Atividade para Nivelamento e Ampliação – 2º Período – Nível I – Língua Portuguesa – 2ª Série - 27/05/2022
27 de maio de 2022
HABILIDADE BNCC/HABILIDADE SAEGO 2021
(EM13LP02) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema solução; definição/exemplos etc.)
D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.
D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
D19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrentes da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintático.
D20 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – DC – GOEM
(GO-EMLP02B) Estruturar as partes de textos escritos e orais, estabelecendo as relações adequadas, considerando a composição presente na disseminação das práticas culturais contemporâneas, no estilo e na sua funcionalidade em diferentes situações de uso para desenvolver as relações de textualidade e de interdiscursividade.
OBJETO DE CONHECIMENTO
Textualidade: estrutura do texto. Coesão: conjunções, preposição e pronomes, advérbios (referentes e referenciais, elementos de coesão). Estrutura (textos híbridos e multissemióticos). Tema/assunto, fato e opinião.
Leia o texto do poeta Nicolas Behr, nascido em Cuiabá, em 1958, e responda aos itens 01 a 04.
Receita
Nicolas Behr
Ingredientes
2 conflitos de gerações 4 esperanças perdidas 3 litros de sangue fervido 5 sonhos eróticos 2 canções dos Beatles
Modo de preparar
dissolva os sonhos eróticos nos dois litros de sangue fervido e deixe gelar seu coração leve a mistura ao fogo adicionando dois conflitos de gerações às esperanças perdidas corte tudo em pedacinhos e repita com as canções dos Beatles o mesmo processo usado com os sonhos eróticos, mas dessa vez deixe ferver um pouco mais e mexa até dissolver parte do sangue pode ser substituído por suco de groselha mas os resultados não serão os mesmos sirva o poema simples ou com ilusões.
BEHR, Nicolas. Em: BEHR, Nicolas. Restos Vitais. Brasília: edição do Autor p.65-66.
01
A finalidade da receita do poeta é a mesma das receitas anteriores? Explique.
02
Que elementos diferentes e semelhantes existem entre a receita do poeta e as demais receitas analisadas?
03
Interprete o significado do “Modo de preparar” do poema “Receita”, dividido a seguir em duas partes:
a)Primeira parte: do primeiro ao sétimo verso.
b)Segunda parte: do oitavo ao último verso.
04
O significado de “Sangue fervido”, no contexto do poema “Receita”, é
(A) sangue em temperatura alta. (B) enfurecer-se, ficar paciente. (C) febre proveniente de infecção. (D) aliviar-se, sentir-se acalmado. (E) conter-se com a forma de preparo.
05
Leia o texto a seguir.
Modelo de relatório do aluno pronto (por aluno)
Neste período, Analice teve um bom desempenho, envolvendo-se com interesse nas atividades propostas.
Continua estabelecendo um relacionamento muito amigável com seus colegas e professores. É muito atenta em aula e procura ajudar os colegas sempre que possível.
Colabora no fortalecimento da amizade e respeito às regras de convívio na Escola.na linguagem oral, consegue se expressar com clareza e sequência lógica de ideias .na linguagem escrita consegue ler e escrever palavras e frases simples. Na área do pensamento lógico não apresenta dificuldades, realizando com habilidade a adição e subtração.
Na maioria das vezes, seja na realização das atividades, apresentações e outros, Analice mostra-se entusiasmada incentivando os colegas a participarem
ativamente das atividades propostas por mim ou por seus pares.
Com relação às tarefas escolares de casa continua demonstrando muita responsabilidade e capricho. É necessário que a família continue incentivando-a, encorajando-a a realizar as atividades e orientando-a no que for necessário. da mesma forma, é necessário valorizar as suas conquistas para que ele possa superar suas dificuldades.
MODELO de relatório do aluno pronto (por aluno). Em: Educação e transformação.
Assinale a alternativa correta quanto a fatos e opiniões expressos no texto.
(A) fato: “É necessário que a família continue incentivando-a […].” opinião: “Analice mostra-se entusiasmada incentivando os colegas[…].” (B) fato: “É necessário que a família continue incentivando-a […].” opinião: “Colabora no fortalecimento da amizade e respeito[…].” (C) fato: “Na linguagem oral, consegue se expressar com clareza […].” opinião: “É necessário que a família continue orientando-a[…].” (D) fato: “[…]continua demonstrando muita responsabilidade e capricho […].” opinião: “É muito atenta em aula e procura ajudar os colegas […].” (E) fato: “não necessita que você não continue incentivando-a […].” opinião: “Colabora no fortalecimento da amizade e respeito[…].”
