Matemática – 1ª Série – 2ª Recomposição das Aprendizagens - 16/05/2022
16 de maio de 2022
- HABILIDADE
Determinar conjunto solução de uma equação polinomial de 1º grau.
Equação polinomial do 1º grau
As equações de primeiro grau são sentenças matemáticas que estabelecem relações de igualdade entre termos conhecidos e desconhecidos, representadas sob a forma:
ax + b = 0
Onde a e b são números reais, sendo a um valor diferente de zero (a ≠ 0) e x representa o valor desconhecido, denominado de incógnita.
1º Exemplo
Qual é o valor da incógnita x que torna a equação verdadeira?
Resolução
2º Exemplo
Resolva as equações a seguir.
a) 2x – 3 = 0
Resolução
b) 3(2x – 5)= 7
Resolução
c) 2(3-x) +3 (2x+4)=10
Resolução
Resolução
Resolução
Vamos calcular o mínimo múltiplo comum dos denominadores.
01
02
(OBMEP/2015) Qual é o número que está escondido pelo borrão?
(A) 10
(B) 11
(C) 12
(D) 13
(E) 14
03
(CAED/2022) Observe a equação a seguir.
2𝑥 + 5 = −25 + 3 ∙ (𝑥 + 20)
O conjunto solução dessa equação é
(A) S = {- 20}
(B) S = {- 10}
(C) S = {- 30}
(D) S = {10}
(E) S = {8}
04
(IFMT/2013) Resolva a equação do primeiro grau:
05
(UNICAMP/2016-Adaptada) Observe a equação a seguir.
O conjunto solução dessa equação é
(A) S = {7}
(B) S = {11}
(C) S = {11/7}
(D) S = {7/11}
(E) S = {11,7}
06
(Encceja/2017-Adaptada) Leia o texto a seguir.
As antigas balanças de prato ainda são usadas em algumas mercearias para a pesagem de alimentos. O equilíbrio ocorre quando a soma das massas dos objetos colocados em um dos pratos é igual à soma das massas dos objetos colocados no outro prato. Um estudante foi desafiado a descobrir qual é o valor de x representado na balança equilibrada da figura, sabendo que todas as caixinhas marcadas com x têm a mesma massa em kg.
O valor de x, em quilograma, é igual a
(A) 1.
(B) 2.
(C) 5.
(D) 8.
(E) 10.
- HABILIDADE
Compreender relações entre medidas de ângulos formados por um feixe de retas paralelas cortadas por uma reta transversal.
Retas paralelas cortadas por uma transversal
Retas paralelas são aquelas que não se interceptam em nenhum ponto. Uma reta é transversal à outra se ambas apresentam apenas um ponto em comum. Ao traçarmos duas retas r e s, tal que r // s (r é paralela a s), e uma reta transversal t que intercepte r e s, formando oito ângulos. Observe a imagem a seguir.
A interseção da reta t com as retas paralelas r e s deu origem aos ângulos a, b, c, d, e, f, g e h.
Podemos classificar os ângulos formados por duas retas paralelas cortadas por uma transversal de acordo com a posição desses ângulos. Se eles estiverem entre as retas paralelas, dizemos que esses ângulos são internos; caso contrário, dizemos que eles são externos. Ao analisarmos dois ângulos, eles podem estar do mesmo lado ou em lados alternados em relação à reta transversal. Se dois ângulos estão à direita ou ambos estão à esquerda da reta t, dizemos que esses ângulos são colaterais, mas se estão em lados alternados, um à direita, e o outro à esquerda, dizemos que esses ângulos são alternos.
Os ângulos podem ser classificados como internos ou externos, e dois ângulos podem ser colaterais ou alternos.
Ângulos alternos internos
Note que o ângulo d é congruente com o ângulo f e o ângulo e é congruente com o ângulo c, ou seja, 𝑑 ̂
Ângulos alternos externos
Note que o ângulo a é congruente com o ângulo g e o ângulo b é congruente com o ângulo h, ou seja,
1º Exemplo
Determine o valor real de x, sabendo que r//s.
Perceba que os ângulos 3x + 15o e x + 75o são alternos externos portanto,
3x + 15o = x + 75o
resolvendo a equação temos,
3x – x = 75o – 15o
2x = 60o
x = 30o
Ângulos colaterais internos
Note que o ângulo d e o ângulo e são suplementares, assim como os ângulos c e f, ou seja,
Ângulos colaterais externos
Note que o ângulo a e o ângulo h são suplementares, assim como os ângulos b e g, ou seja,
2º Exemplo
Determine o valor real de x, sabendo que r//s.
Perceba que os ângulos 3x + 15o e x + 25o são colaterais internos portanto,
3x + 15o + x + 25o = 180o
resolvendo a equação temos,
4x + 40o = 180o
4x = 180o – 40o
4x = 140o
x = 35o
01
Determine o valor real de x, sabendo que r//s.
02
As retas r e s da figura são paralelas cortadas pela transversal t. Se a medida do ângulo B é o triplo da medida do ângulo A, então B – A vale:
03
Duas retas paralelas cortadas por uma transversal formaram um par de ângulos alternos internos representados por: 2x – 45o e x + 22o. Determine o valor de x e a medida de desses ângulos.
04
Dois ângulos colaterais internos foram formados quanto traçamos duas restas paralelas cortadas por uma transversal. Sabendo que esses ângulos são representados por A = 3x + 25o e B = 2x + 45o, determine o valor dos ângulos A e B.
05
Duas retas paralelas são cortadas por uma transversal, então a afirmativa falsa é
(A) os ângulos colaterais internos são congruentes.
