Semana 24 – História – Uma breve história de pandemias - 28/09/2021

28 de setembro de 2020

QUESTÃO 01

(IFES-Campus Viana/2020-adaptada) Analise o documento a seguir.

Disponível em https://cutt.ly/GQD5lwC Acesso em 12/08/2021.

A Gripe Espanhola, que assustou o mundo entre 1918 e 1920, também foi chamada de Influenza Maligna ou La Dansarina. Diante da manifestação dessa doença no Brasil, qual foi a providência negligenciada pelo governo brasileiro? 

(A) A Gripe Espanhola marcou a história brasileira, sendo registrada na memória coletiva como acontecimento singular. Para isso contribuíram a ignorância a seu respeito, seu alto grau de letalidade, a transformação abrupta do cotidiano de diversas cidades no que, em conjunto, transformaram a morte em problema social imensurável.
(B) Autoridades, entidades médicas e imprensa brasileira subestimaram a capacidade de expansão do vírus e seu caráter maligno por meses após seu aparecimento na Europa e mesmo no Brasil.
(C) É difícil calcular o número exato de mortes causadas pela gripe espanhola no Brasil, mas estimase que cerca de 35 mil pessoas perderam a vida nas principais cidades portuárias do país. A limitação dos meios de transporte à época evitou que a tragédia fosse maior, já que cidades do interior não foram afetadas.
(D) O rápido crescimento de casos de doentes e mortos no Rio de Janeiro gerou medo e desorganização da cidade, bem como fortes críticas às autoridades, especialmente ao Presidente, Wenceslau Braz, e ao chefe da Diretoria Geral de Saúde Pública, Carlos Seidl, que acabou sendo demitido do cargo.
(E) A crise causada pelo surto de Gripe Espanhola no Brasil incentivou na época a discussão e a defesa da criação de uma instituição técnica, científica e autônoma dedicada exclusivamente às questões de saúde pública, assim como valorizou o conhecimento médico e científico.

QUESTÃO 02  

(IFES-Campus Viana/2020-adaptada) Leia o texto a seguir.

A grave pandemia que se espalhou pelo mundo em 1918 ficou conhecida por diferentes nomes nas diversas regiões do planeta. No entanto, podemos afirmar que seu nome mais conhecido no ocidente é Gripe Espanhola. A respeito do assunto, qual é a afirmação correta?

(A) É difícil precisar a origem exata da Gripe Espanhola, mas a teoria predominante defende que ela tenha surgido nos Estados Unidos da América, uma vez que a primeira vítima fatal morreu em uma base militar no estado de Nova York.
(B) A origem do nome do surto de Influenza de 1918 está relacionado com a situação de guerra que o mundo vivia naquele momento e a censura imposta pelos países beligerantes sobre o assunto.
(C) A censura da imprensa dos países envolvidos na Primeira Guerra foi útil para proteger o moral das tropas, traçar estratégias militares e evitar o pânico nas populações civis, prevenindo a morte de milhões
de pessoas.

(D) Houve pelo menos dois surtos de Gripe Espanhola em 1918. O primeiro deles, que se alastrou no primeiro semestre daquele ano, foi o mais mortal já que a população não possuía anticorpos para combater o vírus causador da doença.
(E) A fim de evitar a propagação da peste, diversas autoridades decidiram impor quarentenas a navios e evitar aglomerações. Contudo, sabe-se que tais medidas não fizeram diferença na prevenção da doença, pois cidades que as adotaram tiveram o mesmo impacto que lugares como a Filadélfia (EUA), que seguiu suas atividades normais ao longo do ano de 1918.

QUESTÃO 03  

(PUC/2012-adaptada) Observe uma gravura de 1349.

PAZZINATO, A. L.; SENISE, M. H. V. História Moderna e Contemporânea. São Paulo: Ática, 1993.

Na Europa Ocidental, as crises do século XIV abalaram intensamente a sociedade feudal. Dentro desse contexto, a gravura retrata a/as

(A) irmandades flagelantes que percorriam a pé regiões da Europa cantando salmos e hinos religiosos, como forma de penitência para escapar dos castigos divinos, que acreditavam estar relacionados com a peste, que dizimava grande parte da população.
(B) cruzadas realizadas durante o período em que o papa Urbano II conclamava os cristãos para que expulsassem os muçulmanos que tinham invadido o Estado do Vaticano e ameaçavam o cristianismo na Europa Central.
(C) luta dos camponeses contra a exploração dos senhores feudais, que aumentaram substancialmente as obrigações servis após a grande fome que ocorreu e que dizimou grande parcela da população servil.
(D) manifestações dos camponeses contra a Guerra dos Cem Anos, já que esta trazia prejuízos incalculáveis para a produção e obrigava os homens a servirem na defesa de suas nacionalidades.
(E) peregrinação a Santiago de Compostela realizado para divulgar os valores de fé e humildade entre os pagãos, que pretendiam converter-se à fé católica.

