Atividade para Nivelamento e Ampliação – 2º Período – Nível II – Língua Portuguesa – 3ª Série - 27/05/2022

27 de maio de 2022

  • HABILIDADE BNCC/HABILIDADE SAEGO 2021

(EM13LP02) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema solução; definição/exemplos etc.)

D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.

D10 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão

D14 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

D15 – Reconhecer o sentido das relações lógico-discursivas em um texto.

D19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrentes da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintático.

  • OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – DC – GOEM

(GO-EMLP02B) Estruturar as partes de textos escritos e orais, estabelecendo as relações adequadas, considerando a composição presente na disseminação das práticas culturais contemporâneas, no estilo e na sua funcionalidade em diferentes situações de uso para desenvolver as relações de textualidade e de interdiscursividade.

  • OBJETO DE CONHECIMENTO

Textualidade: estrutura do texto. Coesão: conjunções, preposição e pronomes, advérbios (referentes e referenciais, elementos de coesão). Estrutura (textos híbridos e multissemióticos). Tema/assunto, fato e opinião.

Leia o poema, a seguir, e responda aos itens de 01 e 02.

PRONOMINAIS

Oswald de Andrade

Dê-me um cigarro
Diz a gramática

Do processo do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro.

ANDRADE,Oswald de .pronominais.Em: ANDRADE,Oswald de.Poesias reunidas.São Paulo:Companhia das Letras,2017.

01

Qual a intencionalidade do autor em relação à construção linguística do último verso do poema?

02

As características presentes no poema “Pronominais” são:

(A) A presença de humor, experimentações linguísticas e valorização do cotidiano.
(B) experimentações linguísticas, valorização do cotidiano e liberdade formal.
(C) liberdade formal, experimentações linguísticas e presença de humor.
(D) valorização da linguagem popular, valorização do cotidiano e liberdade formal.
(E) valorização popular e linguística.

03

Leia o verso a seguir.

“Mas o bom negro e o bom branco
Da nação Brasileira.”

O que o eu lírico pretende demonstrar com os versos acima?

Leia o fragmento do artigo de Opinião, a seguir, e responda às atividades 04 e 05.

[..]

Como é possível? Hoje, qualquer um de nós tem mais informações disponível nas mãos ,com um celular e uma conexão 4G,do que tinha o presidente dos Estados Unidos na Casa Branca nos anos 1960.É um disparate imaginar que, diante do tamanho poderio tecnológico de que dispomos ,estejamos ficando, na média ,cada vez mais desinformados e ignorantes .No entanto, é verdade.

E só vamos desarmar essa arapuca se encontrarmos uma base comum de fatos objetivos com os quais todo mundo possa concordar. Essa base só pode ser uma: a ciência. E não porque ela seja normalmente ou ideologicamente superior. Mas porque ela se aceita como falível. Porque está fundamentada na dúvida, não na certeza. E a certeza inabalável, imune aos fatos, é o caminho mais curto para o retrocesso.

NOGUEIRA, Salvador. O obscurantismo do século 21. Superinteressante, São Paulo, 03 jan. 2019.

04  

No primeiro parágrafo, por que o articulista escreveu as palavras pesquisadores e estudos entre aspas?

05  

Para encadear os parágrafos em um texto lógico e coerente, o articulista sintetiza e retoma ideias já apresentadas para relacioná-las a novas informações. Identifique as informações solicitadas a seguir.

a) Que ideia é retomada pela frase que inicia o segundo parágrafo?

b) O trecho do terceiro parágrafo que começa com “Resumindo a ópera” retoma qual afirmação? Em que trecho ela foi apresentada anteriormente?

c) Aponte mais um trecho que retoma a afirmação apontada no item b.

06  

Leia o texto a seguir.

AMARELO…VERMELHO! A briga com o pai, os boletos impiedosos, o filho no hospital, o chefe…VERDE!!! Os problemas já vão ficando pequenos no retrovisor…

Esse miniconto sintetiza uma cena da vida de alguém que

(A) recebe um telefonema de seu chefe enquanto está no trânsito.
(B) está em um veículo em uma rua aguardando o semáforo abrir.
(C) está tendo alucinações, enxergando o mundo em diferentes cores.
(D) se arrepende de ter brigado com o pai que sofreu um acidente de carro.
(E) está em um hospital esperando seu filho acordar de uma cirurgia.

Leia o texto, a seguir, e responda aos itens de 07 a 09.

Drummond de Andrade, então com 25 anos, protestou, sob pseudônimo, é verdade, contra um fenômeno semelhante, que em 1927 infernizava a vida dos cinéfilos de Belo Horizonte, com o agravante de ser ainda tempo de cinema mudo.” A um ligeiro movimento que fiz”, escreve,’ qualquer coisa estalou no chão”. Espalhadas no piso de toda sala, era impossível não pisar em casacas de amendoim – bolotinhas do assumido agrado do jovem cronista, e às quais se atribuem propriedades afrodisíacas.

