Semana 23 – Educação Física – 3ª Série – Práticas corporais e cultura corporal - 11/08/2021

11 de agosto de 2021

ATIVIDADE 01

Promovendo uma constante reavaliação de valores, crenças e atitudes pessoais e sociais em relação à deficiência, às semelhanças e diferenças humanas, surgiu uma modalidade de dança.

Qual seria essa modalidade de dança que tem como objetivo principal integrar seres humanos?

(A) Dança Moderna.
(B) Dança Aeróbica.
(C) Dança Comunitária.
(D) Dança Inclusiva.
(E) Nenhuma alternativa está certa.

ATIVIDADE 02

A dança inclusiva surgiu no Brasil por meio dos movimentos de inclusão social. Podemos afirmar que a relação entre dança e inclusão social traz apenas benefícios. As atividades propostas visam o desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade.

Quais outros aspectos podem ser trabalhados por meio da dança inclusiva?

(A) Criatividade, musicalidade, socialização, consciência corporal, comunicação e bem-estar.
(B) Resistência muscular e cardiorrespiratória.
(C) Paciência, resiliência e tolerância.
(D) Competitividade e interesse em se aprimorar cada vez mais.
(E) Nenhuma alternativa está certa

ATIVIDADE 03

A relação entre dança e inclusão social oferece vários benefícios, além de adquirir habilidades e compartilhar experiências e sentimentos.

Seguindo esse raciocínio, de que forma a dança pode ajudar pessoas com deficiência?

(A) Oferecendo oportunidades de inclusão no mercado de trabalho.
(B) Promovendo aperfeiçoamento coreográfico com fins financeiros.
(C) Aumento da flexibilidade e do tônus muscular, além de promover maior consciência sobre o próprio corpo.
(D) Promovendo o desenvolvimento físico com objetivos estéticos.
(E) Nenhuma alternativa está certa.

ATIVIDADE 04

Uma das características da dança em benefício às pessoas com deficiência é que ela permite a integração de todas as pessoas, favorecendo a interação entre quem tem e quem não tem deficiência. Essa habilidade em relação à dança cria nas pessoas com deficiência a alegria e a vontade de viver.

Como devemos agir quando convivemos com pessoas com deficiência?

(A) Precisam de tratamento especial, pois são vulneráveis.
(B) Trate com respeito e atenção, não subestime sua inteligência e não ignore.
(C) Dê total atenção, elas precisam de todo cuidado.
(D) Finja que não as vê, trate-as como se não fizessem parte da sociedade.
(E) Nenhuma alternativa está certa.

Educação Física

Programa Seduc em Ação, transmitido pela TV Brasil Central, vídeo aula referente à semana 23.