QUESTÃO 04  

(CEFET-MG/2019-adaptada) Leia o texto a seguir.

A peste negra, que dizimou grande parte da população européia no século XIV, provocando escassez de mão-de-obra e alimentos, e sendo uma das causas da decadência do feudalismo. Como poderia ser descrita?

(A) A peste bubônica, transmitida por ratos infectados.
(B) Uma seca violenta que devastou as lavouras.
(C) Nuvens de gafanhotos provenientes do norte da África.
(D) A cólera, trazida pelos cruzados quando retornavam da terra santa.
(E) Fungos que surgiram pelo excesso de umidade, atacando as plantações de cereais.

QUESTÃO 05

(ENEM/2008-adaptada) A Peste Negra dizimou boa parte da população européia, com efeitos sobre o crescimento das cidades. O conhecimento médico da época não foi suficiente para conter a epidemia. Na cidade de Siena, Agnolo di Tura escreveu: “As pessoas morriam às centenas, de dia e de noite, e todas eram jogadas em fossas cobertas com terra e, assim que essas fossas ficavam cheias, cavavam-se mais. E eu enterrei meus cinco filhos com minhas próprias mãos (…) E morreram tantos que todos achavam que era o fim do mundo.”

Agnolo di Tura. The Plague in Siena: An Italian Chronicle. In: William M. Bowsky. The Black Death: a turning point in history? New York: HRW, 1971 (com adaptações).

O que o testemunho de Agnolo di Tura, um sobrevivente da Peste Negra ( que assolou a Europa durante parte do século XIV) sugere ?

(A) O flagelo da Peste Negra foi associado ao fim dos tempos.
(B) A Igreja buscou conter o medo da morte, disseminando o saber médico.
(C) A impressão causada pelo número de mortos não foi tão forte, porque as vítimas eram poucas e identificáveis.
(D) Houve substancial queda demográfica na Europa no período anterior à Peste.

(E) O drama vivido pelos sobreviventes era causado pelo fato de os cadáveres não serem enterrados.

QUESTÃO 06

(ENEM/2010-adaptada) A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é manifestação clínica da infecção pelo vírus HIV, que leva, em média, oito anos para se manifestar. No Brasil, desde a identificação do primeiro caso de AIDS em 1980 até junho de 2007, já foram identificados cerca de 474 mil casos da doença. O país acumulou, aproximadamente, 192 mil óbitos devidos à AIDS até junho de 2006, sendo as taxas de mortalidade crescente até meados da década de 1990 e estabilizando-se em cerca de 11 mil óbitos anuais desde 1998. […] A partir do ano 2000, essa taxa se estabilizou em cerca de 6,4 óbitos por 100 mil habitantes, sendo esta estabilização mais evidente em São Paulo e no Distrito Federal.

Disponível em: http://www.aids.gov.br. Acesso em: 01 de maio 2009 (adaptado).

A redução nas taxas de mortalidade devido à AIDS a partir da década de 1990 é decorrente do/da/das

(A) aumento do uso de preservativos nas relações sexuais, que torna o vírus HIV menos letal.
(B) melhoria das condições alimentares dos soropositivos, a qual fortalece o sistema imunológico deles.
(C) desenvolvimento de drogas que permitem diferentes formas de ação contra o vírus HIV.
(D) melhorias sanitárias implementadas nos últimos 30 anos, principalmente nas grandes capitais.
(E) campanhas que estimulam a vacinação contra o vírus e a busca pelos serviços de saúde.

QUESTÃO 07

(IFES-Campus Viana/2020-adaptada) A Gripe Espanhola, pandemia ocorrida há mais de um século, tem sido comparada por diversos motivos à atual pandemia de COVID-19. Qual das alternativas abaixo contraria posturas tomadas pelo governo brasileiro?