Leia o texto, a seguir, de Carlos Drummond de Andrade “Lira Romantiquinha”, e responda aos itens 06 a 09.
Lira Romantiquinha
Por que me trancas o rosto e o riso e assim me arrancas do paraíso?
Por que não queres, deixando o alarme (ai, Deus: mulheres!), acarinhar-me?
Por que cultivas as sem perfume e agressivas flores do ciúme?
Acaso ignoras que te amo tanto, todas as horas, já nem sei quanto?
Visto que em suma é todo teu, de mais nenhuma, o peito meu?
Anjo sem fé nas minhas juras, porque é que é que me angusturas?
Minh’alma chove frio, tristinho. Não te comove este versinho?
Disponível em: http://gg.gg/116tc7. Acesso em: 15 maio 2022.
06
Assinale a alternativa correta.
(A) “Lira romantiquinha “é um poema de forma fixa, com métrica regular de quatro sílabas. (B) o tema de “Lira romantiquinha” é amoroso, mas o poema tem conotação política e social. (C) os poemas “Lira romantiquinha” tem como tema brincadeiras de rua. (D) a linguagem de “Lira romantiquinha” é semelhante à linguagem do estilo romântico. (E) a linguagem é simples e ao mesmo tempo robuscada.
07
Explique o significado do poema e qual é o estilo do eu lírico.
08
Transcreva palavras ou expressões que revelam ironia por parte do eu lírico.
09
Explique por que o poema de Carlos Drummond de Andrade é uma paródia do Romantismo.
Leia a crônica “o amor de Tumitinha” de Mario Prata, a seguir, e responda aos itens 10 e 11.
Você também deve ter alguma palavra que aprendeu na infância, achava que tinha um certo significado e aquilo ficou impregnado na sua cabeça para sempre. Só anos depois veio a descobrir que a palavra não era bem àquela e nem significava aquilo. Um exemplo clássico é a frase hoje é domingo, pé de cachimbo. Na verdade, não é pé de cachimbo, mas sim pede (do verbo pedir) cachimbo. Ou seja, pede paz, tranquilidade, moleza, pede uma cervejinha. E a gente sempre a imaginar um pé de cachimbo no quintal, todo florido, com cachimbos pendurados, soltando fumaça. E, assim, existem várias palavras. Por exemplo:
Álibi – Quando eu era garoto, tarado por filmes de bandido e mocinho e gibis, sempre achei que Álibi era o amigo do Mocinho. Claro, o Mocinho sempre tinha um Álibi e o bandido não. O Álibi, nos filmes, geralmente, era um velhinho. Mas resolvia.
Atalibálago – Essa é do escritor Fernando Moraes. Quando era garoto em Minas, viu um nome escrito com cal numa enorme pedra: Atalibálago. Adorou o nome, chegou a comentar com o pai e nunca esqueceu a esquisitice. Era pequeno, achava que era palavrão. Xingava as pessoas: seu atalibálago! Filho de uma atalibálaga! Só anos mais tarde, veio a descobrir que, na verdade, era um candidato a deputado que um dia acabou se elegendo e se chamava, na verdade, Ataliba Lago.
Margarida – Esta está na peça Apareceu a Margarida, do Roberto Athayde. A personagem (magistralmente interpretada por Marília Pêra e dirigida por Aderbal Freire-Filho) achava que o Hino Nacional tinha sido feito para sacanear ela: Do que a terra… Margarida…
Nabudonosor – Eu sempre achei que o babilônico Nabuco fosse de um país chamado Nosor. Era Nabuco do Nosor. Achava que devia ser na África, perto do Quênia, por ali. Hoje já sei que Nabuco é um bar na Villaboim.
Seu Penhor – O poeta Sergio Antunes me confessou outro dia que ele achava que o Seu Penhor (desta igualdade) fosse o ranzinza antigazeteiro do nosso grupo escolar, em Lins.
