Língua Portuguesa – 1ª Série – 2ª Recomposição das Aprendizagens - 16/05/2022
16 de maio de 2022
- HABILIDADE
– Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
- IMPORTANTE
COERÊNCIA E COESÃO NO PROCESSAMENTO DO TEXTO
Você já pensou sobre a coesão textual, essa costura feita por diferentes termos que torna o texto compreensível?
Quando escrevemos algo, seja em uma redação, uma resposta para uma avaliação ou até mesmo uma publicação nas redes sociais, queremos ser compreendidos e convincentes. Isso se torna possível por meio do uso adequado de elementos linguísticos, como conjunções, pronomes e advérbios, para ligar as partes do texto, assim temos a coesão textual. É através da coesão que os textos se tornam coerentes, ou seja, fazem sentido, transmitem a mensagem desejada.
Podemos observar, nos textos que lemos, a utilização de pronomes e expressões adverbiais para evitar repetições, são termos que nos ajudam a tornar o texto mais compreensível.
Veja os exemplos a seguir.
1. Os meninos foram ao cinema e, quando chegaram lá, a sessão já havia começado. (Uso do termo “lá” (pronome adverbial de lugar) substituindo o termo cinema, já utilizado na frase).
2. Ele disse ao colega que não o ajudaria mais. Depois disso, romperam relações.
(Uso do termo “disso” (pronome demonstrativo) substituindo/referindo-se a informação anteriormente citada).
3. Márcio e Cláudio comemoram aniversário esse mês, irão fazer uma festa. Eles estão muito felizes. (Uso do pronome pessoal para substituir os nomes já citados).
Também temos nos textos o uso de conjunções que dão continuidade ao que já foi dito, que deixam claras as relações entre as frases e as partes do texto. Elas podem expressar diferentes ideias como oposição, adição, conclusão, proporção, condição, explicação e tantas outras, que podem ser expressas no texto.
OBSERVE OS EXEMPLOS
1. Comprou uma casa no campo e foi embora. (A conjunção “e” expressa aqui a ideia de adição, uma coisa mais outra. Poderia ser substituída, sem perda do sentido da frase por: não só… mais também, além disso, ademais, em adição, entre outras.)
2. Acertou todas as questões, portanto recebeu nota máxima. (A conjunção “portanto” está expressando ideia de conclusão. Poderia ser substituída sem modificar o sentido da frase por: logo, portanto, então, assim, entre outras.).
3. Ele nasceu aqui, entretanto mora em outro estado. (A conjunção “entretanto” expressa aqui a ideia de oposição/ adversidade. Poderia ser substituída, sem perda do sentido da frase por: mas, porém, todavia, no entanto, entre outros)
4. Quanto mais você estudar, mais chances você tem de passar na prova. (O conectivo “quanto mais” expressa ideia de proporção. Poderia ser substituído, sem alterar o sentido da frase, por: à medida que, à proporção que, ao passo que, quanto menos, entre outros).
5. Se você não mudar sua postura, não conseguirá passar. (A conjunção “se” expressa a ideia de condição, ou seja, uma ação depende da outra para acontecer. Poderia ser substituída, sem alterar o sentido da frase por: caso, desde que, contanto que, a não ser que, entre outras.).
6. É importante viver bem, já que não sabemos o dia de amanhã. (O conectivo “já que” expressa aqui a ideia de explicação. Poderia ser substituído, sem perda no sentido da frase, por: pois, porque, que, visto que, entre outros).
Vimos até aqui a importância da coesão textual e vários exemplos de como essa coesão acontece. Podemos perceber que sem coesão, o texto seria apenas um amontoado de palavras que não têm nenhuma articulação, logo não teria sentido, coerência. As tarefas que se seguem serão melhor aproveitadas à medida que os exemplos e explicações tiverem sido lidos e compreendidos, pois neles apresentamos as relações lógico-discursivas que trabalharemos nas questões.
