DC-GOEM NA PRÁTICA – Apostila – Linguagens e suas Tecnologia – Língua Portuguesa – 1ª Série – 3º Bimestre - 03/08/2022

03 de agosto de 2022

ste é um material de apoio aos(às) professores(as) do Ensino Médio, de modo que possam visualizar como as habilidades da BNCC, as competências específicas das áreas, os objetivos de aprendizagem e os objetos de conhecimento podem ser desenvolvidos em situações concretas de aprendizagem. Para isso, estão sendo indicadas leituras para que sejam realizadas com as turmas, de modo que estejam contextualizadas às necessidades reais da sala de aula. Dessa forma, consideramos importante o uso de diversificadas fontes de pesquisa (textos, filmes, imagens etc.) que, hoje, são facilmente encontrados em sites de notícias, em portais especializados na área da educação, entre tantos que a Internet pode nos oferecer. Sendo assim, alguns links foram indicados (considerando a importância de sempre mencionar a fonte de onde as buscas foram realizadas). Para facilitar o uso deste material, foram disponibilizados fragmentos de textos com imagens (com as referências) relacionadas como sugestões de atividades a serem realizadas.

Com carinho, Professores de Linguagens.

LÍNGUA PORTUGUESA

MÓDULOS____________________________

Compreensão de processos identitários, conflitos e relações de poder das linguagens e de suas práticas culturais (artísticas, corporais e/ou linguísticas).

TEMA INTEGRADOR_____________________

(EM13LGG201) Utilização das práticas de linguagem em diferentes contextos.

(EM13LGG204) Produção de discursos nas práticas de linguagem baseados na equidade, na empatia e no respeito.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA LGG ____________

Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em

princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza.

HABILIDADE DE LGG_____________________________

(EM13LGG204) Dialogar e produzir entendimento mútuo, nas diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais), com vistas ao interesse comum pautado em princípios e valores de equidade assentados na democracia e nos Direitos Humanos.

(EM13LP29) Resumir e resenhar textos, por meio do uso de paráfrases, de marcas do discurso reportado e de citações, para uso em textos de divulgação de estudos e pesquisas.

HABILIDADE ESPECÍFICA_(COMPONENTE)___________

(EM13LP06) Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da escolha de determinadas palavras ou expressões e da ordenação, combinação e contraposição de palavras, dentre outros, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de uso crítico de língua.

 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM____________________

(GO-EMLP06B) Analisar as funções da linguagem como recursos expressivos da língua, considerando as diversas situações textuais para conhecer as intencionalidades comunicativas.

(GO-EMLGG204A) Distinguir o texto literário e não-literário por meio do uso das figuras de linguagem, analisando os seus efeitos de sentido e a manifestação nos diversos contextos culturais, para construir uma perspectiva estética e ética sobre indivíduo, cultura e sociedade.

(GO-EMLP29A) Estruturar textos escritos e orais presentes na propagação das práticas culturais contemporâneas, considerando o estilo e a funcionalidade de cada gênero discursivo, em diferentes situações de uso para promover as relações de construção da textualidade (intertextualidade, paráfrase, citação, paródia, alusão, referência, epígrafe) e interdiscursividade.

(GO-EMLP06C) Conhecer o vocabulário dos diversos gêneros textuais orais e escritos (propagandas educativas na TV, curta-metragem, documentários, folhetos de campanhas, artigos científicos, identificando palavras desconhecidas, sinonímia, antonímia, paronímia, homonímia e outros, seu significado pelo contexto, presentes em dicionários digitais ou impressos para ampliar o léxico.

OBJETOS DE CONHECIMENTO_____________________

Língua Portuguesa: Gêneros discursivos (poemas, contos, crônicas, tiras, charges, diários, propagandas, classificados, receitas, reportagens). Elementos da comunicação. Funções da linguagem. Modalização. Elementos expressivos da linguagem teatral: voz, movimentos, gestos e ações.

Sistemas de linguagem. Forma de composição do texto, coesão e articuladores e progressão temática. Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto.

Estratégia de produção: textualização de textos informativos.

Palavras homônimas, parônimas, sinônimas e antônimas nas Línguas Espanhola, Inglesa e Portuguesa. Gêneros discursivos. Contextualização das modalidades escrita e oral.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM___________________

Todos os campos de atuação.

