Semana 29 – Inglês – Grammar and text comprehension - 17/11/2021
QUESTÃO 01
(ENEM/2017-Adapted) Read the following text.
One of the things that made an incredible impression on me in the film was Frida’s comfort in and celebration of her own unique beauty. She didn’t try to fit into conventional ideas or images about womanhood or what makes someone or something beautiful. Instead, she fully inhabited her own unique gifts, not particularly caring what other people thought. She was magnetic and beautiful in her own right. She painted for years, not to be a commercial success or to be discovered, but to express her own inner pain, joy, family, love and culture. She absolutely and resolutely was who she was. The trueness of her own unique vision and her ability to stand firmly in her own truth was what made her successful in the end.
HUTZLER, L.
A autora desse comentário sobre o filme Frida mostra-se impressionada com o fato de a pintora
(A) ter uma aparência exótica. (B) vender bem a sua imagem. (C) ter grande poder de sedução. (D) assumir sua beleza singular. (E) recriar-se por meio da pintura.
QUESTÃO 02
(ENEM/2010-Adapted) Read the following text.
Viva la Vida
I used to rule the world Seas would rise when I gave the word Now in the morning and I sleep alone Sweep the streets I used to know I use to roll the dice Feel the fear in my enemy’s eyes Listen as the crowd would sing “Now the old king is dead! Long live the king!” One minute I held the key Next the walls were closed on me And I discovered that my castles stand Upon pillars of salt and pillars of sand
MARTIN, C. Viva la Vida, Coldplay. In: Viva la Vida or Death and all his friends. Parlophone, 2008.
Letras de músicas abordam temas que, de certa forma, podem ser reforçados pela repetição de trechos ou palavras. O fragmento da canção Viva la Vida, por exemplo, permite conhecer o relato de alguém que
(A) costumava ter o mundo aos seus pés e, de repente, se viu sem nada. (B) almeja o título de rei e, por ele, tem enfrentado inúmeros inimigos. (C) causa pouco temor a seus inimigos, embora tenha muito poder. (D) limpava as ruas e, com seu esforço, tornou-se rei de seu povo. (E) tinha a chave para todos os castelos nos quais desejava morar.
QUESTÃO 03
(ENEM/2018-Adapted) Read the following text.
No cartum, a crítica está no fato de a sociedade exigir do adolescente que
(A) se aposente prematuramente. (B) amadureça precocemente. (C) estude aplicadamente. (D) se forme rapidamente. (E) ouça atentamente.
QUESTÃO 04
(ENEM/2018-Adapted) Read the cartoon below.
1984 (excerpt)
‘Is it your opinion, Winston, that the past has real existence?’ […] O’Brien smiled faintly. ‘I will put it more precisely. Does the past exist concretely, in space? Is there somewhere or other a place, a world of solid objects, where the past is still happening?’ ‘No.’ ‘Then where does the past exist, is at all?’ ‘In records. It is written down.’ ‘In records. And _?’ ‘In the mind. In human memories.’ ‘In memory. Very well, then. We, the Party, control all records, and we control all memories. Then we control the past, do we not?’
ORWELL, G. Nineteen Eighty-Four. New York: Signet Classics, 1977.
O romance 1984 descreve os perigos de um Estado totalitário. A ideia evidenciada nessa passagem é que o controle do Estado se dá por meio do/a
(A) boicote a ideais libertários. (B) veto ao culto das tradições. (C) poder sobre memórias e registros. (D) censura a produções orais e escritas. (E) manipulação de pensamentos individuais.
QUESTÃO 05
(ENEM/2014-Adapted) Read the cartoon below.
A internet tem servido a diferentes interesses, ampliando, muitas vezes, o contato entre pessoas e instituições. Um exemplo disso é o site WeFeedback, no qual a internauta Kate Watts
(A) comprou comida em promoção. (B) se inscreveu em um concurso. (C) fez doação para caridade. (D) participou de pesquisa de opinião. (E) se voluntariou para trabalho social.
QUESTÃO 06
(ENEM/2020-Adapted) Read the cartoon below.
