Semana 11 – Matemática – 1ª Série – Funções Polinomiais do 2º - 16/05/2022

16 de maio de 2022

Função quadrática: f = R → R, tal que

f(x) = ax² + bx + c, com a є R* e b, c є R.

Para construirmos com mais precisão o gráfico de uma função quadrática, é interessante se atentar para as dicas:

1ª determine as coordenadas do vértice da parábola (Xv, Yv);
2ª em uma tabela de valores, atribua valores próximos de Xv (maiores e menores por exemplo) e determine-o:
3ª posicione no sistema cartesiano os pontos obtidos por meio dos cálculos realizados; 4ª por fim, trace a devida curva (parábola).

ATIVIDADE 01

Na função y = x² – 6x + 9, pode-se verificar que o coeficiente numérico a > 0. Então, determine as coordenadas do vértice e construa o gráfico da parábola identificando o ponto máximo ou o ponto mínimo dessa função.

ATIVIDADE 02

Na função quadrática f(x) = – x² – 8x + 16, é possível verificar o ponto máximo ou mínimo da função em um gráfico. Determine as coordenadas do vértice dessa função e verifique se existe ponto máximo ou ponto mínimo.

ATIVIDADE 03

Uma bola é lançada obliquamente para cima a partir do solo com velocidade inicial 20 m/s, em que a aceleração da gravidade local é 10 m/s² formando com a horizontal um ângulo de 45º. Determine o ponto mais alto atingido por essa bola e calcule as coordenadas do vértice da parábola indicando se é ponto máximo ou mínimo. Seno 45º = Cosseno 45º = 0,7.

ATIVIDADE 04

Determine os zeros da função quadrática y = 2x² – 6x +3 e escreva as coordenadas do vértice identificando se existe ponto máximo ou mínimo da função.