Atividade para Nivelamento e Ampliação 1º Período – 2ª Série - 23/02/2022

23 de fevereiro de 2022

LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS

LÍNGUA PORTUGUESA

  • HABILIDADE BNCC/HABILIDADE SAEGO 2021

(EM13LP06) Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da escolha de determinadas palavras ou expressões e da ordenação, combinação e contraposição de palavras, dentre outros, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de uso crítico de língua.
D1 – Localizar informações explícitas.
D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
D15 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

  • OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – DC – GOEM

(GO-EMLP06D) Reconhecer os diferentes recursos da linguagem verbal e não verbal em diferentes tipologias textuais e diferentes gêneros discursivos, descrevendo os recursos utilizados nos textos para analisar os efeitos de sentido desses usos linguísticos na construção de sentido.

  • OBJETO DE CONHECIMENTO

Estratégias de leitura e compreensão de textos.

Leia um trecho do texto, a seguir, e responda aos itens de 01 a 06.

Supercopa do (confuso) Brasil

A Supercopa e a saga insana por técnicos importados sintetizam o desalinhamento do futebol brasileiro. Se a Copa do Mundo começasse hoje, Atlético-MG e Flamengo não teriam um jogador titular entre os 11 do Tite. Os times candidatos ao título, amanhã, em Cuiabá, são escalados por estrangeiros. Sinal dos tempos estranhos em um país no qual quatro ex-treinadores da Seleção estão desempregados – e poucos ou nenhum time cogita contratá-los.

[…]

No campo das ideias, as duas pranchetas estão entregues a técnicos importados. […]. Reflexo da perda de confiança na escola brasileira.

Além de Atlético e Flamengo, o Palmeiras é liderado pelo lusitano Abel Ferreira. Também Corinthians anunciará sucessor europeu para Sylvinho.

Portanto, se o Timão oficializar mais um, a Série A começará com sete técnicos importados. […]

Por essas e outras, reafirmo: a Supercopa é uma síntese do contraditório futebol brasileiro.

LIMA, M. P. Supercopa do (confuso) Brasil. Correio Braziliense, 10 fev. 2022. Disponível em: https://tinyurl.com/GEPROMLPI785 . Acesso em: 11 fev. 2022.

ITEM 01

O texto aborda sobre a/o

(A) supercopa e os preparativos para Copa do Mundo.
(B) contratação de técnicos estrangeiros no Brasil.
(C) desalinhamento do futebol brasileiro.
(D) ausência de titulares dos grandes clubes.
(E) desemprego entre ex-treinadores da seleção.

ITEM 02

Segundo o articulista, o desmazelamento do futebol brasileiro, em relação à Copa do Mundo, acontece em razão da/de

(A) ausência de titulares do Atlético Mineiro.
(B) falta de escala para os atletas do Flamengo.
(C) ex-técnicos estarem desempregados.
(D) forte atuação de técnicos estrangeiros.
(E) perda de confiança na escola brasileira.

ITEM 03

Para o articulista, a saga insana da contratação de técnicos estrangeiros realça o

(A) campo de ideias, pranchetas nas mãos estrangeiras.
(B) líder lusitano no comando do Palmeiras.
(C) anúncio do sucessor europeu para o Corinthians.
(D) desemprego de quatro ex-treinadores da Seleção.
(E) contraditório do futebol brasileiro.

ITEM 04

“[…] e poucos ou nenhum time cogita contratá-los.”
No trecho, a conjunção destacada enfatiza uma

(A) escolha.
(B) anulação.

(C) inclusão.
(D) exclusão.
(E) dúvida.

ITEM 05

“Também Corinthians anunciará sucessor europeu para Sylvinho.”
No trecho, o advérbio “também” estabelece a relação de

(A) acréscimo.
(B) inclusão.
(C) exclusão.
(D) dúvida.
(E) intensidade.

ITEM 06

“Portanto, se o Timão oficializar mais um, a Série
A começará com sete técnicos importados.”
No trecho, a conjunção destacada indica

(A) acréscimo em relação ao parágrafo anterior.
(B) alternância do assunto proposto.
(C) oposição ao anteriormente enunciado.
(D) explicação em relação ao contexto anterior.
(E) conclusão em relação ao assunto debatido.

