Atividade para Nivelamento e Ampliação – 2º Período – Nível I – Língua Portuguesa – 3ª Série - 27/05/2022

27 de maio de 2022

  • HABILIDADE BNCC/HABILIDADE SAEGO 2021

(EM13LP02) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema solução; definição/exemplos etc.)

D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.

D10 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão

D14 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

D15 – Reconhecer o sentido das relações lógico-discursivas em um texto.

D19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrentes da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintático.

  • OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – DC – GOEM

(GO-EMLP02B) Estruturar as partes de textos escritos e orais, estabelecendo as relações adequadas, considerando a composição presente na disseminação das práticas culturais contemporâneas, no estilo e na sua funcionalidade em diferentes situações de uso para desenvolver as relações de textualidade e de interdiscursividade.

  • OBJETO DE CONHECIMENTO

Textualidade: estrutura do texto. Coesão: conjunções, preposição e pronomes, advérbios (referentes e referenciais, elementos de coesão). Estrutura (textos híbridos e multissemióticos). Tema/assunto, fato e opinião.

01     

Leia o texto a seguir.

[…]

Os vírus que causam doenças humanas são de longe os mais estudados, embora sejam relativamente poucos (por volta de 250 espécies). Em muitas situações, porém, os vírus nem sempre são nocivos e podem até contribuir para a sobrevivência do hospedeiro ou ainda ser usado de modo a beneficiar o ser humano. Em um artigo publicado em 2007 na revista Science, a equipe da bióloga norte-americana Marilyn Roossinck, então pesquisadora da Fundação Samuel Roberts Noble, descreveu uma associação mutuamente benéfica entre um vírus, um fungo e uma planta encontrados em solos com temperatura de até 65 graus Celsius do Parque Nacional Yellowstone, nos Estados Unidos. Roossinck e seu grupo encontraram na gramínea Dichanthelium lanuginosum o fungo Curvularia protuberata, com o qual convive em harmonia. Em testes em laboratório, o grupo constatou que o fungo e a planta só suportavam o calor por causa de uma proteína do vírus que infectava o fungo. O vírus possibilitava a sobrevivências dos hospedeiros que, em troca, permitiam a multiplicação controlada do fungo, em uma relação que os biólogos chamam de mutualismo.

Em outras situações, apenas um dos hospedeiros é beneficiado. É o que ocorre com as vespas parasitas das famílias Braconidae e Ichneumonidae.

Esses insetos se reproduzem depositando os ovos em lagartas, que servem de alimento para suas larvas. As larvas só sobrevivem ao sistema de defesa das lagartas por causa de um vírus encontrado no ovário da vespa.

Quando ela injeta seus ovos, infecta a lagarta com esse vírus, o Polydnavírus, que inibe o funcionamento do sistema imune. “Essa interação entre o vírus e a vespa levou a se adotar a disseminação do inseto como forma de fazer o controle biológico de lagartas que atacam plantações de cana-de-açúcar”, conta o virologista Bergmann Ribeiro, da Universidade de Brasília (UnB), especialista em vírus que atacam a lagarta de mariposas e borboletas, os baculovírus. Já faz algumas décadas esses vírus são aspergidos em lavouras de soja como forma de controlar pragas.

Os virologistas dizem que, vivos ou não, os vírus influenciaram de modo importante a vida no planeta. Um motivo é a forma como muitos deles interagem com as células de seus hospedeiros: seja introduzindo novos genes, seja ajudando no intercâmbio de genes entre espécies distintas, ao saltar de uma para outra. O sequenciamento do genoma humano, por exemplo, revelou que 8,3% dos genes de nossa espécie são de origem viral. Outro fator que contribui para aumentar a diversidade é que os vírus replicam seu material genético rapidamente e com menos controle sobre os erros, o que favorece o acúmulo de mutações que podem ser transmitidas às gerações seguintes

         Os vírus são os grandes causadores de epidemias. Apenas neste século já são cinco: três por coronavírus, uma por zika e outra por ebola. Por essa razão e pelo fato de eles serem muitos e muito diversos, os especialistas recomendam há tempos que se mantenha o olho nos vírus.[…]

Disponível em: https://tinyurl.com/ybj5756v.Acesso em: 18 maio 2022.