Observação ao monitor: o texto inicial tem como objetivo apresentar o conteúdo de forma leve, demonstrando sua relevância e discutindo exemplos que mais tarde serão muito úteis para resolução das tarefas. O texto deve ser discutido com os (as) estudantes, analisando os exemplos, levantando hipóteses em relação a novos exemplos, para que expressem suas dúvidas e compreensão do conteúdo. O texto pode ser consultado também a qualquer momento durante o processo de estudo. |
Leia os textos, a seguir, e responda as atividades de 01 a 05.
Revista científica mais antiga do mundo completa 354 anos
Fundada em 1665, a “Philosophical Transactions of the Royal Society of London” implantou o sistema “peer reviewed” de revisão por pares
Dentre as cerca de 40 mil revistas científicas que existem no mundo atualmente, das quais cerca de 33 mil são em língua inglesa, a mais antiga é a Philosophical Transactions of the Royal Society of London (Transações Filosóficas da Sociedade Real de Londres). “Esse título só pode ser compreendido se entendermos por ‘transações’ a troca de informações e experiências entre os cientistas, que era a principal função da sociedade real de Londres”, diz o professor José Eli da Veiga. Segundo ele, os termos transações filosóficos não têm a ver com o que se entende hoje por filosofia. “Na verdade, se remete ao que eles chamavam de filosofia natural”, descreve, ressaltando que a publicação mudou sua forma original.
A grande mudança da publicação inglesa, como conta Eli da Veiga, ocorreu em 1832, quando foi decidido que todo o material submetido à revista deveria ser revisto por pares. “Inaugurou-se ali o peer reviewed, que até hoje é característica nos periódicos que podem ser considerados científicos”, ressalta. Na mesma época, ficou decidido que a publicação passaria a ter dois lados: A, para física e matemática, e B, para ciências da vida. “A revista foi todo o tempo deficitária e sustentada pela Sociedade Real de Londres e isso começou a mudar somente na década de 70 do século passado”, lembra o colunista. A publicação foi ultrapassada por outras revistas, como a Nature, que possui características comerciais.
VEIGA, J.E. Revista científica mais antiga do mundo completa 354 anos. Jornal USP, 2019. Disponível em: http://gg.gg/112d99. Acesso em: 7 nov. 2021.
01
Qual assunto está sendo abordado nesse texto?
02
Qual é a finalidade do texto?
03
Qual é o tema abordado pela reportagem?
04
Para qual público o texto foi escrito?
05
Você diria que o texto foi escrito em linguagem formal ou informal? Justifique.
06
Analise o trecho a seguir.
“A revista foi todo o tempo deficitária e sustentada pela Sociedade Real de Londres e isso começou a mudar somente na década de 70 do século passado” (…)
O termo grifado marca uma relação de
(A) adição, pois acrescenta um segundo elemento ao primeiro.
(B) contraste, pois nega o que é dito anteriormente.
(C) causa, ou consequência, pois antecede uma oração que é consequência de uma anterior.
(D) somente consequência.
(E) somente causa.
Leia os textos, a seguir, e responda as atividades de 07 a 09.
A partir da leitura do excerto, a seguir, extraído da obra de George Orwell, “A revolução dos Bichos”, identificaremos no texto os elementos de coesão textual responsáveis pela organização das ideias no plano da linguagem do texto.
“O mistério do leite de pronto se esclareceu. Era misturado à comida dos porcos. As maçãs estavam amadurecendo, e a grama do pomar cobria-se de frutas derrubadas pelo vento. Os bichos acharam que as frutas seriam distribuídas equitativamente; certo dia, porém, chegou ordem para que todas as frutas caídas fossem recolhidas e levadas ao depósito das ferramentas para o consumo dos porcos. Alguns bichos murmuraram a respeito, mas foi inútil. Os porcos estavam todos de acordo sobre esse ponto, até mesmo Bola-de-Neve e Napoleão. Garganta foi enviado aos outros para dar explicações.”