“Ora! Viva o amedoim!”, saúda o poeta no verso que chega O procurador do amor. Até por isso, quem sabe, recomendava ele e a seus leitores: “Amigos, comei o vosso amendoim em casa, de pijama, chinelos e quarto fechado”. Das profundezas da insignificância, este cronista subscreve o que disse o mestre, apenas trocando por pipoca o amendoim.

WERNECK, Humberto. Haja sacos!

07  

A expressão das profundezas de sua insignificância (em destaque no último parágrafo) significa que o autor

(A) considera-se uma pessoa importante e de grandes conhecimentos.
(B) reconhece que suas observações não serão bem recebidas pelos leitores.
(C) demonstra consciência de que não está à sua altura do poeta que está citando.
(D) entende que sua reclamação em relação à pipoca é sem cabimento.
(E) apela ao leitor para que ele também lute contra a pipoca no cinema.

08

No trecho “ a despeito do momento atual ainda suscitar dúvidas sobre isso”, o termo destacado retoma

(A) o fato de o estudo ser inédito.
(B) as pesquisas de doutorado em geral.
(C) o momento atual em que vivemos.
(D) os gases emitidos pelo ser humano.
(E) as mudanças climáticas em andamento.

09

No trecho “a despeito do momento atual ainda suscitar dúvidas sobre isso”, a expressão “a despeito de “estabelece a mesma relação que

(A) “Ainda que”.
(B) “por isso”.
(C) “de modo que”.
(D) “para que”.
(E) “assim como”.

10

Leia o texto a seguir.

PELA MANHÃ

Abriu a porta bem devagarinho, só um pouquinho, evitando qualquer barulhinho. Olhou em volta como quem não quer nada…
O enorme sapo verde ainda estava lá. Bateu a porta com um gemido…Hoje ela não vai ao trabalho!

No miniconto, as palavras “devagarinho”, “pouquinho” e “barulhinho” foram utilizadas no diminutivo para

(A) expressar o afeto do narrador pela personagem.
(B) descrever com exatidão a ação da personagem.
(C) depreciar o comportamento da personagem.
(D) representar o barulho produzido pela porta abrindo.
(E) Enfatizar a lentidão com que a porta foi aberta.

11  

Leia o trecho a seguir.

“Com a chegada das novas tecnologias, do facebook ao Instagram, do Twitter ao WhatsApp, do YouTube à Netflix, mudou a própria maneira de estar no mundo.”

Em relação ao segundo e ao terceiro parágrafo, identifique a que se referem os seguintes inícios:

a) “De lá para cá […]”

b) “E quais são essas mudanças?

Leia o texto, a seguir, e responda aos itens 12 a 15.

Carta aberta à população

   A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASCO), considerando:

   Que, a cada ano, cerca de cinco mil mulheres brasileiras morrem de câncer do colo do útero;

   Que, são registrados cerca de 15 mil novos casos anuais da doença, segundo o Instituto Nacional do Cãncer (Inca);

   Que o câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais comum entre as mulheres brasileiras;

   Que cerca de 100%dos casos da doença são causados pelo Papilomavírus Humano (HPV);

   Que, dentre os HPVs de alto risco oncogênico, os

tipos de 16 e 18 estão presentes em cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero.

   Que a infecção por HPV pode ser prevenida por meio da vacina segura e eficaz.

         Orientam aos pais que não deixem de levar suas filhas com idade entre 9 e 13 anos às unidades básicas de saúde para tomar a primeira ou a segunda dose da vacina, com o objetivo de completar o esquema da vacinação – procedimento essencial para o desenvolvimento adequado dos anticorpos que irão proteger contra os tipos HPV 6,11,16 e 18.

         As entidades aqui representadas esperam que este documento , que apresenta os principais pontos e evidencias científicas sobre a ocorrência da doença e a eficácia e  segurança da vacina, possa contribuir para que os pais ,cientes do seu papel de proteção dos filhos ,façam a escolha pela prevenção, medida necessária para evitar milhares de infecções e perdas irreparáveis.

Drª Isabella Ballalai
Presidente
Sociedade Brasileira de Imunizações.

Dr. Érico Arruda.
Presidente
Sociedade Brasileira de Infectologia

Dr. Eduardo da Silva Vaz
Presidente
Sociedade Brasileira de Pediatria
Dr. Etelvino de Souza Trindade
Presidente
Federação Brasileira das Associações de Ginecologia
e Obstetrícia.

Sociedade Brasileira de Imunizações; Sociedade Brasileira de Infectologia; Sociedade Brasileira de Pediatria; Federação brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia. Carta aberta à população.11set.2015.

12

Quem assina a carta?

13

Qual efeito proporciona ao leitor a separação da estrutura de tópicos do texto pela conjunção que?

14

Leia um trecho retirado do texto.

“[…]apresenta os principais pontos e evidências científicas sobre a ocorrência da doença e a eficácia e segurança da vacina[…]”

Qual o efeito de sentido proporcionado pelas expressões destacadas?

15

A carta pretende alcançar a que tipo de público?