Semana 14 – História – 1ª Série – Cidadania e Direitos Humanos - 07/06/2022

07 de junho de 2022

ATIVIDADE 01

(ENEM/2017-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Após a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU, em 1948, a Unesco publicou estudos de cientistas de todo o mundo que desqualificaram as doutrinas racistas e demonstraram a unidade do gênero humano. Desde então, a maioria dos próprios cientistas europeus passou a reconhecer o caráter discriminatório da pretensa superioridade racial do homem branco e a condenar as aberrações cometidas em seu nome.

SILVEIRA, R. Os selvagens e a massa: papel do racismo científico na montagem da hegemonia ocidental. Afro-Ásia, n. 23, 1999 (adaptado).

A posição assumida pela Unesco, a partir de 1948, foi motivada por acontecimentos então recentes, dentre os quais se destacava o/a

(A) ataque feito pelos japoneses à base militar americana de Pearl Harbor.
(B) desencadeamento da Guerra Fria e de novas rivalidades entre nações.
(C) morte de milhões de soldados nos combates da Segunda Guerra Mundial.
(D) execução de judeus e eslavos presos em guetos e campos de concentração nazistas.
(E) lançamento de bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki pelas forças norte-americanas.

ATIVIDADE 02

(ENEM/2021-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Houve crescimento de 74% da população brasileira encarcerada entre 2005 e 2012. As análises possibilitaram identificar o perfil da população que está nas prisões do país: homens, jovens (abaixo de 29 anos), negros, com ensino fundamental incompleto, acusados de crimes patrimoniais e, no caso dos presos adultos, condenados e cumprindo regime fechado e, majoritariamente, com penas de quatro até oito anos.

BRASIL. Mapa do encarceramento: os jovens do Brasil. Brasília: Presidência da República, 2015.

Nesse contexto, as políticas públicas para minimizar a problemática descrita devem privilegiar a

(A) flexibilização do Código Civil.
(B) promoção da inclusão social.
(C) redução da maioridade penal.
(D) contenção da corrupção política.
(E) expansão do período de reclusão.

ATIVIDADE 03

Construa um mapa mental tendo OS DIREITOS HUMANOS como tema central. Estabeleça causas, desfechos, impactos e potências mundiais envolvidas. Siga um dos exemplos propostos. Segue exemplo para fazer no caderno ou cartolina.

Disponível em: http://gg.gg/119qfx. Acesso em: 11 maio 2022.

Segue exemplo para fazer pelo app XMind (https://cutt.ly/ezBf9PK), arquive ou imprima em papel fotográfico A4 e fixe no seu mural.

Disponível em: https://cutt.ly/dzBhleB. Acesso em: 11 maio 2022.

ATIVIDADE 04 

Observe as imagens a seguir.

Disponível em: https://cutt.ly/5Jcaw7c. Acesso em: 02 jun. 2022.
Disponível em:  https://cutt.ly/0JcaHsR. Acesso em: 02 jun. 2022.

Construa um texto relacionando as imagens acima com a criação da ONU, em 1945.