Leitura, escuta, produção de textos (orais, escritos, multissemióticos) e análise.

linguística/semiótica, Práticas artísticas e Práticas corporais.

CAMPOS DE ATUAÇÃO                                        _____

– Vida pessoal, práticas de estudo e pesquisa, jornalístico-midiático.

– Vida pessoal, artístico-literário, práticas de estudo e pesquisa, jornalístico-midiático e/ou atuação na vida pública.

– Leitura, escuta, produção de textos (orais, escritos, multissemióticos) e análise linguística/semiótica.

DESCRITORES________________________              

D1 Localizar informações explícitas em um texto – aula 02, 03, 04 e 05.

D2 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade dele – aula 03 e 05.

D3 – Inferir o sentido de uma palavra o expressão – aula 01 e 03.

D4 – Inferir uma informação implícita e um texto  – aula 01, 02, 03 e 04.

D5 Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.) – aula 02, 03 e 05.

D6 Identificar o tema de um texto – aula 02, 03, 04 e 04.

D7 Identificar a tese de um texto – aula 03.

D8 Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la – aula 03 e 05.

D9 Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto – aula 03.

D10 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa – aula 03.

D11 Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto – aula 03.

D12 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros – aula 03 e 05.

D13 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto – aula 03. 

D14 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato – aula 03.

D15 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc -aula 03.

D16  – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados  – aula 01, 03 e 05.

D17 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações – aula 03 e 05. 

D18 – Reconhecer o eleito de entido decorente da escolha de uma determinada palavra ou exprressão  – aula 01  e 03.

D19 – Reconheer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográfico e/oi morfossintáticos  – aula 01 e 03.

D20 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que abordam o mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido – aula 03.

D21 Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema – aula 03.

Obs.: Matriz de referência de Língua Portuguesa: tópicos e seus descritores, para a 3ª Série do Ensino Médio, elaborado pela DAEB/INEP com base no SAEB 2001.

RECURSOS MATERIAIS________________________

Quadro, giz/pincel atômico, apagador, acesso à internet, cópias de textos, Vídeos, músicas, apostila etc.

 ORIENTAÇÕES PARA O/A PROFESSOR/A________

Este material didático propõe o alinhamento do trabalho educativo de professores/as e estudantes da rede estadual de ensino com o Documento Curricular para Goiás – Etapa Ensino Médio (DC-GOEM) para a área de Linguagens e suas Tecnologias (LGG). Os módulos foram organizados segundo a proposta de bimestralização desta área do conhecimento, respeitando-se as competências específicas de LGG (01, 02, 03 e 07) e suas habilidades contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como os objetivos de aprendizagem e objetos de conhecimento de cada componente encontrados no DC-GOEM. E será a partir destes, que cada componente poderá dialogar com a competência específica (04, 05 e 06) e suas habilidades, na escolha dos respectivos conteúdos de ensino e conforme a realidade escolar. Aqui encontram-se alinhados aos descritores do Sistema de Avaliação Educacional Brasileiro (SAEB) e, com maior ou menor intensidade, propõe um olhar interdisciplinar a partir de temas integradores para os componentes da área de LGG. Espera-se que as sugestões apresentadas neste material didático possam refletir a busca pela promoção de competências gerais e indispensáveis para o enfrentamento dos desafios no mundo contemporâneo.

Imersão Curricular

AULA 01 – LÍNGUA PORTUGUESA

________          PROCEDIMENTOS__              _____

ATENÇÃO 01 –

DIVERSAS FORMAS DE LINGUAGENS

No espaço social onde vive, temos a oportunidade de conviver com as muitas formas de linguagem, materializadas, sobretudo, pela intenção a que se presta o interlocutor ao se colocar em tal condição. Assim, apresentamos as características dos aspectos mais relevantes que demarcam as distintas formas de linguagem, sejam elas no plano verbal ou no plano não verbal.

Diariamente, nós nos deparamos com as várias manifestações da linguagem, sendo por exemplo, a linguagem humorística, com a linguagem das placas de trânsito, com as charges, cartuns, história em quadrinhos, as quais exploram essa dualidade: verbal associada a não verbal, enfim, muitas são as circunstâncias que nos servem de casos mais que representativos, não é verdade?

