Semana 26 – História – Era Vargas - 19/10/2021

19 de outubro de 2021

QUESTÃO 01  

(ENEM/2015-adaptada) Atenção ao texto a seguir.

A Justiça Eleitoral foi criada em 1932, como parte de uma ampla reforma no processo eleitoral incentivada pela Revolução de 1930. Sua criação foi um grande avanço institucional, garantindo que as eleições tivessem o aval de um órgão teoricamente imune à influência dos mandatários.

TAYLOR, M. Justiça Eleitoral. In: AVRITZER, L.; ANASTASIA, F. Reforma política no Brasil. Belo Horizonte: UFMG, 2006 (adaptado).

Em relação ao regime democrático no país, a instituição analisada teve o seguinte papel:

(A) implementou o voto direto para presidente.
(B) combateu as fraudes sistemáticas nas apurações.
(C) alterou as regras para as candidaturas na ditadura.
(D) impulsionou as denúncias de corrupção administrativa.
(E) expandiu a participação com o fim do critério censitário.

QUESTÃO 02  

(ENEM/2019-adaptada) Analise o exposto.

A depressão que afetou a economia mundial entre

1929 e 1934 se anunciou, ainda em 1928, por uma queda generalizada nos preços agrícolas internacionais. Mas o fator mais marcante foi a crise financeira detonada pela quebra da Bolsa de Nova Iorque.

Disponível em: http://cpdoc.fgv.br. Acesso em: 20 abr. 2015 (adaptado).

Perante o cenário econômico descrito, o Estado brasileiro assume, a partir de 1930, uma política de incentivo à

(A) industrialização interna para substituir as importações.
(B) nacionalização de empresas estrangeiras atingidas pela crise.
(C) venda de terras a preços acessíveis para os pequenos produtores.
(D) entrada de imigrantes para trabalhar nas indústrias de base recém-criadas.
(E) abertura de linhas de financiamento especial para empresas do setor terciário.

QUESTÃO 03  

(ENEM/2018-adaptada) Observe a imagem a seguir.

Disponível em: http://cpdoc.fgv.br. Acesso em: 06 dez. 2017.

Essa imagem foi impressa em cartilha escolar durante a vigência do Estado Novo com o intuito de

(A) destacar a sabedoria inata do líder governamental.
(B) atender à necessidade familiar de obediência infantil.
(C) promover o desenvolvimento consistente das atitudes solidárias.
(D) conquistar a aprovação política por meio do apelo carismático.
(E) estimular o interesse acadêmico por meio de exercícios intelectuais.

QUESTÃO 04  

(ENEM/2018-adaptada) Confronte os textos que seguem.

TEXTO I

Programa do Partido Social Democrático (PSD)

Capitais estrangeiros

É indispensável manter clima propício à entrada de capitais estrangeiros. A manutenção desse clima recomenda a adoção de normas disciplinadoras dos investimentos e suas rendas, visando reter no país a maior parcela possível dos lucros auferidos.

TEXTO II

Programa da União Democrática Nacional (UDN)

O capital

Apelar para o capital estrangeiro, necessário para os empreendimentos da reconstrução nacional e, sobretudo, para o aproveitamento das nossas reservas inexploradas, dando-lhe um tratamento equitativo e liberdade para a saída dos juros.

CHACON, V. História dos partidos brasileiros: discurso e práxis dos seus programas. Brasilia: Ed. da UnB, 1981 (adaptado).

Considerando as décadas de 1950 e 1960 no Brasil, os trechos dos programas do PSD e UDN convergiam na defesa da

(A) autonomia de atuação das multinacionais.
(B) descentralização da cobrança tributária.
(C) flexibilização das reservas cambiais.
(D) liberdade de remessa de ganhos.
(E) captação de recursos do exterior
.

QUESTÃO 05  

(ENEM/2015-adaptada) Analise o discurso a seguir.

Bandeira do Brasil, és hoje a única. Hasteada a esta hora em todo o território nacional, única e só, não há lugar no coração do Brasil para outras flâmulas, outras bandeiras, outros símbolos. Os brasileiros se reuniram em torno do Brasil e decretaram desta vez com determinação de não consentir que a discórdia volte novamente a dividi-lo!

Discurso do Ministro da Justiça Francisco Campos na cerimônia da festa da bandeira, em novembro de 1937, apud OLIVEN, G. R. A parte e o todo: a diversidade cultural do Brasil Nação. Petrópolis: Vozes, 1992.

O discurso proferido em uma celebração em que as bandeiras estaduais eram queimadas diante da bandeira nacional revela o pacto nacional proposto pelo Estado Novo, que se associa à

(A) supressão das diferenças socioeconômicas entre as regiões do Brasil, priorizando as regiões estaduais carentes.
(B) orientação do regime quanto ao reforço do federalismo, espelhando-se na experiência política norte-americana.
(C) adoção de práticas políticas autoritárias, considerando a contenção dos interesses regionais dispersivos.
(D) propagação de uma cultura política avessa aos ritos cívicos, cultivados pela cultura regional brasileira.
(E) defesa da unidade do território nacional, ameaçando por movimentos separatistas contrários à política varguista.

QUESTÃO 06  

(ENEM/2017-adaptada) Observe o texto a seguir.