Leia um trecho do texto, a seguir, e responda aos itens de 07 a 12.

A importância do exame toxicológico

          De acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas 2021 da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2020, mais de 275 milhões de pessoas usaram drogas e 36 milhões sofreram de transtornos causados pelo seu uso. Entretanto, vale destacar que, historicamente, no Brasil e no mundo, o combate às drogas sempre foi feito utilizando repressão e fiscalização. E, aproveitando o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, em 20 de fevereiro, cabe noticiar uma revolução silenciosa no desestímulo ao uso de drogas, e que está ocorrendo no trânsito brasileiro de forma crescente e extremamente importante. Muitos ainda não sabem como esse exame pode prevenir cada vez mais o cenário dos acidentes de trânsito nas estradas e rodovias nacionais.

          Desde março de 2016, está em vigor a exigência legal do exame toxicológico de larga janela de detecção para motoristas das categorias C, D e E (caminhões, ônibus, carretas e vans). Por meio da análise laboratorial da queratina, com a coleta de cabelos, pelos ou unhas, é possível identificar o uso frequente de drogas nos últimos 90 e até 180 dias. […] o condutor está inabilitado para dirigir, porque os índices de drogas presentes no seu organismo afetam a sua capacidade de tomar decisões seguras ao volante.

      O exame toxicológico, então, passou a ser uma ferramenta essencial para tornar a estrada mais segura.[…] Precisamos ampliar seu uso para enfrentar o devastador tsunami das drogas. Tudo isso sem custo para o Estado. Portanto, é uma mudança de paradigma que confirma a importância da prevenção, em comparação com a repressão.

DIAS, R. B. A importância do exame toxicológico. Correio Braziliense, 22 fev. 2022. Disponível em: https://tinyurl.com/GEPROMLPI786.  Acesso em: 22 fev. 2022. 

ITEM 07

No artigo de opinião é abordado sobre

(A) relatório mundial sobre drogas 2021.
(B) transtornos causados pelo uso das drogas.
(C) repressão e fiscalização ao combate às drogas.
(D) combate às drogas e ao alcoolismo.
(E) prevenção de acidentes de trânsito.

ITEM 08

No texto, temos uma opinião em

(A) “[…] 275 milhões de pessoas usaram drogas […].”
(B) “[…] 36 milhões sofreram de transtornos causados pelo seu uso […].”
(C) “Desde março de 2016, está em vigor a exigência legal do exame toxicológico de larga janela de detecção […].”
(D) “[…] é possível identificar o uso frequente de drogas nos últimos 90 e até 180 dias.”
(E) “Precisamos ampliar seu uso para enfrentar o devastador tsunami das drogas.”

ITEM 09

O texto tem como função social

(A) informar sobre os efeitos das drogas e do álcool em condutores de veículos.
(B) divulgar os índices de transtornos causados pelo efeito do uso de drogas e álcool.
(C) opinar sobre a importância dos exames
toxicológicos e combate ao uso das drogas.
(D) convencer aos usuários sobre exames toxicológicos preventivos.
(E) apresentar dados sobre o número de acidentes causados pelos efeitos das drogas e alcoolismo.

ITEM 10

“Entretanto, vale destacar que, historicamente, no Brasil e no mundo, o combate às drogas sempre foi feito utilizando repressão e fiscalização.”
No trecho, a palavra destacada trata-se de uma conjunção

(A) aditiva.
(B) adversativa.
(C) explicativa.
(D) conclusiva
(E) alternativa.

ITEM 11

“[…] o condutor está inabilitado para dirigir, porque os índices de drogas presentes no seu organismo afetam a sua capacidade de tomar decisões seguras ao volante.”
No trecho, a palavra destacada

(A) conclui o assunto iniciado na primeira oração.
(B) apresenta acréscimo ao sentido da primeira oração.
(C) explica completando o sentido da oração anterior.
(D) indica oposição ao enunciando da primeira oração.
(E) indica escolha ou exclusão por apresentar alternância.

ITEM 12

“Portanto, é uma mudança de paradigma que confirma a importância da prevenção, em comparação com a repressão.”
No trecho, a conjunção conclusiva destacada pode ser substituída sem prejuízo de sentido por

(A) desse modo.
(B) mas também.
(C) entretanto.
(D) todavia.
(E) contudo.

