Atividade para Nivelamento e Ampliação – 2º Período – Nível II – Língua Portuguesa – 2ª Série - 27/05/2022

27 de maio de 2022

  • HABILIDADE BNCC/HABILIDADE SAEGO 2021

(EM13LP02) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema solução; definição/exemplos etc.)

D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.

D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

D19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrentes da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintático.

D20 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

  • OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – DC – GOEM

(GO-EMLP02B) Estruturar as partes de textos escritos e orais, estabelecendo as relações adequadas, considerando a composição presente na disseminação das práticas culturais contemporâneas, no estilo e na sua funcionalidade em diferentes situações de uso para desenvolver as relações de textualidade e de interdiscursividade.

  • OBJETO DE CONHECIMENTO

Textualidade: estrutura do texto. Coesão: conjunções, preposição e pronomes, advérbios (referentes e referenciais, elementos de coesão). Estrutura (textos híbridos e multissemióticos). Tema/assunto, fato e opinião.

Leia o texto, a seguir, e responda aos itens 01 e 02.

Os gráficos representam uma coleta de dados por meio de recurso visual com o objetivo de informar determinado assunto de maneira dinâmica, tornando os dados mais claros e rápidos para fins da análise.

Geralmente, os elementos dos gráficos mais importantes são:

  • Título:  fornece a informação que será apresentada.
  • Fonte: indica o lugar de onde foram retiradas as informações.
  • Números: indicam quantidade ou tempo dos dados fornecidos para análise.
  • Legendas: muitas vezes a legenda com cores são apresentadas para facilitar a leitura do gráfico.

Existem vários tipos de gráfico. Nesta lição serão estudados os gráficos de barra, que comparam quantidades em determinado período; os gráficos de segmento, que representam a intensificação ou a redução de fenômenos; e os gráficos de setores, conhecidos informalmente como de pizza, que mostram a proporção entre quantidades.

Preferência por filmes – alunos 3º série

Disponível em: https://tinyurl.com/mu234bjk. Acesso em: 21mai.2022.

01     

Qual a informação fornecida pela legenda do gráfico?

02     

Como poderia ter sido obtida a informação que gerou o gráfico?

Leia o poema de Casimiro de Abreu “Meus oito anos”, a seguir, e responda aos itens 03, 04 e 05.

Oh! Dias de minha infância.
Oh! Meu céu de primavera!
Que doce a vida não era
Nessa risonha manhã!
Em vez das mágoas de agora,
Eu tinha nessas delícias
De minha mãe as carícias
E beijos da minha irmã!

Ai que saudades… Ruth Rocha
Ai que saudades que tenho
Da aurora da minha vida
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais…
Me sentia rejeitada,
Tão feia, desajeitada,
Tão frágil, tola, impotente,
Apesar dos laranjais.

Disponível em: https://tinyurl.com/2p8be4vf.Acesso. Acesso em: 21 maio 2022.

03

No poema, a infância é

(A) uma fase triste do eu lírico porque deixou mágoas.
(B) tratada de forma objetiva, como os fatos da notícia.
(C) idealizada porque o eu lírico só lembra bons momentos.
(D) marcada pelas travessuras do eu lírico, que era punido.
(E) marcada por peraltices.

04

Leia os versos a seguir.

“As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar.”

A figura de linguagem presente nesse trecho é

(A) comparação, porque as ondas e o mar se equivalem devido o verbo.
(B) sinestesia, porque os cinco sentidos estão presentes e misturados.
(C) personificação, devido à qualidade humana atribuída a ondas e lua.
(D) hipérbole, devido ao exagero atribuído à ideia de beijo e ondas.
(E) metonímia, vieram todos a mim.

05

O subjetivismo no poema é marcado por

(A) adjetivação, linguagem conotativa, interjeições e saudosismo.
(B) linguagem denotativa, adjetivação, vírgulas e verbos no passado.
(C) interjeições, terceira pessoa do discurso, pontos –finais e saudosismo.
(D) saudosismo, interjeições, pontos-finais e primeira pessoa do discurso.
(E) interjeição, quarta pessoa do discurso.

06

Leia o texto a seguir.

