país. Essa reflexão é construída no poema por meio da representação de uma mãe, explorando a/as

(A) demonstração de orgulho por não precisar pedir doações. (B) descrições artísticas detalhadas de uma obra conhecida. (C) aceitação de um diagnóstico de doença terminal do filho. (D) consternação ao visitar o túmulo do filho recém-falecido. (E) impressões sensoriais experimentadas no ambiente