Língua Portuguesa – 2ª Série – 2ª Recomposição das Aprendizagens - 16/05/2022

16 de maio de 2022

  • HABILIDADES

   Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

Reconhecer formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratem o mesmo tema.

  • IMPORTANTE

Para essas habilidades, espera-se a compreensão de que, todo texto apresenta uma função social e tem como objetivo ensinar, esclarecer, expor um ponto de vista, negar um posicionamento, narrar um ocorrido, convencer, alertar e outros. Vale lembrar que, para a compreensão de um texto, é necessário identificar quais as motivações e as intenções pretendidas por esse texto, fator que poderá proporcionar diferentes finalidades, dependendo da intenção dos interlocutores.

          Podemos observar, ainda, que, no desenvolvimento dessas habilidades, é de suma importância considerar os gêneros textuais, os elementos da comunicação e as funções das linguagens, uma vez que, facilitará observar a interação comunicativa.

Vamos praticar isso?

Leia o texto a seguir e responda às atividades 1 a 4.

O CONTRASTE ATUAL DAS CHUVAS

                                                                                                                       Aquarius Pluvis

No regime de sobrevivência de qualquer sociedade, a água é tida como um dos elementos indispensáveis. Em sociedades antigas, como a Egípcia ou a Mesopotâmica, as chuvas eram recebidas com festas, uma vez que ocasionavam a cheia dos rios e, assim, a fartura das pessoas que viviam em suas proximidades.

Atualmente, não podemos atribuir um caráter tão alegre às chuvas, ao menos em grande parte do Brasil. Em função da falta de planejamento nos sistemas imobiliário e de infraestrutura, um processo chuvoso que deveria, naturalmente, ser benéfico e não causar danos, acabou se transformando em um dos principais problemas para as pessoas que viviam nas cidades atingidas. Em função da dificuldade de escoamento das águas das chuvas, diversos centros urbanos chegam a ficar completamente alagados durante períodos chuvosos. Tais alagamentos, aliados às enchentes, trazem consigo não apenas prejuízos físicos (destruição de casas, deixando milhares de pessoas desabrigadas), mas também danos biológicos ao homem, uma vez que contribuem para a proliferação de doenças, especialmente através de transporte de lixo e de substâncias infectadas por causadores de enfermidades que, por sua vez, podem até causar a morte. É interessante notar que as regiões mais atingidas pelos fenômenos acima citados se configuram em grandes centros.

            Dessa maneira, deve-se promover um estudo mais aprofundado que auxilie na dinâmica habitacional crescente, de maneira a evitar que água fique impossibilitada de ser escoada. Nas áreas que já sofrem com o problema, devem ser construídas obras que solucionem o problema, tais como os córregos, que servem para transportar a água das chuvas. 

Disponível em: https://tinyurl.com/2p98985j. Acesso em: 08 maio 2022.

01

Qual assunto está sendo abordado nesse texto?

02

A que gênero textual pertence o texto? Justifique sua resposta.

03

Qual a finalidade do texto lido?

04

A linguagem apresentada é adequada a esse gênero textual? Justifique.

Leia os textos a seguir, e responda às atividades 5 e 6.

TEXTO I

“Você precisa ser surdo para entender”

Como é “ouvir” uma mão? Você precisa ser surdo para entender!

O que é ser uma pequena criança na escola, numa sala sem som, com um professor que fala… fala e fala e, então, quando ele vem perto de você ele espera que você saiba o que ele disse? 

Você precisa ser surdo para entender!

Ou o professor que pensa que para torná-lo inteligente você deve, primeiro, aprender como falar com sua voz assim? Colocando as mãos no seu rosto por horas e horas sem paciência ou fim, até sair algo indistinto assemelhado ao som? 

Você precisa ser surdo para entender!

Como é ser curioso na ânsia por conhecimento próprio com um desejo interno que está em chamas. E você pede a um irmão, irmã e amigo ajuda, que respondendo lhe diz: “Não importa”! 

Você precisa ser surdo para entender!

Como é estar de castigo num canto embora não tenha feito realmente nada errado… A não ser tentar fazer uso das mãos para comunicar a um colega silencioso um pensamento que vem, de repente, à sua mente? 

