Semana 27 – Química – Polímeros - 26/10/2021

26 de outubro de 2021

QUESTÃO 01  

(UFSCar/2009-Adaptada) A borracha natural é um material estratégico, pois não é substituída por borrachas sintéticas (poli(butadieno-estireno), borracha butílica, policloropreno e poli-isopreno) em muitas aplicações. Isto se deve a dois fatores: a) suas propriedades especiais (resiliência, elasticidade, flexibilidade, resistência à abrasão, ao impacto e à corrosão, fácil adesão a tecidos e aço e impermeabilidade, propriedades isolantes de eletricidade, impermeabilidade a líquidos e gases, capacidade de dispersar calor e maleabilidade a baixas temperaturas); b) relação de preço versus desempenho das borrachas sintéticas que se equiparem à borracha natural.

Disponível em: https://tinyurl.com/fwf8a8xz. Acesso em: 03 out. 2021.

A borracha natural é um elastômero (polímero elástico), que é obtida do látex coagulado da Hevea brasiliensis. Suas propriedades elásticas melhoram quando aquecida com enxofre, processo inventado por Charles Goodyear, que recebe o nome de:

(A) ustulação.
(B) vulcanização.
(C) destilação.
(D) sintetização.
(E) galvanização.

QUESTÃO 02  

(UFU/2004-Adaptada) A busca contínua do consumidor por vegetais frescos e com qualidades conduz a uma demanda pelo aumento da vida de prateleira desses produtos. As principais formas empregadas para manter a qualidade de frutas e hortaliças estão relacionadas ao uso de embalagens poliméricas, manutenção em ambientes refrigerados, emprego de sanitizantes e, em alguns casos, a aplicação de atmosfera modificada e técnicas de irradiação. No entanto, ainda há significativas perdas de qualidade, pois as estratégias e técnicas de manutenção não têm sido suficiente para o processo de preservação.

Disponível em: https://tinyurl.com/5dvneafa. Acesso em: 03 out. 2021.

Polímeros são macromoléculas orgânicas construídas a partir de muitas unidades pequenas que se repetem, chamadas monômeras. Indique a alternativa que apresenta somente polímeros naturais.

(A) celulose, plástico, poliestireno
(B) amido, proteína, celulose
(C) amido, náilon, polietileno
(D) plástico, PVC, teflon
(E) celulose, proteína, PVC

QUESTÃO 03

(UDESC/2009-Adaptado) O poli (tereftalato de etileno), PET, é um termoplástico muito utilizado em garrafas de refrigerantes. Esse composto pode ser obtido pela reação química representada pela equação:

Em relação aos compostos A, B e C e ao tipo de reação de polimerização, pode-se afirmar que o composto C é

(A) oliéster, produzido pela policondensação de um hidrocarboneto aromático e um diálcool.
(B) uma poliamida, produzida pela policondensação de uma diamina aromática e um diálcool.
(C) um poliéter aromático, produzido pela poliadição de um diéster e um diácido carboxílico.
(D) um poliéster, produzido pela policondensação de um diéster e um diálcool.
(E) um polímero vinílico, produzido pela poliadição de monômeros vinílicos.

QUESTÃO 04  

(UFSC/2017) Funcionárias passam mal após inalar poli (metilmetacrilato)

Em agosto de 2016, funcionárias da equipe de limpeza de uma empresa de Maceió precisaram de atendimento médico após limpar o chão do almoxarifado sem equipamentos de proteção individual. No local, dois vidros contendo poli(metilmetacrilato) haviam caído no chão e quebrado, liberando o líquido para o ambiente. Essa substância química é tóxica e tem causado danos irreparáveis quando utilizada em procedimentos estéticos. O poli(metilmetacrilato) – PMMA – também é conhecido como “acrílico” e pode ser obtido a partir da polimerização, sob pressão, da molécula representada como I no esquema abaixo, na presença de catalisador e sob aquecimento.

Disponível em: http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2016/08/funcionarias-do-pam-salgadinho-passam-mal-ao-inalar-produto-toxico.html. [Adaptado]. Acesso em: 14 ago. 2016.

Sobre o assunto, é correto afirmar que

(A) o PMMA é um polímero de condensação.
(B) a molécula de I apresenta a função orgânica éter.
(C) a molécula de I é o monômero do PMMA.
(D) a molécula de I apresenta isomeria geométrica.
(E) o PMMA apresenta o radical metil ligado a um átomo de carbono insaturado.

QUESTÃO 05  

(ACAFE/2017-2-Adaptado) Observe as reações abaixo referentes à polimerização do pirrol.

Mecanismo de reação de polimerização do pirrol

Considere as informações e os conceitos químicos para analisar as afirmações a seguir.

I – Na etapa 1 da reação de polimerização do pirrol ocorre um processo de oxidação e na etapa 2 ocorre a liberação de prótons.
II – O polipirrol é considerado um copolímero.
III – O polipirrol formado na etapa 4 pode ser chamado de “polímero conjugado” porque é formado por cadeias contendo duplas ligações C=C conjugadas.

Assinale a alternativa correta.

