Semana 13 – História – 2ª Série – Nova Ordem Mundial – Globalização - 31/05/2022

31 de maio de 2022

ATIVIDADE 01

Observe o trailer do filme “Matrix”, disponível em
https://cutt.ly/TRgfMvn, e faça um pequeno resumo
sobre o assunto principal do trailer.

Disponível em: https://cutt.ly/TRgfMvn. Acesso em: 18 maio 2022.

ATIVIDADE 02

(ENEM/2017-Adaptada) Leia o texto a seguir.

A diversidade de atividades relacionadas ao setor terciário reforça a tendência mais geral de desindustrialização de muitos dos países desenvolvidos sem que estes, contudo, percam o comando da economia. Essa mudança implica nova divisão internacional do trabalho, que não é mais apoiada na clara segmentação setorial das atividades econômicas.

RIO, G. A. P. A espacialidade da economia. In: CASTRO, I. E.: GOMES. P. C. C.; CORRÊA, R. L. (orgs.). Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

Nesse contexto, o fenômeno descrito tem como um de seus resultados a

(A) saturação do setor secundário.
(B) ampliação dos direitos laborais.
(C) bipolarização do poder geopolítico
(D) consolidação do domínio tecnológico.
(E) primarização das exportações globais.

ATIVIDADE 03

(FUVEST/2020-Adaptada) Leia o texto a seguir.

É de grande relevância aqui o fato de que uma grande proporção do trânsito de internet do mundo passa pelos Estados Unidos (…). Isso significa que a NSA (a agência de segurança nacional dos EUA) poderia acessar uma quantidade alarmante de ligações telefônicas simplesmente escolhendo as instalações certas.
O que é ainda mais inacreditável: essas instalações não passam de alguns prédios, conhecidos como “hotéis de telecomunicação”, que hospedam os principais centros de conexão de internet e telefonia do planeta todo.

Stephen Graham, Cidade Sitiadas: o novo urbanismo militar, 2016. Adaptada.

A respeito da configuração espacial e geopolítica retratada no excerto e no mapa, é possível afirmar que

(A) essa é a razão do grande déficit econômico dos Estados Unidos atualmente, uma vez que a maior parte dos negócios e transações é feita pela internet.
(B) essa situação explica o fato de que os Estados Unidos tenham, atualmente, a maior dívida pública do planeta, já que os custos com o tratamento de dados são muito altos.
(C) em um mundo cada vez mais dependente dos fluxos imateriais de informação, a presença de objetos técnicos fixos torna‐se irrelevante para a posição geopolítica dos Estados Unidos.
(D) o mapa representa, por meio do “trânsito de internet” e do fluxo de “ligações telefônicas”, uma globalização que integrou completamente tanto os norte‐americanos quanto as populações da África.
(E) a presença de fixos, como algumas instalações de armazenagem e conexão, influencia a orientação de fluxos e dá aos EUA uma posição de destaque no contexto geopolítico.

ATIVIDADE 04

Construa um mapa mental, tendo a GLOBALIZAÇÃO como tema central. Estabeleça causas, desfechos, impactos e potências mundiais envolvidas. Siga um dos exemplos propostos.

Segue exemplo para fazer no caderno ou cartolina.

Disponível em: http://gg.gg/118bkl. Acesso em: 15 maio 2022.

Segue exemplo para fazer pelo app XMind (https://cutt.ly/ezBf9PK), arquive ou imprima em papel fotográfico A4 e fixe no seu mural.

Disponível em: https://cutt.ly/dzBhleB. Acesso em: 15 mar. 2022.