Você precisa ser surdo para entender!

Como é ter alguém a gritar pensando que irá ajudá-lo a ouvir? Ou não entender as palavras de um amigo que está tentando tornar a piada mais clara e você não pega o fio da meada porque ele falhou? 

Você precisa ser surdo para entender!

Como é quando riem na sua face quando você tenta repetir o que foi dito somente para estar seguro que você entendeu? E você descobre que as palavras foram mal entendidas? E você quer gritar alto: “Por favor, me ajude, amigo!”. 

Você precisa ser surdo para entender!

Como é ter que depender de alguém que pode ouvir para telefonar a um amigo ou marcar um encontro de negócios? E ser forçado a repetir o que é pessoal e, então, descobrir que seu recado não foi bem transmitido? 

Você precisa ser surdo para entender!

Como é ser surdo e sozinho em companhia dos que podem ouvir e você somente tenta adivinhar? Pois não há ninguém lá com uma mão ajudadora enquanto você tentar acompanhar as palavras e a música? 

Você precisa ser surdo para entender!

Como é estar na estrada da vida e encontrar com um estranho que abre a sua a boca e fala alto uma frase a passos rápidos? E você não pode entendê-lo e olhar no seu rosto porque é difícil e você não o acompanha? 

Você precisa ser surdo para entender!

Como é compreender alguns dados ligeiros que descrevem a cena e fazem você sorrir e sentir-se sereno com a “palavras falada” de mão em movimento que torna você parte deste mundo tão amplo?

FAÇA-ME SENTIR IGUAL A VOCÊ!

Autor e escritor e surdo Willard J. Madsen. Disponível em: https://tinyurl.com/fntwjdsw. Acesso em: 09 maio 2022.

TEXTO II

“Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”

Na mitologia grega, Sísifo foi condenado por Zeus a rolar uma enorme pedra morro acima eternamente. Todos os dias, Sísifo atingia o topo do rochedo, contudo era vencido pela exaustão, assim a pedra retornava à base. Hodiernamente, esse mito assemelha-se à luta cotidiana dos deficientes auditivos brasileiros, os quais buscam ultrapassar as barreiras as quais os separam do direito à educação. Nesse contexto, não há dúvidas de que a formação educacional de surdos é um desafio no Brasil o qual ocorre, infelizmente, devido não só à negligência governamental, mas também ao preconceito da sociedade.

A Constituição cidadã de 1988 garante educação inclusiva de qualidade aos deficientes, todavia o Poder Executivo não efetiva esse direito. Consoante Aristóteles no livro “Ética a Nicômaco”, a política serve para garantir a felicidade dos cidadãos, logo se verifica que esse conceito encontra-se deturpado no Brasil à medida que a oferta não apenas da educação inclusiva, como também da preparação do número suficiente de professores especializados no cuidado com surdos não está presente em todo o território nacional, fazendo os direitos permanecerem no papel.

Outrossim, o preconceito da sociedade ainda é um grande impasse à permanência dos deficientes auditivos nas escolas. Tristemente, a existência da discriminação contra surdos é reflexo da valorização dos padrões criados pela consciência coletiva. No entanto, segundo o pensador e ativista francês Michel Foucault, é preciso mostrar às pessoas que elas são mais livres do que pensam para quebrar pensamentos errôneos construídos em outros momentos históricos. Assim, uma mudança nos valores da sociedade é fundamental para transpor as barreiras à formação educacional de surdos.

Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Cabe ao Ministério da Educação criar um projeto para ser desenvolvido nas escolas o qual promova palestras, apresentações artísticas e atividades lúdicas a respeito do cotidiano e dos direitos dos surdos. Uma vez que ações culturais coletivas têm imenso poder transformador – a fim de que a comunidade escolar e a sociedade no geral – por conseguinte – conscientizem-se. Desse modo, a realidade distanciar-se-á do mito grego e os Sísifos brasileiros vencerão o desafio de Zeus.

Isabella Barros Castelo Branco, do Piauí. Disponível em: https://tinyurl.com/mp94e7ms. Acesso em: 09 maio 2022.