Diferentes formas de linguagem. Mundo Educação. Disponível em  https://tinyurl.com/GEPROMLPI1009. Acesso em: 02 jun. 2022.

“Todo ato comunicativo se dá pela ação da linguagem, que podem ser definidas como linguagem verbal e não verbal. Em outras palavras, essas formas de linguagem são definidas como modalidades comunicativas. Isso significa que será necessário a ação de um emissor e de um receptor, com o intuito de receber ou transmitir uma mensagem.”

ATENÇÃO 02 –

Linguagem verbal: também chamada de linguagem verbalizada, é expressa por meio de palavras escritas ou faladas. 

Ex.:

Autopsicografia

Fernando Pessoa

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
[…]

Linguagem não verbal: utiliza signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas.

Exemplos:

Ex. 1:

Se uma pessoa está dirigindo e vê o sinal vermelho, qual a primeira reação a se fazer? Parar.
Pois bem, essa comunicação é feita através da linguagem não verbal.
Ao contrário do que muitos pensam, a linguagem não verbal é utilizada constantemente na vida das pessoas. Um exemplo disso é através dos sinais de trânsito.

Ex.2:

Os gestos e a expressão corporal também são classificados como uma linguagem não verbal. Por exemplo:
Quando um pai diz de forma áspera, gritando e com uma expressão agressiva, que ama o filho, será que ele interpretará assim? Bem provável que não.

Ex.3:

Disponível em: encurtador.com.br/fmwy0 e encurtador.com.br/mntH7. Acesso em: 27 jun. 2022.

Além dessas, uma outra forma de linguagem pode ser utilizada no dia a dia que é linguagem mista, também conhecida como linguagem híbrida. Nela é possível encontrar as linguagens verbal e não verbal juntas, com objetivo de passar uma única mensagem.
Um exemplo de linguagem mista pode ser encontrado em uma charge, quando se encontra uma imagem e um espaço com um texto acerca da imagem. Tanto a foto quanto o texto contribuíram significativamente para a compreensão da mensagem.”

Linguagem verbal e não verbal. Educa Brasil. Disponível em: https://tinyurl.com/GEPROMLPI1008. Acesso em: 02 jun. 2022.

Ex.:

Charge – Renato Peters,2015. Disponível em: https://tinyurl.com/GEPROMLPI1007. Acesso em: 02 jun. 2022.

_____________ATIVIDADE EXTRA_______________

Agora é hora de exercitar a pesquisa:

  1. Formem grupos.
  2. Faça uma pesquisa sobre a vida e a obra do pintor brasileiro Cândido Portinari.
  3. Após a pesquisa, realize uma roda de conversa sobre o objeto de estudo, Cândido Portinari.
  4. E para finalizar, realize as atividades propostas na sequência.

__________ATIVIDADE INTEGRADORA____________

A partir da pesquisa sobre a vida e obra de Portinari, faça as atividades a seguir:

ATIVIDADE 01 –

Apresente um breve resumo sobre a vida e obra do Pintor brasileiro Cândido Portinari.

Observe a tela “Futebol”, 1935, óleo sobre tela, 97X130cm, de Portinari e responda às atividades 02, 03, 04 e 05.

Tela óleo sobre tela “Futebol” – Candido, 1935. Futebol – Portinari. Disponível em: https://tinyurl.com/GEPROMLPI1010 . Acesso em: 02 jun. 2022.

ATIVIDADE 02 –

Sobre a tela “Futebol” pode-se afirmar que a linguagem apresentada é

(A) Verbal.
(B) não-verbal.
(C) híbrida.
(D) regional.
(E) oral.

ATIVIDADE 03 –

Sobre a tela “Futebol” de Cândido Portinari podemos inferir que a temática abordada, trata-se de

(A) retorno de crianças da escola.
(B) crianças em situação de rua.
(C) crianças brincando de bola na rua.
(D) aula de educação física na rua.
(E) exploração do trabalho infantil.

ATIVIDADE 04 –

O provérbio que melhor define o assunto da tela é

(A) “Quem não chora, não mama.”
(B) “A brincar é que as coisas se dizem.
(C) “A união faz a força.”
(D) “A voz do povo é a voz de Deus.”
(E) “Onde há fumaça, há fogo.”