PARA QUE SERVE A FEBRE

            A febre é um sinal de alerta de que algo vai mal no organismo. Mas cientistas do Roswell Park Center Institute, nos EUA, afirmam que ela é bem mais do que isso. Segundo um artigo publicado por eles na “Nature Immunology”, a temperatura corporal elevada ajuda o sistema de defesa do organismo a identificar a causa de uma infecção e combatê-la.

            Num estudo com camundongos, eles viram que quando há febre, o número de linfócitos (tipo de célula de defesa) dobra. A febre funcionaria como um gatilho para o corpo se proteger de infecções.

Ana Lúcia Azevedo – revista O Globo, n. 123.

O artigo, “Para que serve a febre” tem por finalidade

(A) alertar o leitor contra a febre.
(B) ensinar o leitor a proteger-se das infecções.
(C) informar o leitor sobre medicamentos novos.
(D) aumentar a nossa compreensão sobre o que é a febre.
(E) combater ideias erradas sobre a febre.

07

Leia o texto a seguir.

Qual é o órgão mais dispensável do corpo humano?

Se você der o azar de lesionar um órgão, torça para ser o baço. Ele tem lá suas funções, como remover os glóbulos vermelhos velhos demais e produzir parte dos anticorpos que nos protegem de vírus e bactérias. Mas dá para viver sem ele, o que não rola sem coração, pulmões, fígado, estômago, pâncreas ou intestino – sem os dois rins também não dá.

Quando alguém sofre uma pancada forte na barriga e danifica o baço a ponto de ele precisar ser removido, o fígado se encarrega da “limpeza” dos glóbulos vermelhos. Já a imunidade da pessoa fica debilitada com a menor produção de anticorpos.

Mundo estranho. São Paulo: Abril, fev. 2008, p. 31.

O objetivo desse texto é

(A) dar uma informação de cunho científico.
(B) ensinar como evitar pancadas no corpo.
(C) explicar como se adquire imunidade.
(D) mostrar como funciona nosso corpo.
(E) oferecer ensinamentos sobre anticorpos.

08

Leia o texto a seguir.

Um grau a mais de qualidade de vida

Graças à tecnologia, as cirurgias de catarata têm hoje resultados altamente satisfatórios.

Pacientes que já passaram pela operação e ficaram com grau residual na visão podem “zerar” o problema com uma nova técnica, que consiste na implantação de lentes especiais. Elas são inseridas sobre as previamente existentes, que fazem o papel do cristalino danificado. Trata-se de upgrade, eliminando a necessidade de óculos. “A medicina foi em busca de uma solução apropriada para aqueles que implantaram originalmente lentes monofocais e que agora gostariam de obter mais qualidade de vida e independência do uso de óculos”, observa o oftalmologista Celso Boianovsky, especialista em catarata. Pacientes com lentes multifocais dispensam a correção.

Revista do Correio. Correio Braziliense. 22 ago. 2010, p. 20.

O objetivo desse texto é

(A) dar uma informação.
(B) descrever um experimento.
(C) ensinar um procedimento.
(D) fazer uma crítica.
(E) relatar um fato.

09

Leia o texto a seguir.

Beija-Flor

Segundo estudo da Universidade de Berkeley (Estados Unidos), alguns beija-flores machos da espécie conhecida como Anna – que vive no sudeste do país – conseguem atingir velocidades proporcionalmente maiores que a de aviões de caça. Em alta velocidade, eles percorrem um trajeto equivalente a 383 vezes o comprimento de seu corpo por segundo. E tudo isso para impressionar as fêmeas.

Revista Planeta n.443. Agosto/2009.

O objetivo desse texto é

(A) Apresentar os estudos feitos pela universidade de Berkeley, no que diz respeito à velocidade dos beijaflores.
(B) Comparar a velocidade do beija-flor da espécie Anna com a de um avião de caça.
(C) Esclarecer que o beija-flor da espécie Anna é 383 vezes mais rápido que o avião.
(D) Informar que alguns beija-flores machos atingem velocidade extrema, para impressionar as fêmeas.
(E) Narrar uma história especificando como alguns beija-flores conquistam as fêmeas de sua espécie.

10

Leia o texto a seguir.

A namorada

Havia um muro alto entre nossas casas.

