Semana 25 – História – 3ª Série – Era Vargas - 25/08/2021

25 de agosto de 2021

ATIVIDADE 01

Acesse o link, a seguir, para assistir ao filme, Getúlio, disponível em: https://cutt.ly/lbhvdHb, para que compreenda as tendências populistas do Governo Vargas, seus sucessos e fracassos, e para que responda às questões a seguir. Caso seja possível e você queira, assista ao filme na íntegra.

Disponível em: https://cutt.ly/JbhvSQF. Acesso em: 29 abr. 2021.

ATIVIDADE 02

(CESGRANRIO /2011-adaptada) Na década de 1950, durante o segundo governo de Getúlio Vargas (1951 -1954), setores da sociedade brasileira se mobilizaram numa campanha por quais ações?

(A) Por uma política externa independente, que fez com que o Presidente criasse, sem a ajuda de capitais estrangeiros, a Companhia Siderúrgica Nacional.
(B) Pela nacionalização da pesquisa, exploração e refino do petróleo, que culminou com a criação da Petrobrás, símbolo do nacionalismo econômico.
(C) Que exigia reformas de base, forçando o Congresso a votar leis que permitissem a reforma agrária e a nacionalização das empresas estrangeiras.
(D) Pela entrada sem restrições do capital estrangeiro no país, que culminou com a formulação, por setores governamentais, do Plano de Metas.
(E) Pela modernização tecnológica do país, que resultou no investimento estatal em novas fontes de energia e na criação de usinas nucleares.

ATIVIDADE 03

(CONSULPLAN/2015) Leia o texto a seguir

“Quis criar a liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás; mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculizada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre. Não querem que o povo seja independente […]. Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no
caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História.” Getúlio Vargas. Carta-testamento, 1954.

Agora, responda às seguintes proposições:

a) por que Getúlio Vargas associa “liberdade nacional” à criação da Petrobrás?

b) Identifique no texto elementos que caracterizam o populismo de Getúlio Vargas.

ATIVIDADE 04

(ENEM/2016) Atenção ao fragmento a seguir.

Zuenir Ventura, em seu livro “Minhas memórias dos outros” (São Paulo: Planeta do Brasil, 2005), referindo-se ao fim da “Era Vargas” e ao suicídio do presidente em 1954, comenta: Quase como castigo do destino, dois anos depois eu iria trabalhar no jornal de Carlos Lacerda, o inimigo mortal de Vargas (e nunca esse adjetivo foi tão próprio). Diante daquele contexto histórico, muitos estudiosos acreditam que, com o suicídio, Getúlio Vargas atingiu não apenas a si mesmo, mas o coração de seus aliados e a mente de seus inimigos.

Em qual dos itens, a seguir, aparecem, respectivamente, a afirmação “entre parênteses” no comentário e uma consequência política que atingiu os inimigos de Vargas?

(A) Conspiração envolvendo o jornalista Carlos Lacerda é um dos elementos do desfecho trágico e o recuo da ação de políticos conservadores devido ao impacto da reação popular.
(B) A tentativa de assassinato sofrida pelo jornalista Carlos Lacerda por apoiar os assessores do presidente que discordavam de suas ideias e o avanço dos conservadores foi intensificado pela ação dos militares.

(C) O presidente sentiu-se impotente para atender a seus inimigos, como Carlos Lacerda, que o pressionavam contra a ditadura e os aliados do presidente teriam que aguardar mais uma década para concretizar a democracia progressista.
(D) O jornalista Carlos Lacerda foi responsável direto pela morte do presidente e este fato veio impedir definitivamente a ação de grupos conservadores.

(E) O presidente cometeu o suicídio para garantir uma definitiva e dramática vitória contra seus acusadores e oferecendo a própria vida Vargas facilitou as estratégias de regimes autoritários no país.

História

Programa Seduc em Ação, transmitido pela TV Brasil Central – videoaulas referentes à semana 25.