ATIVIDADE 05 –

Analisando a tela “Futebol”, escreva um texto, descrevendo a cena apresentada na tela de Portinari; Imagine a brincadeira, o encontro das crianças naquele campinho, em elabora uma crônica, narrando a situação detalhadamente. Atenção aos parágrafos e lembre-se, o texto deve ter introdução, desenvolvimento e a conclusão.

________          PROCEDIMENTOS__              _____

ATENÇÃO

Mais sobre Portinari

PORTINARI. Os retirantes. 1944. Disponível em: https://tinyurl.com/GEPROMLPI1011. Acesso em: 02 jun. 2022.

“FUNÇÕES DA LINGUAGEM”

“As funções da linguagem dizem respeito aos papéis que a linguagem cumpre enquanto instrumento de comunicação entre dois ou mais indivíduos. Essa comunicação pode ser feita de maneiras particulares, dependendo do tipo de efeito que o remetente (isto é, quem produz um enunciado) quer passar na mensagem para o destinatário (quem recebe o enunciado).

As funções da linguagem são:

Função referencial, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística.

Elementos da comunicação

As funções da linguagem estão intimamente relacionadas com a comunicação e seus efeitos de sentido, já que cada elemento da comunicação está associado a uma função da linguagem. Dessa forma, não é recomendável estudá-las sem antes recordar tais elementos comunicativos.

Remetente/Emissor; Destinatário/Receptor; Mensagem; Contexto; Contato e código.

Função referencial ou denotativa

Costuma ser a função predominante em notícias de jornais e em artigos científicos. Veja um exemplo:

  • Taxa oficial de desmatamento é 42% maior do que apontava sistema de alertas do Inpe.
  • A taxa oficial de desmatamento na Amazônia Legal divulgada nesta segunda-feira (18) é 42,8% maior do que os números já divulgados antes nos alertas de desmate.
  • A comparação leva em conta dois sistemas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe): os dados mais recentes são do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), que é divulgado uma vez por ano e verificou área de 9.762 km² desmatados entre agosto de 2018 e julho de 2019.

Função poética

Tende a ser a função predominante em poemas, músicas, quadros e obras artísticas em geral.
A seguir, um exemplo:

Ou isto ou aquilo

Ou se tem chuva e não se tem sol, ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel, ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão, quem fica no chão não sobe nos ares.
[…]
Não sei se brinco, não sei se estudo, se saio correndo ou fico tranquilo.
Mas não consegui entender ainda qual é melhor: se é isto ou aquilo.

(Cecília Meireles)

Função fática

Costuma estar presente em determinados momentos de ligações telefônicas ou contatos por escrito (cartas e e-mails), além de algumas construções orais.

Veja o exemplo:

“Alô? Alô, você está me ouvindo?”

Função conativa ou apelativa

Essa função está fortemente relacionada a anúncios publicitários.

Observe o exemplo:

“Venha para a nossa instituição e torne-se um dos maiores pensadores do país!”

Função emotiva ou expressiva

A função emotiva, por outro lado, está centrada no próprio emissor. Assim sendo, costuma tratar-se de um enunciado repleto de lirismo e de subjetividade, comumente construído na 1ª pessoa. O eu-lírico mostra-se de maneira muito evidente. Costuma estar presente em diários e em obras artísticas narradas em 1ª pessoa ou baseadas na autorrepresentação.

Exemplo:

“Fiquei pensando que precisava comprar pão, sabão e leite para a Vera Eunice. E os 13 cruzeiros não dava! Cheguei em casa, aliás no meu barracão, nervosa e exausta. Pensei na vida atribulada que eu levo. Cato papel, lavo roupa para dois jovens, permaneço na rua o dia todo. E estou sempre em falta.”

Função metalinguística

Quando o código é que se mostra o centro do enunciado, trata-se da função metalinguística. Como o próprio nome diz, o enunciado foca o código por meio do qual se estabelece a mensagem, citando-o e/ou descrevendo-o explicitamente. Está presente sempre que o código é explicitado de alguma forma.

Leia o trecho, a seguir, de Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, em que o narrador escreve sobre o próprio processo de escrita do livro:

“Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no introito, mas no cabo; diferença radical entre este livro e o Pentateuco.”
Funções da Linguagem. Mundo Educação.

isponível em: https://tinyurl.com/GEPROMLPI1076 . Acesso em: 06 jun. 2022.

__________SUGESTÃO DE ATIVIDADES_________________