Com base na leitura do texto, pode-se perceber que o seu autor entende que

(A) a larga disseminação do novo coronavírus foi possível porque os cientistas não entenderam, inicialmente, que se tratava de um vírus.
(B) os vírus, por serem constituídos de formas primitivas de células, foram extintos e acabaram ressurgindo algumas vezes na história do planeta.
(C) os povos indígenas foram os mais atingidos pelo novo coronavírus, já que eles imunidade mais baixas que os habitantes das cidades.
(D) os sistemas de transporte geralmente são equipados com ar condicionado, o que facilita a disseminação de muitos tipos de vírus.
(E) é importante entender e classificar os diversos tipos de vírus existentes, já que alguns deles são poderosos e podem causar transtornos.

02

Leia o texto a seguir.

Mario de Andrade integrou o Movimento Modernista do início do século XX com Oswald de Andrade e outros artistas e intelectuais da época. Uma das bandeiras desse movimento era produzir literatura brasileira, utilizando a língua portuguesa tal como é falada no Brasil e valorizando a cultura do país. Para conhecer a melhor cultura, Mário viajou pelo Brasil e coletou grande parte do folclore e das variantes linguísticas das regiões por onde passou. Macunaíma é uma obra que contempla a diversidade dessa cultura e dessa linguagem.

Transcreva as expressões da resenha que emitem opinião.

Leia a crônica argumentativa, a seguir, e responda às atividades de 03 a 07.

Pré-Sal

            O aumento das catástrofes naturais como tufões, furacões, dilúvios, enchentes e a desgraça humana decorrente desses aguaceiros. ok. O rio é legal. As focas e a Piazza San Marco, também. Mas focar-se (sem trocadilho) apenas nos aspectos negativos da lembrança climática impede-nos de perceber outros acontecimentos maravilhosos que se avizinham. Praia em são Paulo, por exemplo.

            Claro que a tese ainda não é um consenso entre a comunidade científica. Alguns estudiosos, desses que só conseguem ver a parte vazia do copo, afirmam que, por mais que a gente queime todo o petróleo existente, o aumento do nível dos oceanos será apenas de alguns metros. Cientistas de ânimo mais solar, contudo, garantem que o que conhecemos como polo norte é, literalmente, apenas a ponta do iceberg e, se tudo der certo, antes d e2020, vai ter prédio na Berrini com vista pro mar.

         Quanta coisa boa há de acontecer! Já pensou que belo cartão -post–l, a ponte estaiada com praia ao fundo? E seus filhos colhendo mexilhões nos pés do Borba Gato? Consigo ver, facilmente, a 23 de maio tomada por ambulantes, vendendo óleo bronzeador, canga, Shhhhkol e Biscoito Globo.

      O Morumbi, com as casonas nas colinas, debruçadas sobre o mar, será a Beverly Hills paulistana. E nossos restaurantes, já tão afamados, o que não farão com peixes fresquinhos e frutos do mar, trazidos diretamente pela comunidade caiçara de Santo Amaro? O lago do Ibirapuera não teve sempre a vocação para ser a nossa Rodrigo de Freitas? E qual o sonho da Vila Nova Conceição, senão tornar-se a Barra da Tijuca?

      Cruzemos os dedos, meus queridos paulistanos, pois muito em breve, quando as margens plácidas do Ipiranga ouvirem um estrondo, não serão brado retumbante de um povo heroico, mas o som das ondas quebrando na Avenida do Estado. E, nesse instante, o sol da liberdade, com seus raios fúlgidos, dourará os corpos estirados à beira-mar. E ainda tem gente preocupada com o futuro. Tsc tsc…

PRATA, Antonio. Pré-sal. Estadão, SãoPaulo, 3 nov.2009.

03  

Descrevendo algumas tragédias no segundo parágrafo, o autor, segundo sua opinião, observa a parte

(A) cheia do copo, que corresponde ao surgimento de uma praia em São Paulo.
(B) vazia do copo, que corresponde ao desaparecimento de cidades litorâneas.
(C) cheia do copo, que corresponde ao crescimento das catástrofes naturais.
(D) vazia do copo, que corresponde ao surgimento de uma praia em São Paulo.
(E) do copo que não estava vazia continha areia.

04  

Qual a relação entre o título e o tema do texto?

05  

O texto começa com a oração “Dizem que […]”. O sujeito dessa oração é:

(A) simples.
(B) composto.
(C) inexistente.
(D) indeterminado.
(E) oração sem sujeito.

06  

Descrevendo algumas tragédias no segundo parágrafo, o autor, segundo sua opinião observa a parte

(A) cheia do copo, que corresponde ao surgimento de uma praia em São Paulo.
(B) vazia do copo, que corresponde ao desaparecimento de cidades litorâneas.
(C) cheia do copo, que corresponde ao crescimento das catástrofes naturais.
(D) vazia do copo, que corresponde ao surgimento de uma praia em São Paulo.
(E) do copo cheia de areia da praia.