ORWELL, George. A Revolução dos Bichos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. (Adaptado).
07
Observe o fragmento a seguir.
“Os bichos acharam que as frutas seriam distribuídas equitativamente; certo dia, porém, chegou ordem para que todas as frutas caídas fossem recolhidas e levadas ao depósito das ferramentas para o consumo dos porcos”.
a) Como os bichos achavam que seria a distribuição das frutas?
b) A distribuição das frutas foi como esperada pelos bichos ou aconteceu de forma diferente?
c) Que elemento de coesão (conector) é utilizado para iniciar a frase que demonstra como ocorreu a distribuição? Que ideia esse conector traz para a frase?
08
Retomando a frase do texto, observe o uso do elemento de coesão textual (termo conector) “porém” em destaque. Identifique, nas alternativas propostas, aquela na qual a lacuna foi preenchida corretamente, de forma que o conector utilizado e destacado não alterou o sentido da frase dada a seguir.
(…) “certo dia, porém, chegou ordem para que todas as frutas caídas fossem recolhidas e levadas ao depósito das ferramentas para o consumo dos porcos”. (…)
(A) (…) certo dia, realmente, chegou a ordem para que todas as frutas caídas fossem recolhidas e levadas ao depósito das ferramentas para o consumo dos porcos. (…)
(B) (…) certo dia, entretanto, chegou à ordem para que todas as frutas caídas fossem recolhidas e levadas ao depósito das ferramentas para o consumo dos porcos. (…)
(C) (…) certo dia, também, chegou à ordem para que todas as frutas caídas fossem recolhidas e levadas ao depósito das ferramentas para o consumo dos porcos (…)
(D) (…) certo dia, finalmente, chegou à ordem para que todas as frutas caídas fossem recolhidas e levadas ao depósito das ferramentas para o consumo dos porcos. (…)
(E) (…) Os porcos estavam todos de acordo sobre esse ponto, até mesmo Bola-de-Neve e Napoleão. (…)
09
Reescreva as frases, a seguir, substituindo o termo conector em destaque por outro que não altere o sentido da frase.
a) As maçãs estavam amadurecendo, e a grama do pomar cobria-se de frutas derrubadas pelo vento.
b) Os bichos acharam que as frutas seriam distribuídas equitativamente; certo dia, porém, chegou ordem para que todas as frutas caídas fossem recolhidas e levadas ao depósito das ferramentas para o consumo dos porcos.
c) Alguns bichos murmuraram a respeito, mas foi inútil.
- HABILIDADE
– Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Leia a tirinha, a seguir, e responda as atividades de 1 a 5.
01
O que o personagem fala sobre o preconceito e o ódio?
02
A que conclusão ele chegou sobre o preconceito e o ódio quando aparecem disfarçados de humor?
03
Que conector ou termo foi utilizado no último quadrinho para trazer a ideia de conclusão?
04
O operador argumentativo (conector) “então” que aparece no último quadrinho tem a função no texto de:
(A) operador de adição.
(B) operador de conclusão.
(C) operador de finalidade.
(D) operador de consequência.
(E) operador de alternância.
05
Releia a oração: “Às vezes o preconceito e o ódio aparecem disfarçados de humor”.
a) Que ideia é apresentada pelo conector destacado na frase?
Leia um trecho, retirado do livro “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, e, a seguir, responda às atividades 06 e 07.
“Se tu venhas, por exemplo, às quatro da tarde, desde
às três eu começarei a ser feliz.
Quanto mais a hora for chegando, mais eu me
sentirei feliz.”
DE SAINT-EXUPÉRY, Antoine. O pequeno príncipe. Editora Melhoramentos, 2017, p. 71.
06
Explique os efeitos de sentido dos conectores (operadores argumentativos) destacados nesse trecho.
07
Reescreva o texto, substituindo os três operadores argumentativos (conectores) por outros mantendo o sentido original do texto. Ajuste verbos e preposições caso seja necessário.
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