(A) Embora se tratasse de uma gripe provocada por um vírus conhecido da humanidade desde a Antiguidade, a influenza, não havia vacina contra a Gripe Espanhola, mas já existe para o COVID-19.
(B) As medidas profiláticas indicadas para as duas doenças são basicamente as mesmas: reforço da higiene pessoal e distanciamento social.
(C) No cenário de desconhecimento em relação à doença e seu grau de letalidade, em ambos os casos superiores a uma gripe comum, houve propagação de informações imprecisas ou falsas sobre tratamentos e até curas milagrosas.
(D) O fato de ambas as pandemias terem começado no exterior meses antes de terem vindo ao Brasil foi crucial para a antecipação de seu combate pelas autoridades brasileiras de todas as esferas, o que diminuiu o impacto da doença em nosso país.
(E) São comuns afirmações sobre o “caráter democrático” da doença em ambos os casos. Contudo, uma visão menos rasa demonstra que questões sociais e econômicas influenciaram nos efeitos de ambas as doenças sobre as populações afetadas.

QUESTÃO 08 

(ENEM/2011-adaptada) Observe a imagem a seguir.

A imagem representa as manifestações nas ruas da cidade do Rio de Janeiro, na primeira década do século XX, que integraram a Revolta da Vacina. Considerando o contexto político-social da época, essa revolta revela o/a

(A) insatisfação da população com os benefícios de uma modernização urbana autoritária.
(B) consciência da população pobre sobre a necessidade de vacinação para a erradicação das epidemias.
(C) garantia do processo democrático instaurado com a República, através da defesa da liberdade de expressão da população.
(D) planejamento do governo republicano na área de saúde, que abrangia a população em geral.
(E) apoio ao governo republicano pela atitude de vacinar toda a população em vez de privilegiar a elite.

QUESTÃO 09

(FUVEST/2009-adaptada) Leia o texto a seguir.

No início do século XX, focos de varíola e febre amarela fizeram milhares de vítimas na cidade do Rio de Janeiro. Nesse mesmo período, a atuação das Brigadas Mata-Mosquitos, a obrigatoriedade da vacina contra a varíola e a remodelação da região portuária e do centro da cidade geraram insatisfações entre as camadas populares e entre alguns políticos. Rui Barbosa, escritor, jurista e político, assim opinou sobre a vacina contra a varíola:

“…não tem nome, na categoria dos crimes do poder, a temeridade, a violência, a tirania a que ele se aventura (…) com a introdução, no meu sangue, de um vírus sobre cuja influência existem os mais bem fundados receios de que seja condutor da moléstia ou da morte.”

Considerando esse contexto histórico e as formas de transmissão e prevenção dessas doenças, qual é alternativa que se relaciona com a opinião de Rui Barbosa?

(A) a febre amarela é transmitida pelo ar e as ruas alargadas pela remodelação da área portuária e central da cidade permitiriam a convivência mais salubre entre os pedestres.
(B) o princípio de ação da vacina foi compreendido por Rui Barbosa, que alertou sobre seus efeitos e liderou a Revolta da Vacina no Congresso Nacional.
(C) a imposição da vacina somou-se a insatisfações populares geradas pela remodelação das áreas portuária e central da cidade, contribuindo para a eclosão da Revolta da Vacina.
(D) a varíola é transmitida por mosquitos e o alargamento das ruas, promovido pela remodelação urbana, eliminou as larvas que se acumulavam nas antigas vielas e becos.
(E) a remodelação d a área portuária e central da cidade. além de alargar as ruas. reformou as moradias populares e os cortiços para eliminar os focos de transmissão das doenças.

QUESTÃO 10

(FACERES-Medicina/2014/1-adaptada) Observe a imagem a seguir.

Disponível em: https://cutt.ly/UQD5IXU. Acesso em: 12 ago. 2021.

Na África Subsaariana, a AIDS é uma pandemia. Cerca de 22,5 milhões de portadores do vírus HIV vivem nessa região. A pandemia difundiu-se descontroladamente devido à/às aos/aos

(A) intensidade das migrações nas zonas de mineração e do estigma social ligado ao uso de preservativos.
(B) intensa rede de tráfico humano e a crescente taxa de natalidade.
(C) guerra biológica entre os países que utilizaram a AIDS como armamento.
(D) falta de saneamento básico e políticas voltadas à conscientização da população.
(E) problemas econômicos decorrentes da miséria que assola o continente.

GABARITO


Questão 01 – E
Questão 02 – C
Questão 03 – A

Questão 04 – A
Questão 05 – A
Questão 06 – C
Questão 07 – D
Questão 08 – A
Questão 09 – C
Questão 10 – D