Semana 29 – História – A crise do populismo e o regime militar - 17/11/2021

16 de novembro d 2021

QUESTÃO 01  

(ENEM/2015-Adaptada) Leia o texto a seguir.

ZIRALDO. 20 anos de prontidão. In: LEMOS, R. (org.). Uma história do Brasil através da caricatura (1840-2001). Rio de Janeiro: Letras & Expressões, 2001.

No período de 1964 a 1985, a estratégia do Regime Militar abordada na charge foi caracterizada pela

(A) priorização da segurança nacional.
(B) captação de financiamentos estrangeiros.
(C) execução de cortes nos gastos públicos.
(D) nacionalização de empresas multinacionais.
(E) promoção de políticas de distribuição de renda.

 QUESTÃO 02  

(ENEM/2020-Adaptada) Leia o texto a seguir.

A Divisão Internacional do Trabalho significa que alguns países se especializam em ganhar e outros, em perder. Nossa comarca no mundo, que hoje chamamos América Latica, foi precoce: especializou-se em perder desde os remotos tempos em que os europeus do Renascimento se aventuraram pelos mares e lhe cravaram os dentes na garganta. Passaram-se os séculos e a América Latina aprimorou suas funções.

GALEANO, E. As veias abertas da América Latina. São Paulo: Paz e Terra, 1978.

Escrito nas décadas de 1970, o texto considera a participação da América Latina na Divisão Internacional do Trabalho marcado pela

(A) produção inovadora de padrões de tecnologia.
(B) superação paulatina do caráter agroexportador.
(C) apropriação imperialista dos recursos territoriais.
(D) valorização econômica dos saberes tradicionais.
(E) dependência externa do suprimento de alimentos.

QUESTÃO 03  

(ENEM/2017-Adaptada) Leia os textos  a seguir.

Elaborada em 1969, a releitura contida na Figura 2 revela aspectos de uma trajetória e obra dedicadas à

(A) censura moral das produções culturais.
(B) limite do processo de distensão política.
(C) interferência militar de países estrangeiros.
(D) representação social das agremiações partidárias.
(E) impedimento de eleição das assembleias estaduais.

QUESTÃO 04  

(ENEM/2018-Adaptada) Leia o texto a seguir.

São Paulo, 10 de janeiro de 1979.

Exmo. Sr. Presidente Ernesto Geisel.

Considerando as instruções dadas por V. S. de que sejam negados os passaportes aos senhores Francisco Julião, Miguel Arraes, Leonel Brizola, Luis Prestes, Paulo Schilling, Gregório Bezerra, Márcio Moreira Alves e Paulo Freire.

Considerando que, desde que nasci, me identifico plenamente com a pele, a cor dos cabelos, a cultura, o sorriso, as aspirações, a história e o sangue destes oito senhores.

Considerando tudo isto, por imperativo de minha consciência, venho por meio desta devolver o passaporte que, negado a eles, me foi concedido pelos órgãos competentes de seu governo.

Carta do cartunista Henrique de Souza Filho, conhecido como Henfil. In: HENFIL. Cartas da mãe. Rio de Janeiro: Codecri, 1981 (adaptado).

No referido contexto histórico, a manifestação do cartunista Henfil expressava uma crítica ao/à

(A) censura moral das produções culturais.
(B) limite do processo de distensão política.
(C) interferência militar de países estrangeiros.
(D) representação social das agremiações partidárias.
(E) impedimento de eleição das assembleias estaduais.

QUESTÃO 05  

(ENEM/2016-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Disponível em: www1.folha.oul.com.br. Acesso em: 9 nov. 2011.

Para além de objetivos específicos, muitos movimentos sociais interferem no contexto sociopolítico e ultrapassam dimensões imediatas, como foi o caso das mobilizações operárias, ocorridas em 1979 na cidade de São Paulo. Nesse sentido, ao mesmo tempo em que lutavam por seus direitos, essas mobilizações contribuíram com o/a

(A) elaboração de novas políticas que garantiram a estabilidade econômica do país.
(B) instalação de empresas multinacionais no Brasil.
(C) legalização dos sindicatos no Brasil.
(D) surgimento das políticas governamentais assistencialistas.
(E) processo de redemocratização do Brasil.

QUESTÃO 06  

(ENEM/2017-Adaptada) Observe o texto a seguir.

No período anterior ao golpe militar de 1964, os documentos episcopais indicavam para os bispos que o desenvolvimento econômico, e claramente o desenvolvimento capitalista, orientando-se no sentido da justa distribuição da riqueza, resolveria o problema da miséria rural e, consequentemente, suprimiria a possibilidade do proselitismo e da expansão comunista entre os camponeses. Foi nesse sentido que o golpe de Estado, de 31 de março de 1964, foi acolhido pela Igreja.

MARTINS, J. S. A política do Brasil: lúmperi e místico. São Paulo: Contexto, 2011 (adaptado).

Em que pesem as divergências no interior do clero após a instalação da ditadura civil-militar, o posicionamento mencionado no texto fundamentou-se no entendimento da hierarquia católica de que o/a

(A) luta de classes é estimulada pelo livre mercado.
(B) poder oligárquico é limitado pela ação do Exército.
(C) doutrina cristã é beneficiada pelo atraso do interior.
(D) espaço político é dominado pelo interesse empresarial.
(E) manipulação ideológica é favorecida pela privação material.