Estão aí, como se sabe, dois candidatos à presidência, os senhores Eduardo Gomes e Eurico Dutra, e um terceiro, o senhor Getúlio Vargas, que deve ser candidato de algum grupo político oculto, mas é também o candidato popular. Porque há dois “queremos”: o “queremos” dos que querem ver se continuam nas posições e o “queremos” popular… Afinal, o que é que o senhor Getúlio Vargas é? É fascista? É comunista? É ateu? É cristão? Quer sair? Quer ficar? O povo, entretanto, parece que gosta dele por isso mesmo, porque ele é “a moda da casa”.

A Democracia. 16 set. 1945, apud GOMES, A. C.; D’ARAÚJO, M. C. Getulismo e trabalhismo. São Paulo: Ática, 1989.

O movimento político mencionado no texto caracterizou-se por

(A) reclamar a participação das agremiações partidárias.
(B) apoiar a permanência da ditadura estado novista.
(C) demandar a confirmação dos direitos trabalhistas.
(D) reivindicar a transição constitucional sob influência do governante.
(E) resgatar a representatividade dos sindicatos sob controle social.

QUESTÃO 07   

(ENEM/2017-adaptada) Atenção ao fragmento que segue.

Durante o Estado Novo, os encarregados da propaganda procuraram aperfeiçoar-se na arte da empolgação e envolvimento das “multidões” através das mensagens políticas. Nesse tipo de discurso, o significado das palavras importa pouco, pois, como declarou Goebbles, “não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter determinado efeito”.

CAPELATO, M. H. Propaganda política e controle dos meios de comunicação. In: PANDOLFI, D. (org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV, 1999.

O controle sobre os meios de comunicação foi uma marca do Estado Novo, sendo fundamental à propaganda política, na medida em que visava

(A) conquistar o apoio popular na legitimação do novo governo.
(B) ampliar o envolvimento das multidões nas decisões políticas.
(C) aumentar a oferta de informações públicas para a sociedade civil.
(D) estender a participação democrática dos meios de comunicação no Brasil.
(E) alargar o entendimento da população sobre as intenções do novo governo.

QUESTÃO 08   

(ENEM/2017-adaptada) Analise a música a seguir.

Aquarela do Brasil

Brasil!
Meu Brasil brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos

O Brasil, samba que dá
Bamboleio que faz gingar

O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil! Pra mim! Pra mim, pra mim!

Ah! Abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do Cerrado
Bota o rei congo no congado
Brasil! Pra mim!

Deixa cantar de novo o trovador
A merencória luz da lua
Toda canção do meu amor
Quero ver a sá dona caminhando
Pelos salões arrastando
O seu vestido rendado
Brasil! Pra mim, pra mim, pra mim!

ARY BARROSO. Aquarela do Brasil, 1939 (fragmento).

Muito usual no Estado Novo de Vargas, a composição de Ary Barroso é um exemplo típico de

(A) música de sátira.
(B) samba exaltação.
(C) hino revolucionário.
(D) propaganda eleitoral.
(E) marchinha de protesto.

QUESTÃO 09   

(ENEM/2016-adaptada) Leia o texto a seguir.

Em 1935, o governo brasileiro começou a negar vistos a judeus. Posteriormente, durante o Estado Novo, uma circular secreta proibiu a concessão de vistos a “pessoas de origem semita”, inclusive turistas e negociantes, o que causou uma queda de 75% da imigração judaica ao longo daquele ano. Entretanto, mesmo com as imposições da lei, muitos judeus continuaram entrando ilegalmente no país durante a guerra e as ameaças de deportação em massa nunca foram concretizadas, apesar da extradição de alguns indivíduos por sua militância política.

GRIMBERG, K. Nova língua interior. 500 anos de história dos judeus no Brasil. In: IBGE. Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de Janeiro: IBGE, 2000 (adaptado).

Uma razão para a adoção da política de imigração mencionada no texto foi o/a

(A) receio do controle sionista sobre a economia nacional.
(B) reserva de postos de trabalho para a mão de obra local.
(C) oposição do clero católico à expansão de novas religiões.
(D) apoio da diplomacia varguista às opiniões dos líderes árabes.
(E) simpatia de membros da burocracia pelo projeto totalitário alemão.

QUESTÃO 10   

(ENEM/2016-adaptada) Analise o texto.

A regulação das relações de trabalho compõe uma estrutura complexa, em que cada elemento se ajusta aos demais. A Justiça do Trabalho é apenas uma das peças dessa vasta engrenagem. A presença de representantes classistas na composição dos órgãos da Justiça do Trabalho é também resultante da montagem dessa regulação. O poder normativo também reflete essa característica. Instituída pela Constituição de 1934, a Justiça do Trabalho só vicejou no ambiente político do Estado Novo instaurado em 1937.

ROMITA, A. S. Justiça do Trabalho: produto do Estado Novo. In: PANDOLFI, D. (Org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV, 1999.

A criação da referida instituição estatal na conjuntura histórica abordada teve por objetivo

(A) legitimar os protestos fabris.
(B) ordenar os conflitos laborais.
(C) oficializar os sindicatos plurais.
(D) assegurar os princípios liberais.
(E) unificar os salários profissionais.

GABARITO

Questão 01 – B
Questão 02 – A
Questão 03 – D
Questão 04 – E
Questão 05 – C
Questão 06 – D
Questão 07 – A
Questão 08 – B
Questão 09 – E
Questão 10 – B