07  

Identifique o efeito da interjeição “Tsc tsc…”na crônica de Antônio Prata.

Leia os textos, a seguir, e responda aos itens 08 a 11.  

TEXTO I

         Estatuto é um conjunto de normas jurídicas cuja característica comum é estabelecer regras de organização e funcionamento de uma sociedade, instituição, órgão, estabelecimento, empresa pública ou privada.

         A palavra “estatutos” significa o conjunto de normas jurídicas que disciplinam um instituto de direito ou os direitos e deveres de uma classe profissional, de uma entidade pública ou privada, nacional, estrangeira ou internacional.

TEXTO II

Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990

      Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

      O presidente da República: Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

LIVRO I PARTE GERAL

Título I Das Disposições Preliminares

   Art. 1º Esta lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.

   Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.

   Art. 3º A criança e ao adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta lei, assegurando-se lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.

   Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

   1 Publicada no Diário Oficial da União, Seção 1, de 16 de julho de 1990, p. 13563, e retificada no Diário Oficial da União, Seção 1, de 27 de agosto de 1990, p. 18551. Série 12 Legislação Parágrafo único.

A garantia de prioridade compreende:

a)  primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;

b)  precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;

 c)  preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;

 d)  destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

Art. 6º Na interpretação desta lei levar-se-ão em conta os fins sociais a que ela se dirige, as exigências do bem comum, os direitos e deveres individuais e coletivos, e a condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento.

[…]

BRASIL. Lei nº8.069, de 13 de julho de 1990.Dispõe sobre o estatuto da Criança e do adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República,2022.

08  

Qual a finalidade das Disposições Preliminares?

(A) Entre outros princípios, esclarecem previamente o conteúdo e o objetivo do estatuto.
(B) São artigos que possibilitam a leitura de duplo sentido em relação à exploração infantil.
(C) Centralizam suas informações na garantia das famílias economicamente vulneráveis.
(D) Esclarecem para seus leitores – as crianças e adolescentes, os direitos que têm.
(E) Firmam a ideia de valores e princípios sem ideologia.

09  

Qual é a característica da linguagem utilizada para redigir o estatuto?

(A) Linguagem formal, conotativa e subjetiva.
(B) Linguagem informal, denotativa e objetiva.
(C) Linguagem informal, conotativa e subjetiva.
(D) Linguagem informal, denotativa e objetiva.
(E) Linguagem formal, objetiva.

10  

O artigo 3º tem um parágrafo único, acrescentado pela Lei nº13.257, de 2016.Levante hipóteses: por que houve a inclusão desse parágrafo?

11

Qual é o sentido da locução conjuntiva “a fim de”?

(A) causa.
(B) consequência.
(C) finalidade.
(D) proporção.
(E) adição.

12

Em quais unidades da federação é válido o Estatuto da Criança e do Adolescente? Por quê?

Leia o poema, a seguir, e responda aos itens 13 e 14.

Da janela

Michele vaz Pradella
15/08/2019.

Passa mulher grávida.
Passa carrinho de bebê.
Passa menina de bicicleta.
Passa casal apaixonado.
Passa velhinha.
E essa dor aqui dentro?
Não passa nunca.

MELLO, Ana; SPALDING, Marcelo(org.) Minicontos.

13

A repetição do verbo passa, no texto” Da janela”, tem o efeito de:

(A) mostrar que o personagem fica o dia inteiro da janela.
(B) fazer o leitor ter dó da personagem, que não sai de casa nunca.
(C) enfatizar a dor que a personagem sente emocionalmente.
(D) perceber a dor física da personagem de tanto ficar na janela.
(E) observar os personagens.

14

No texto “da janela”, qual o efeito de sentido estabelecido na relação entre o primeiro parágrafo e os outros dois? Explique.

15

Leia o parágrafo, a seguir, e responda à questão a seguir.

“O físico de origem alemã Albert Einstein (1879-1955) que, curiosamente, nasceu meses antes da morte de Maxwell- sempre teve fascínio pela luz. Relatou em cartas que, quando tinha 16 anos e morava em Aarau (Suíça), ao ler sobre as ideias de Maxwell, imaginou como seria se cavalgássemos um rio de luz”

Qual é o sentido das expressões destacadas nesse trecho?