QUESTÃO 07  

(ENEM/2018-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Os soviéticos tinham chegado a Cuba muito cedo na década de 1960, esgueirando-se pela fresta aberta pela imediata hostilidade norte-americana em relação ao processo social revolucionário. Durante três décadas os soviéticos mantiveram sua presença em Cuba com bases e ajuda militar, mas, sobretudo, com todo o apoio econômico que, como saberíamos anos mais tarde, mantinha o país à tona, embora nos deixasse em dívida com os irmãos soviéticos – e depois com seus herdeiros russos – por cifras que chegavam a US$ 32 bilhões. Ou seja, o que era oferecido em nome da solidariedade socialista tinha um preço definido.

PADURA, L. Cuba e os russos. Folha de São Paulo, 19 jul. 2014 (adaptado).

O texto indica que durante a Guerra Fria as relações internas em um mesmo bloco foram marcadas pelo/a

(A) busca da neutralidade política.
(B) estímulo à competição comercial.
(C) subordinação à potência hegemônica.
(D) elasticidade das fronteiras geográficas.
(E) compartilhamento de pesquisas científicas.

QUESTÃO 08   

(ENEM/2018-Adaptada) Leia o texto a seguir.

A democracia que eles pretendem é a democracia dos privilégios, a democracia da intolerância e do ódio. A democracia que eles querem é para liquidar com a Petrobras, é a democracia dos monopólios, nacionais e internacionais, a democracia que pudesse lutar contra o povo. Ainda ontem eu afirmava que a democracia jamais poderia ser ameaçada pelo povo, quando o povo livremente vem para as praças – as praças que são do povo. Para as ruas – que são do povo.

Disponível em: http://gg.gg/wbzn2. Acesso em: 29 out. 2015.

Em um momento de radicalização política, a retórica no discurso do presidente João Goulart, proferido no comício da Central do Brasil, buscava justificar a necessidade de

(A) conter a abertura econômica para conseguir a adesão das elites.
(B) impedir a ingerência externa para garantir a conservação de direitos.
(C) regulamentar os meios de comunicação para coibir os partidos de oposição.
(D) aprovar os projetos reformistas para atender a mobilização de setores trabalhistas.
(E) incrementar o processo de desestatização para diminuir a pressão da opinião pública.

QUESTÃO 09   

(ENEM/2017-Adaptada) Leia a charge a seguir.

ILLINGWORTH, L. G. Outubro de 1962. Disponível em: www.llgo.org.uk. Acesso em: 8 mar. 2016.

A charge faz alusão à intensa rivalidade entre as duas maiores potências do século XX. O momento mais tenso dessa disputa foi provocado pela

(A) ampliação da Guerra do Vietnã.
(B) construção do muro de Berlim.

(C) instalação de mísseis em Cuba.
(D) eclosão da Guerra dos Sete Dias.
(E) invasão do território do Afeganistão.

QUESTÃO 10   

(UEL-PR/2010-Adaptada) Leia os textos a seguir.

TEXTO I

Os cinco anos do governo Juscelino são lembrados como um período de otimismo associado a grandes realizações, cujo maior exemplo é a construção de Brasília. […] A ideia não era nova, pois a primeira Constituição Republicana, de 1891, atribuía ao Congresso a competência de “mudar a capital da União”. Coube porém a Juscelino levar o projeto à prática, com enorme entusiasmo, mobilizando recursos e mão de obra constituída principalmente por migrantes nordestinos – os chamados “candangos”.

FAUSTO, B. História do Brasil. 8. ed. São Paulo: EDUSP/FDE, 2000. p. 425-430.

TEXTO II

[…] Eu inauguro o monumento
No Planalto Central do País […]
O monumento é de papel crepom e prata
Os olhos verdes da mulata
A cabeleira esconde atrás da verde mata
O luar do sertão […]
O monumento não tem porta
A entrada é uma rua antiga,
Estreita e torta
E no joelho uma criança sorridente,
Feia e morta,
Estende a mão […]

VELOSO, C. Tropicália. Álbum Tropicália. Rio de Janeiro: Polygram, 1967.

Considerando os textos I e II e os conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que a construção de Brasília representou

(A) a síntese de um período de desenvolvimento econômico sem precedentes na história nacional, pela prosperidade ocasionada pelo deslocamento maciço de populações empobrecidas do Nordeste para a nova área de ocupação.
(B) a construção da primeira cidade planejada do Brasil, época em que se inaugura a modernização do país propiciando também a remodelação de portos, construção de ferrovias, aeroportos e indústrias de base.
(C) uma época na qual o país buscou superar de forma rápida o atraso econômico da sociedade agroexportadora e adentrar no mundo urbano industrial, vivendo, no entanto, uma série de contradições sociais geradas pela concentração de renda.
(D) o coroamento do esforço governamental, iniciado na Primeira República, que procurava estimular a ocupação territorial, promovendo a reforma agrária, o desenvolvimento industrial descentralizado e a modernização do país.
(E) a reformulação do movimento conhecido como “Marcha para o Oeste”, que procurou transformar áreas despovoadas do Brasil em polos de desenvolvimento industrial, política consolidada na Era Varga

GABARITO

Questão 01 – B
Questão 02 – C
Questão 03 – E
Questão 04 – B
Questão 05 – D
Questão 06 – E
Questão 07 – C
Questão 08 – D
Questão 09 – C
Questão 10 – C