(B) os ângulos correspondentes são congruentes.
(C) os ângulos alternos internos são congruentes.
(D) os ângulos alternos externos são congruentes.
(E) os ângulos colaterais externos não são congruentes.
06
Duas retas paralelas cortadas por uma transversal formam dois ângulos colaterais externos, de medidas 3x + 30o e 7x + 50°. Calcule a medida do ângulo agudo.
07
Duas retas formam, com uma transversal, ângulos alternos internos, expressos em graus por 7x – 1° e 4x + 5o. Calcule o valor de x, a fim de que essas retas sejam paralelas.
08
Na figura, a seguir, as retas r e s são paralelas. Os ângulos de medidas 60o e 120o são:
(A) congruentes, pois são colaterais internos.
(B) congruentes, pois são correspondentes.
(C) congruentes, pois são alternos internos.
(D) suplementares, pois são colaterais internos.
(E) suplementares, pois são colaterais externos
09
(Encceja/2017-Adaptada) Leia o texto a seguir.
No esboço de um projeto de construção, um viaduto passará sobre duas avenidas paralelas.
O menor ângulo formado pela avenida que segue pelo sentido 1 e o viaduto é de 30º.
Qual será o maior ângulo formado pela avenida que segue no sentido 2 e o viaduto?
(A) 60o
(B) 120o
(C) 150o
(D) 180o
(E) 210o
10
(UEPB/2014-Adaptada) Leia o texto a seguir.
As retas paralelas r e s são cortadas pela reta t como mostra a figura a seguir. A medida do ângulo B é:
(A) 120°
(B) 100°
(C) 140°
(D) 130°
(E) 110°
11
Na figura, a seguir, as retas r e s são paralelas.
A medida do ângulo y, em graus é
(A) 90°.
(B) 60°.
(C) 100°.
(D) 70°.
(E) 80°.
12
(UFPB/1994-Adaptada) Leia o texto a seguir.
Na figura, a seguir, estão representadas as retas r, s e t. Sabendo-se que as retas r e são paralelas, calcule, em graus, o valor de y.
- HABILIDADE
Determinar conjunto solução de uma equação polinomial de 2º grau.
Equação do 2º grau
Um polinômio da forma 𝑃(𝑥) = 𝑎𝑥2 + 𝑏𝑥 + 𝑐 é dito polinômio do 2º grau de uma variável x, com a diferente de zero. Chamamos de equação do 2º grau ou equação quadrática na incógnita x a igualdade entre esse polinômio e o número zero.
𝑎𝑥2 + 𝑏𝑥 + 𝑐 = 0
𝑡𝑎𝑙 𝑞𝑢𝑒 𝑎, 𝑏, 𝑐 ∈ ℝ 𝑒 𝑎 ≠ 0
Uma equação do 2º grau na forma 𝑎𝑥2 + 𝑏𝑥 + 𝑐 = 0 é uma equação reduzida ou geral.
Elementos da equação
Considere a equação do 2º grau 𝑎𝑥2 + 𝑏𝑥 + 𝑐 = 0, com 𝑎 ≠ 0.
Incógnita: x
Coeficientes: a, b e c
Termo independente: o coeficiente c
Exemplos:
Equações completas e incompletas
Uma equação do 2º grau 𝑎𝑥2 + 𝑏𝑥 + 𝑐 = 0, com 𝑎 ≠ 0 é denominada:
Completa, quando 𝑏 ≠ 0 e 𝑐 ≠ 0, ou seja, todos os coeficientes da equação são diferentes de zero.
Exemplo:
9𝑥2 − 3𝑥 + 2 = 0 é uma equação completa, pois
𝑎 = 9, 𝑏 = −3 𝑒 𝑐 = 2.
Incompleta, quando 𝑏 = 0 𝑒/𝑜𝑢 𝑐 = 2.
Exemplos:
a) 𝑥2 + 6𝑥 = 0 é uma equação incompleta, pois 𝑎 = 1, 𝑏 = 6 𝑒 𝑐 = 0.
b) −𝑥2 + 4 = 0 é uma equação incompleta, pois 𝑎 = −1, 𝑏 = 0 𝑒 𝑐 = 4.
c) 7𝑥2 = 0 é uma equação incompleta, pois 𝑎 = 7, 𝑏 = 0 𝑒 𝑐 = 0.
Raiz e/ou solução de uma equação
Os elementos do conjunto solução de uma equação são chamados raízes da equação. Para verificar se um número é raiz de uma equação, devemos fazer o seguinte processo:
- Substituir a incógnita por esse número.
- Determinar o valor de cada membro da equação.
- Verificar a igualdade. Sendo uma sentença verdadeira, o número considerado é raiz da equação.
Na equação 𝑥2 − 6𝑥 + 5 = 0 , os valores 1 e 5 são raízes da equação. Vamos verificar essa afirmação utilizando os três passos descritos anteriormente.
Vamos verificar para o número 1.
- Substituir a incógnita por esse número.
(1)2 − 6 ∙ (1) + 5 = 0
- Determinar o valor de cada membro da equação.
(1)2 − 6 ∙ (1) + 5 = 0
1 − 6 + 5 = 0
−5 + 5 = 0
0 = 0 (𝑣𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒𝑖𝑟𝑎)
Verificar a igualdade. Sendo uma sentença verdadeira, o número considerado é raiz da equação.
Portanto o número 1 é raiz da equação.
Vamos verificar para o número 5.
- Substituir a incógnita por esse número.
(5)2 − 6 ∙ (5) + 5 = 0
- Determinar o valor de cada membro da equação.