Difícil de mandar recado para ela.

Não havia e-mail.

O pai era uma onça.

A gente amarrava o bilhete numa pedra presa por um cordão

E pinchava a pedra no quintal da casa dela.

Se a namorada respondesse pela mesma pedra

Era uma glória!

Mas por vezes o bilhete enganchava nos galhos da goiabeira

E então era agonia.

No tempo da onça era assim.

BARROS, Manoel de. Tratado geral das grandezas do ínfimo. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 17.

Nos versos “Era uma glória!” (v. 9) e “E então era agonia.” (v. 12), o emprego das palavras destacadas sugere

(A) aproximação de ações.
(B) comparação.
(C) concordância de ideias.
(D) exagero.
(E) oposição de sentimentos.

11

Leia o texto a seguir

ABREU, Casimiro. IN: CANDIDO, Antonio; CASTELLO, José Aderaldo. Presença da literatura brasileira. v. 2. São Paulo: Difel, 1968, p. 44.

De acordo com a organização interna dos gêneros, esse texto pertence à tipologia

(A) apelativa.
(B) dissertativa.
(C) informativa.
(D) narrativa.
(E) poética.

12

Leia o texto a seguir.

Inocência

Visconde de Taunay

II- O viajante

O dia 15 de julho de 1860 era dia claro,sereno e fresco,como costumam ser os chamados de inverno no interior do Brasil.

La o sol alto em seu percurso ,iluminando com seus raios ,não muito ardentes para regiões intertropicais, a estrada,cujo aspecto há pouco tentamos descrever e que da Vila de sant’Ana do Paranaíba vai ter aos campos de Camapuã.

      A essa hora ,um viajante ,montado numa boa besta tordilho-queimada,gorda e marchadeira,seguia aquela estrada.A sua fisionomia e maneira de trajar denunciavam d eponto que não era um homem de lida fadigosa e comum a algum fazendeiro daquelas cercanias que voltasse para casa.Trazia na cabeça um chapéu –do-Chile de abas amplas e cingindo de larga fita preta ,sobre os ombros um poncho-pala de variegadas cores e calçava botas de couro da Rússia bem feitas e em bom estado de conservação.[…]

TAUNAY,Afonso D’Escragnole de.Inocência. Rio de janeiro: Fundação Biblioteca Nacional.

O tipo de texto do trecho lido da obra Inocência de Afonso Taunay é

(A) narrativo.
(B) descritivo.
(C) narrativo-descritivo.
(D) argumentativo.
(E) expositivo.

13

Leia o trecho da obra Inocência a seguir.

            […]

Na mão empunhava uma comprida vara que havia pouco cortara, e com ela distraidamente fustigando o ar ou batendo nos ramos de árvores que se dobravam ao alcance do braço.

            Vinha só e, no momento em que damos começo a esta singela história, achava-se no bonito trecho de caminho que medeia entre a casa de Albino Lata e a do Leal , a sete boas léguas da sezonática e decadente Vila de Sant’Ana do Paranaíba.

            […]

            Também pouco tempo caminhou só, por isto que em breve ao seu lado emparelhou outro viajante, escanchado num cavalinho feio e zambro, mas muito forte, o qual, coberto como estava de suor, mostrava ter vindo quase a galope. […]

De acordo com o que foi afirmado no último parágrafo desse fragmento, onde o narrador afirma que “o cavalo de Pereira mostrava ter vindo a galope”, o que pode será concluído dessa afirmação?

14

Leia o texto a seguir.

Disponível em: http://www.projetosdeleitura.com.br. Acesso em: 13 mar. 2010.

Esse texto serve para

(A) convencer o leitor sobre o prazer da leitura.
(B) convidar para um debate sobre a leitura.
(C) divulgar os livros do autor Laé de Souza.
(D) vender um projeto de leitura experimental.
(E) averiguar as informações
.

15

Leia o texto a seguir.

Jornal Folha de São Paulo, 27/04/2005.

O recado “anti-EUA”, gravado por Chávez, indica que o presidente se manifesta em

(A) sintonia com os EUA.
(B) oposição aos EUA.
(C) lugar dos EUA.
(D) contato com os EUA.
(E) direção aos EUA.