Semana 27 – Espanhol – 3ª série – Biografía de escritores de lengua española - 08/09/2021

08 de setembro de 2021

Mira el texto y después contesta a las preguntas

Biografia de Miguel de Cervantes

Por Dilva Frazão

Cervantes (1547-1616) foi um escritor, dramaturgo e poeta espanhol, autor de Dom Quixote, uma obra prima da literatura universal, foi considerado o precursor do Realismo na Espanha.
Miguel de Cervantes Saavedra nasceu em Alcalá de Henares, provavelmente em 29 de setembro de 1547. Filho do cirurgião Rodrigo e Leonor de Cortinas, tinha seis irmãos.

Estudou em sua terra natal, em Valladolid e Madri. Em 1563, a família foi morar em Sevilha, onde estudou gramática e latim, com padres jesuítas. Nessa época, conheceu o teatro de Lope de la Rueda, de quem recebeu influência.

Soldado

Em 1569 alistou-se no exército, partindo no ano seguinte, como soldado, para a Itália, participando em 7 de outubro de 1571, da vitoriosa batalha naval de Lepanto contra os turcos, em que saiu gravemente ferido e perdeu o movimento da mão esquerda com um tiro.
Depois de várias tentativas de fuga era levado para o calabouço. Em 1580, Miguel de Cervantes foi resgatado por sua família e um religioso, por 500 ducados de ouro. Durante os quatro anos seguintes, Cervantes participou de batalhas que o levaram a conhecer Portugal.

Vida Literária

Em 1584, Miguel de Cervantes estava de volta à Espanha. Em Madri, conseguiu um cargo público e começou a escrever e publicar sua novela pastoril “La Galatea” (1585). Estabelece contato com literatos da época, Luís de Gongora e Lope de Veja. Escreve os poemas dramáticos “Los Tratos de Argel” e “La Mumancia”.
Miguel de Cervantes casa-se com Catalina de Palácios Salazar. É encarregado, pelo rei, como comissário de víveres destinados às armadas e frotas da Índia, indo morar em Sevilha. Mais tarde, é nomeado coletor de impostos devidos à Coroa dos reinos de Granada, o que o obriga a viajar seguidamente para Andaluzia e La Mancha.
Por causa dos atrasos na prestação de contas com a Coroa é preso três vezes. Contam os historiadores que a primeira parte do livro “Dom Quixote” foi escrito enquanto estava preso em Argamasilla del Alba, entre 1601 e 1603. Tendo sido reconduzido sempre ao seu, Cervantes certamente atestou sua inocência.

Dom Quixote de La Mancha

Em 1605, foi publicada a primeira parte do livro “Dom Quixote” (EL Ingenioso Hidalgo don Quijote de la Mancha) que teve aceitação imediata e seis edições no mesmo ano do lançamento. Escrevendo e tratando de negócios, Cervantes leva uma vida próspera em sua casa em Valladolid, junto com sua família. Em 1606 muda-se par Madri.
A obra “Dom Quixote” teve um sucesso tão grande que, em 1614, surge uma falsa segunda parte de Dom Quixote assinada por Avellaneda. Em 1615 Cervantes publica a segunda parte de Dom Quixote.
A obra foi difundida em toda parte, até se tornar o mais lido romance em todo o mundo, por crianças e adultos.
Ao escrever a obra, Cervantes pretendia ridicularizar os livros de cavalaria que gozavam de imensa popularidade na época. A obra impressiona por sua feição realista. A ação principal do romance gira em torno das três incursões feitas pelo protagonista por terras da Mancha, de Aragão e de Catalunha.
Embora se desenvolva em torno do real e do imaginário, o livro possui episódios em que os dois planos se confundem e em que o imaginário se torna a própria realidade.

Disponível em: https://tinyurl.com/nuahwvs. Acesso em: 02 ago. 2020.

ACTIVIDAD 01

Que obra tornou Cervantes conhecido mundialmente?

ACTIVIDAD 02

Onde e quando nasceu Miguel de Cervantes?

ACTIVIDAD 03

Quem eram seus pais?

ACTIVIDAD 04

Qual foi o objetivo de Miguel Cervantes ao escrever sua obra mais famosa?

Espanhol

Programa Seduc em Ação – Videoaula de Espanhol transmitidas pela TV Brasil Central, referente à semana 27.