Sulfechando – Meu primo Hugo Prata um dia perguntou ao pai dele o que significava o verbo Sulfechar. O pai alegou que esse verbo não existia e teve que provar com dicionário e tudo. Como o garoto insistia em conjugar o verbo, o pai perguntou onde ele tinha ouvido tal disparate. E ele disse e cantarolou aquela música do Tom Jobim: são as águas de mar sulfechando o verão…
Convosco – A Bíbi da Pieve, quando rezava a Ave-Maria, achava que na parte o Senhor é convosco, convosco fosse algum adjetivo que ela não entendia. O que seria um senhor convosco? Um senhor bom, mau, um ricaço, um senhor filho-da-puta?
Tumitinha – Todo mundo conhece a música Ciranda-Cirandinha. A Adriana, uma amiga, me confessou que durante anos e anos, entendia um verso completamente diferente. Quando a letra fala o amor que tu me tinhas era pouco e se acabou, ela achava que era o amor de Tumitinha era pouco e se acabou. Tumitinha era um menino, coitado. Ficava com dó do Tumitinha toda vez que cantava a música, porque o amor dele tinha se acabado. E mais, achava que o Tumitinha era um japonesinho. Devia se chamar, na verdade, Tumita. Quando ela descobriu que o Tumitinha não existia, sofreu muito. Faz análise até hoje.
Ventre Jesus – Aprendi a rezar a Ave-Maria ainda analfabeto, com três ou quatro anos. E sempre achei que Ventre era o primeiro nome do Homem, quando dizia do vosso Ventre Jesus. Aliás, achava um belo nome para Deus: Ventre Jesus!
Virundum – O Henfil, só depois de grandinho foi que descobriu que o Hino Nacional não se chamava O Virudum.
Que efeito a introdução do texto produz no leitor? Explique.
11
Por que as palavras que iniciam a lista estão destacadas em negrito?
12
Leia o texto a seguir.
Desafio e resposta
“As árvores querem ficar quietas. Mas o vento as balanças.” O provérbio chinês sintetiza o desafio enfrentado pelos jornais. Com o avanço da mídia eletrônica, os impressos pareciam resvalar para segundo plano na ordem dos meios de comunicação de massa. A notícia em tempo real foi vista como risco para a informação apurada, escrita com rigor e divulgada com exigências estéticas capazes de atrair o leitor. Não faltou quem anunciasse a morte dos periódicos. O papel não teria condições de competir com a rapidez e facilidades oferecidas pela internet.
Profecias catastróficas não constituem novidade no mundo cultural. A fotografia mataria a pintura. Não matou. A televisão mataria o rádio. Não matou. O videocassete mataria o cinema. Não matou. O jornal mataria o livro. Não matou. A internet mataria o jornal. Não matou. O tempo se encarregou de provar que os agouros não passavam de vaticínios de Cassandra. A razão: ao contrário da visão míope dos que rejeitam convivências, o novo agrega, não exclui.
Com a certeza de que as novas mídias ampliam as possibilidades do jornal, o Correio Braziliense promoveu ousada reforma editorial.
Correio Braziliense, 21 jun. 2009. Fragmento.
O uso dos períodos curtos no segundo parágrafo, em relação às ideias do primeiro parágrafo, evidencia um/uma
(A) negação das ideias sobre o fim dos impressos. (B) hipótese sobre a notícia da morte dos periódicos. (C) argumento a favor do poder da mídia eletrônica. (D) aviso sobre o avanço da mídia eletrônica no mundo. (E) deboche sobre as previsões negativas até então feitas.
13
Leia o trecho a seguir.
“Profecias catastróficas não constituem novidade no mundo cultural. A fotografia mataria a pintura. Não matou. A televisão mataria o rádio”.
Agora, utilize conectivos para unir os períodos, de modo a preservar o sentido.
Leia a tirinha, a seguir, e responda aos itens 14 e 15.
14
No segundo quadrinho da tirinha, o autor descreve vários sabores de sorvete formando uma única palavra para indicar que a atendente
(A) está assustada com o cliente. (B) é inexperiente naquele serviço. (C) não sabe quais são os sabores disponíveis. (D) não tem interesse em vender sorvetes. (E) está falando todos eles muito rápido.
15
O humor da tirinha se deve ao fato do/da
(A) cliente perguntar quais são os sabores disponíveis na sorveteria. (B) sorveteria ter pouca variedade de sabores disponíveis para os clientes. (C) atendente estar usando um uniforme composto por boné e suspensório. (D) cliente não entender quais são os sabores listados e pedir o de pepino. (E) cliente pedir o sorvete de pepino para combinar com sua camiseta verde.