TEXTO III

MEC cria grupo para formular políticas para alfabetização de surdos

Grupo terá duração de seis meses e poderá ser prorrogado

            O Ministério da Educação (MEC) criou um grupo de trabalho para elaborar projeto de abordagem para a alfabetização de surdos. A portaria que cria o grupo foi publicada nesta terça-feira (10)

            O projeto servirá como subsídio para a formulação de políticas públicas para educandos surdos, surdocegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas.

            O grupo de trabalho será composto por cinco representantes: um da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), um da Secretaria de Alfabetização (Sealf), um de Instituição Federal de Ensino Superior, com experiência na educação infantil de surdos, um de Instituição Federal de Ensino Superior, com experiência nas séries iniciais do ensino fundamental de surdos, e um de Instituição Federal de Ensino Superior, que possua pesquisas e estudos na alfabetização e educação de surdos.

            O GT será coordenado pelo titular da diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos. Poderão ser convidados representantes de órgãos e entidades públicas, bem como especialistas na temática, para participar das reuniões. O grupo terá duração de seis meses, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

Edição: Lílian Beraldo

Disponível em: http://gg.gg/112h9m. Acesso em: 12 maio 2022.

Após a leitura dos textos, você percebeu como há diferentes maneiras de se tratar uma mesma informação? Que tal analisarmos algumas questões sobre os textos? Siga as orientações do/a professor/a, preste atenção às orientações e forme grupos colaborativos com outros colegas. Discuta com o seu grupo as questões propostas e faça o registro das respostas nos espaços a seguir.

05

Os textos da etapa anterior correspondem, respectivamente, a três gêneros textuais distintos: poema, artigo de opinião e notícia. Agora, responda:

a) Os textos abordam um mesmo tema. Qual?

b) Que recursos linguísticos foram utilizados em cada texto para abordar o mesmo tema?

06

Todo texto tem uma intenção comunicativa, ou seja, um objetivo que pode ser informar, alertar, divertir, convencer, emocionar, provocar uma reflexão, entre outras. A linguagem é utilizada e adequada em função do propósito comunicativo. Com base nisso, responda:

a) Qual a finalidade comunicativa de cada gênero textual lido?

b) Sobre o TEXTO III, onde e quando o texto foi publicado? Para que tipo de leitor o texto foi escrito e com qual objetivo?

  • HABILIDADES

–  Reconhecer o sentido das relações lógico-discursivas em um texto de nível 3.

– Reconhecer efeitos de sentido decorrentes da exploração de recursos linguísticos.

Leia, a seguir, a carta divulgada pelo presidente da Academia do Oscar, David Rubin.

         “A 94ª edição do Oscar deveria ser uma celebração dos muitos indivíduos em nossa comunidade que fizeram um trabalho incrível no ano passado, no entanto, esses momentos foram ofuscados pelo comportamento inaceitável e prejudicial que vimos o Sr. Smith exibir no palco.

         Durante nossa transmissão, não abordamos adequadamente a situação na sala. Por isso, lamentamos. Esta foi uma oportunidade para darmos um exemplo para nossos convidados, espectadores e nossa família da Academia em todo o mundo, e ficamos aquém – despreparados para o fato inédito.

         Hoje, o Conselho de Diretores convocou uma reunião para discutir a melhor forma de responder às ações de Will Smith no Oscar, além de aceitar sua renúncia. O Conselho decidiu, por um período de 10 anos, a partir de 8 de abril de 2022, que o Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo, entre outros, o Oscar.

         Queremos expressar nossa profunda gratidão ao Sr. Rock por manter a compostura em circunstâncias extraordinárias. Também queremos agradecer aos nossos anfitriões, indicados, apresentadores e vencedores por sua postura e graça durante nossa transmissão. Esta ação que estamos tomando hoje em resposta ao comportamento de Will Smith é um passo em direção a um objetivo maior de proteger a segurança de nossos artistas e convidados e restaurar a confiança na Academia. Também esperamos que isso possa iniciar um tempo de cura e restauração para todos os envolvidos e impactados.”

O Conselho da Academia inclui artistas como os diretores Steven Spielberg e Ava DuVernay e as atrizes Laura Dern e Whoopi Goldberg entre seus membros.

Disponível em: https://tinyurl.com/3k7j4kvm. Acesso em: 08 maio 2022.