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

MATEMÁTICA

  • HABILIDADE BNCC/ HABILIDADE SAEGO 2021

(EM13MAT314) Resolver e elaborar problemas que envolvem grandezas determinadas pela razão ou pelo produto de outras (velocidade, densidade demográfica, energia elétrica etc.).
D4 – Identificar a relação entre o número de vértices, faces e/ou arestas de poliedros expressa em um problema.
D11 – Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
D15 – Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas
.

  • OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – DC – GOEM

(GO-EMMAT314B) Resolver problemas que envolvem relação entre grandezas, analisando se as relações existentes são diretamente ou inversamente proporcionais para avaliar/criar propostas de intervenção na realidade.

  • OBJETO DE CONHECIMENTO

Razão e Proporção.

ITEM 13

Com a utilização da Relação de Euler (𝐹 + 𝑉 = 𝐴 + 2), determine qual o número de faces de um poliedro com 12 arestas e 9 vértices.

(A) 4
(B) 5
(C) 6

(D) 7
(E) 8

ITEM 14

Henrique tateou um poliedro e determinou que possui 7 faces e 12 vértices.
Qual o número de arestas que esse poliedro possui?

(A) 11
(B) 13
(C) 15
(D) 17
(E) 19

ITEM 15

Para reforçar uma caixa, é necessário colocar três pregos em cada vértice.
Sabendo que essa caixa possui 7 faces e 17 arestas, qual a quantidade de pregos necessária para reforçar a caixa?

(A) 10
(B) 24
(C) 36
(D) 42
(E) 58

ITEM 16

Observe a figura a seguir.

Qual a medida do perímetro do polígono apresentado na figura?

(A) 22 cm
(B) 30 cm

(C) 32 cm
(D) 64 cm
(E) 120 cm

ITEM 17

Um canteiro tem a forma de um pentágono regular como mostrado na figura a seguir.

Deseja-se cercar esse canteiro, quantos metros de cerca serão necessários para cercar o canteiro completamente?

(A) 25 metros
(B) 30 metros
(C) 35 metros
(D) 40 metros
(E) 45 metros

ITEM 18

Observe o polígono a seguir.

Assinale a alternativa que apresenta a medida do perímetro do polígono apresentado.

(A) 14
(B) 24
(C) 34
(D) 44
(E) 54

ITEM 19

Observe o quadrado a seguir.

Qual a área do quadrado apresentado?

(A) 16 cm²
(B) 24 cm²
(C) 32 cm²
(D) 54 cm²
(E) 64 cm²

ITEM 20

Observe o triângulo retângulo a seguir.

Qual a área do triângulo apresentado?

(A) 31 cm²
(B) 78 cm²
(C) 84 cm²
(D) 100 cm²
(E) 168 cm²

ITEM 21

Observe o formato do terreno a seguir.

Sabe-se que esse terreno será revestido com gramado sintético que será comprado por R$12,50 o metro quadrado.

Qual o valor total que será gasto na compra do gramado?

(A) R$ 250,00
(B) R$ 575,00
(C) R$ 1 050,00
(D) R$ 1 250,00
(E) R$ 2 550,00

ITEM 22

Paulo foi ao mercado e pegou 4 quilos de tomate, pagou 15 reais pela compra. Se ele tivesse adquirido 6 quilos, iria pagar

(A) 20 reais.
(B) 21 reais e 50 centavos.
(C) 22 reais.
(D) 22 reais e 50 centavos.
(E) 23 reais.

ITEM 23

Uma maquete foi construída por 4 pessoas em um período de 9 dias.
Se 9 pessoas, igualmente capazes, trabalhassem na construção dessa mesma maquete, quanto tempo elas levariam para finalizar o trabalho?

(A) 4 dias
(B) 5 dias
(C) 7 dias
(D) 12 dias
(E) 15 dias

ITEM 24

Uma casa é construída em 75 dias, com 8 operários trabalhando 8 horas por dia.
Se o número de operários fosse reduzido para 5, em quantos dias eles conseguiriam finalizar a construção da casa, trabalhando nas mesmas condições?

(A) 100 dias
(B) 150 dias
(C) 190 dias
(D) 200 dias
(E) 300 dia
s