(A) Apenas I está correta.
(B) Todas estão corretas.
(C) Apenas III está correta.
(D) Apenas I e III estão corretas.
(E) Apenas II e III estão corretas.

QUESTÃO 06  

(UDESC/2016-1) A história da borracha natural teve início no século XVI, quando os exploradores espanhóis observaram os índios sul-americanos brincando com bolas feitas de um material extraído de uma árvore local, popularmente conhecida como seringueira. Do ponto de vista estrutural, sabe-se que essa borracha, chamada látex, é um polímero de isopreno, conforme ilustrado na reação a seguir.

Com relação à estrutura do isopreno e à da borracha natural, analise as proposições.

I. A molécula de isopreno apresenta quatro carbonos com a configuração sp.
II. As duplas ligações do polímero formado apresentam configuração Z.
III. A borracha natural realiza ligações de hidrogênio entre suas cadeias.
IV. Segundo a nomenclatura oficial, a molécula de isopreno é denominada 3-metil-1,3-buteno.

Assinale a alternativa correta.

(A) Somente a afirmativa IV é verdadeira.
(B) Somente a afirmativa III é verdadeira.
(C) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
(D) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
(E) Somente a afirmativa II é verdadeira.

QUESTÃO 07   

(UEMA/2015) Um dos principais ramos industriais da química é o segmento petroquímico. A partir da eteno, obtido da nafta derivada do petróleo ou diretamente do gás natural, a petroquímica dá origem a uma série de matérias-primas que permite ao homem fabricar novos materiais, substituindo com vantagens a madeira, peles de animais e outros produtos naturais. O plástico e as fibras sintéticas são dois desses produtos. O polietileno de alta densidade (PEAD), o polietileno tereftalato (PET), o polipropileno (PP) e o policloreto de vinila (PVC) são as principais resinas termoplásticas. Nas empresas transformadoras, essas resinas darão origem a autopeças, componentes para computadores e para a indústria aeroespacial e eletroeletrônica, a garrafas, calçados, brinquedos, isolantes térmicos e acústicos… Enfim, a tantos itens que fica difícil imaginar o mundo, hoje, sem o plástico, tantas e tão diversas são as suas aplicações.

Disponível em:  http://atividadesdeciencias.blogspot.com.br. Acesso em: 03 set. 2021.

As substâncias, em destaque, são exemplos de

(A) amidos.
(B) celulose.
(C) proteínas.
(D) ácidos nucleicos.
(E) polímeros sintéticos.

(UEMA/2014-Adaptada) Leia o texto a seguir.

 “Dieta das proteínas: mais músculos, menos barriga. A dieta das proteínas é uma aliada e tanto para emagrecer, acabar com os pneuzinhos e ainda turbinar os músculos. E o melhor tudo isso sem perder o pique nem passar fome”.

Disponível em: http://www.corpoacorpo.uol.br. Acesso em: 03 set. 2021.

As proteínas, substâncias indispensáveis para uma dieta saudável, são formadas pela união de um número muito grande de – aminoácidos.

Sobre essa união, pode-se dizer que as proteínas são compostos formados

QUESTÃO 09   

(ENEM/2012) O senso comum nos diz que os polímeros orgânicos (plásticos) em geral são isolantes elétricos. Entretanto, os polímeros condutores são materiais orgânicos que conduzem eletricidade. O que faz estes polímeros diferentes é a presença das ligações covalentes duplas conjugadas com ligações simples, ao longo de toda a cadeia principal, incluindo grupos aromáticos. Isso permite que um átomo de carbono desfaça a ligação dupla com um vizinho e refaça-a com outro. Assim, a carga elétrica desloca-se dentro do material.

FRANCISCO, R. H. P. Polímeros condutores. Revista Eletrônica de Ciências, n. 4, fev. 2002. Disponível em: www.cdcc.usp.br. Acesso em: 29 fev. 2012 (adaptado).

De acordo com o texto, qual dos polímeros seguintes seria condutor de eletricidade?

QUESTÃO 10   

(ENEM/2016-adaptada) As sacolas plásticas são utilizadas em grande quantidade no Brasil por serem práticas, leves e de baixo custo. Porém, o tempo necessário para que sofram degradação nas condições do meio é de, no mínimo, 100 anos. Com o intuito de reduzir o impacto ambiental desses produtos, as sacolas biodegradáveis foram introduzidas no mercado. Essas sacolas são confeccionadas de um material polimérico que confere a elas uma característica que as torna biodegradáveis.

A qual característica das sacolas biodegradáveis o texto faz referência?

Elevada massa molecular do polímero.

(A) Elevada massa molecular do polímero.
(B) Espessura fina do material que as constitui.
(C) Baixa resistência aos líquidos nas condições de uso.
(D) Baixa resistência ao ataque por microrganismos em condições adequadas.
(E) Ausência de anéis aromáticos na estrutura do polímero usado na confecção das sacolas.

GABARITO

Questão 01 – B
Questão 02 – B
Questão 03 – D
Questão 04 – C
Questão 05 – D
Questão 06 – E
Questão 07 – E
Questão 08 – D
Questão 09 – A
Questão 10 – D