01

No trecho “A 94ª edição do Oscar deveria ser uma celebração dos muitos indivíduos em nossa comunidade que fizeram um trabalho incrível no ano passado, no entanto, esses momentos foram ofuscados pelo comportamento inaceitável e prejudicial que vimos o Sr. Smith exibir no palco.”

a) Explique a relação lógico-discursiva produzida pela expressão “no entanto”, nesse trecho.

b) Em relação à expressão “esses momentos”, a que ela se refere?

02

No trecho “Durante nossa transmissão, não abordamos adequadamente a situação na sala. Por isso, lamentamos”, que efeito de sentido produz a expressão

03

Qual a função das aspas na abertura do trecho que se inicia em “A 94ª edição do Oscar […] e impactados”

04

No trecho “A 94ª edição do Oscar deveria ser uma celebração dos muitos indivíduos em nossa comunidade que fizeram um trabalho incrível no ano passado, no entanto, esses momentos foram ofuscados pelo comportamento inaceitável e prejudicial que vimos o Sr. Smith exibir no palco”, explique os efeitos de sentido produzidos pela escolha dos adjetivos destacados.

05

No trecho “Também esperamos que isso possa iniciar um tempo de cura e restauração para todos os envolvidos e impactados”, qual é o efeito de sentido da expressão “também”?

Leia a Charge, a seguir, e responda às atividades 06 a 09.

Disponível em: https://tinyurl.com/2zzr47uv. Acesso em: 09 maio 2022.

06

Qual o questionamento apontado na charge?

07

A composição de uma charge sempre apresentará humor, promoverá a criticidade, assim como a exploração de recursos multissemióticos. O que gera o humor nesse texto?

08

O conectivo “e” que aparece na frase: “Para sair água e inundar as ruas”, tem a função de

(A) operador de adição.
(B) operador de conclusão.
(C) operador de finalidade.
(D) operador de consequência
(E) operador de causa

09

No trecho “Para sair água”, que ideia é apresentada pelo conector destacado na frase?

Leia um trecho, retirado do livro “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, e, a seguir, responda às atividades 10 e 11.

“Se tu venhas, por exemplo, às quatro da tarde,
desde às três eu começarei a ser feliz.
Quanto mais a hora for chegando, mais eu me
sentirei feliz.”

DE SAINT-EXUPÉRY, Antoine. O pequeno príncipe. Editora Melhoramentos, 2017, p. 71.

10

Explique os efeitos de sentido dos conectores (operadores argumentativos) destacados nesse trecho.

11

Reescreva o texto, substituindo os três operadores argumentativos (conectores) por outros mantendo o sentido original do texto. Ajuste verbos e preposições caso seja necessário.

  • HABILIDADE

– Reconhecer o sentido das relações lógico-discursivas em um texto de nível 3.

01

Leia o texto a seguir.

Extra, extra. Este macaco é humano.

Não somos tão especiais.

Todas as características tidas como exclusivas dos humanos são compartilhadas pronominalmente ou em menor grau.

1.INTELIGÊNCIA

A ideia de que somos os únicos animais racionais tem sido destruída desde os anos 40.A maioria das aves e mamíferos tem algum tipo de raciocínio.

2.AMOR

O amor, tido como o mais elevado dos sentimentos, é parecido em várias espécies, como os corvos, que também criam laços duradouros, se preocupam com o ente querido e ficam de luto depois de sua morte.

3.CONSCIÊNCIA

Chimpanzés se reconhecem no espelho. Orangotangos observam e enganam humanos distraídos.

Sinais de que sabem quem são e se distinguem dos outros. Ou seja, são conscientes.

4.CULTURA

O primatologista Frans de Waal juntou vários exemplos de cetáceos e primatas que são capazes de aprender novos hábitos de transmiti-los para as gerações seguintes. O que é cultura se não isso?

BURGIERMAN, D. Superinteressante, n. 190, jul. 2003. (Adaptado).

No texto, para defender a ideia de que “os humanos não são especiais” o autor apresenta comparações, em forma de tópicos. Agora, você deve reescrever o texto organizado em parágrafos. Para isso, deve manter as informações originais, adicionando apenas operadores argumentativos. Ajuste a concordância dos verbos e preposições, caso seja necessário.