Semana 05 – História -3ª Série – Independência da América Latina - 05/04/2022

05 de abril de 2022

ATIVIDADE 01    

Acesse nosso Painel interativo com a plataforma Jamboard, disponível no link https://cutt.ly/yDUrAEf   , e lance seus conhecimentos prévios sobre a “Independência da América Latina”.

Disponível em: https://cutt.ly/yduraef. acesso em: 30 mar. 2022.

ATIVIDADE 02 

 (ENEM/2019-adaptada) Atenção ao fragmento a seguir.  

Os pesquisadores que trabalham com sociedades indígenas centram sua atenção em documentos do tipo jurídico-administrativo (visitas, testamentos, processos) ou em relações e informes e têm deixado em segundo plano as crônicas. Quando as utilizam, dão maior importância àquelas que foram escritas primeiro e que têm caráter menos teórico e intelectualizado, por acharem que estas podem oferecer informações menos deformadas. Contrariamos esse posicionamento, pois as crônicas são importantes fontes etnográficas, independentemente de serem contemporâneas ao momento da conquista ou de terem sido redigidas em período posterior. O fato de seus autores serem verdadeiros humanistas ou pouco letrados não desvaloriza o conteúdo dessas crônicas.

PORTUGAL, A. R. O ayllu andino nas crônicas quinhentistas: um polígrafo na literatura brasileira do século XIX (1885-1897). São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

Por que as fontes valorizadas no texto são relevantes para a reconstrução da história das sociedades pré-colombianas?

ATIVIDADE 03 

(ENEM/2021-adaptada) Leia o texto que segue.

Por que o Brasil continuou um só enquanto a América espanhola se dividiu em vários países?

Para o historiador brasileiro José Murilo de Carvalho, no Brasil, parte da sociedade era muito mais coesa ideologicamente do que a espanhola. Carvalho argumenta que isso se deveu à tradição burocrática portuguesa. “Portugal nunca permitiu a criação de universidades em sua colônia”. Por outro lado, na América espanhola, entre 1772 e 1872, 150 mil estudantes se formaram em universidades locais. Para o historiador mexicano Alfredo Ávila Rueda, as universidades na América espanhola eram, em sua maioria, reacionárias. Nesse sentido, o historiador mexicano diz acreditar que a livre circulação de impressos (jornais, livros e panfletos) na América espanhola, que não era permitida na América portuguesa (a proibição só foi revertida em 1808), teve função muito mais importante na construção de regionalismos do que propriamente as universidades.

BARRUCHO, L. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 8 set. 2019 (adaptado).

Estabeleça as divergências entre os pontos de vista dos historiadores referidos no texto.

ATIVIDADE 04

Assista ao trailer do filme “O Libertador” , disponível em https://youtu.be/aw45P9Y_2_k. Em seguida, pesquise sobre o mito “José de Saint Martin”, e construa um texto comparando seu  projeto de independência para América com o projeto de Simón Bolívar.

As atividades serão postadas posteriormente.