Os recursos usados nesse pôster de divulgação de uma campanha levam o leitor a refletir sobre a necessidade de
(A) criticar o tipo de tratamento dado à mulher. (B) rever o desempenho da mulher no trabalho. (C) questionar a sobrecarga de atribuições da mulher. (D) analisar as pesquisas acerca dos direitos da mulher. (E) censurar a mulher pelo uso de determinadas palavras.
QUESTÃO 07
(ENEM/2020-Adapted) Read the cartoon below.
A Minor Bird
I have wished a bird would fly away, And not sing by my house all day;
Have clapped my hands at him from the door When it seemed as if I could bear no more. The fault must partly have been in me. The bird was not to blame for his key.
And of course there must be something wrong In wanting to silence any song.
FROST, R. West-running Brook. New York: Henry Holt and Company, 1928.
No poema de Robert Frost, as palavras “fault” e “blame” revelam por parte do eu lírico uma
(A) culpa por não poder cuidar do pássaro. (B) atitude errada por querer matar o pássaro. (C) necessidade de entender o silêncio do pássaro. (D) sensibilização com relação à natureza do pássaro. (E) irritação quanto à persistência do canto do pássaro.
QUESTÃO 08
(ENEM/2015-Adapted) Read the following text.
My brother the star, my mother the earth my father the sun, my sister the moon, to my life give beauty, to my body give strength, to my corn give goodness, to my house give peace, to my spirit give truth, to my elders give wisdom.
Produções artístico-culturais revelam visões de mundo próprias de um grupo social. Esse poema demonstra a estreita relação entre a tradição oral da cultura indígena norte-americana e a
(A) transmissão de hábitos alimentares entre gerações. (B) dependência da sabedoria de seus ancestrais. (C) representação do corpo em seus rituais. (D) importância dos elementos da natureza. (E) preservação da estrutura familiar.
QUESTÃO 09
(ENEM/2020-Adapted) Read the following text.
A Mother in a Refugee Camp No Madonna and Child could touch Her tenderness for a son She soon would have to forget… The air was heavy with odors of diarrhea, Of unwashed children with washed-out ribs And dried-up bottoms waddling in labored steps Behind blown-empty bellies. Other mothers there Had long ceased to care, but not this one: She held a ghost-smile between her teeth, and in her eyes the memory Of a mother’s pride… She had bathed him And rubbed him down with bare palms. She took from their bundle of possessions A broken comb and combed The rust-colored hair left on his skull And then — humming in her eyes — began carefully [to part it. In their former life this was perhaps A little daily act of no consequence Before his breakfast and school; now she did it Like putting flowers on a tiny grave.
ACHEBE, C. Collected Poems. New Yorrk: Anchor Books, 2004.
O escritor nigeriano Chinua Achebe traz uma reflexão sobre a situação dos refugiados em um cenário pós-guerra civil em seu país. Essa reflexão é construída no poema por meio da representação de uma mãe, explorando a/as
(A) demonstração de orgulho por não precisar pedir doações. (B) descrições artísticas detalhadas de uma obra conhecida. (C) aceitação de um diagnóstico de doença terminal do filho. (D) consternação ao visitar o túmulo do filho recém-falecido. (E) impressões sensoriais experimentadas no ambiente.
QUESTÃO 10
(ENEM/2012-adapted) Read the following text.
Aproveitando-se de seu status social e da possível influência sobre seus fãs, o famoso músico Jimi Hendrix associa, em seu texto, os termos love, power e peace para justificar sua opinião de que o/a
(A) paz tem o poder de aumentar o amor entre os homens. (B) amor pelo poder deve ser menor do que o poder do amor. (C) poder deve ser compartilhado entre aqueles que se amam. (D) amor pelo poder é capaz de desunir cada vez mais as pessoas. (E) paz será alcançada quando a busca pelo poder deixar de existir.
GABARITO
Questão 01 – D Questão 02 – A Questão 03 – B Questão 04 – C Questão 05 – C Questão 06 – A Questão 07 – D Questão 08 – D Questão 09 – E Questão 10 – B