Semana 14 – Matemática – 1ª Série – Polígonos Regulares (Perímetro e Área). - 10/06/2022

10 de junho de 2022

ATIVIDADE 01

Uma cidade tem as suas quadras com o formato retangular. A prefeitura deseja construir meio-fio em todas elas. Considere que um setor com dez quadras irá receber os trabalhos da prefeitura e que cada quadra tem as dimensões 80 m por 120 m. Quantos metros de meio-fio serão construídos e qual será a área total dessas quadras cercadas pelo meio-fio?

ATIVIDADE 02

Uma placa de trânsito que diz “proibido estacionar” tem a forma de um círculo. Imagine que a cidade irá instalar 100 placas desse modelo e que cada placa tem 40 cm de diâmetro. Se o valor de pi for 3, a área total de placas a serem instaladas em m² será de:

ATIVIDADE 03

Sabemos que a maioria das praças públicas tem o formato circular. Se uma grande praça com 200 metros de diâmetro deverá ser cercada por passeio público para pedestres e ajardinada toda a sua parte interna, esse passeio terá um comprimento de:

ATIVIDADE 04

Uma chapa de ferro na forma de um losango tem área de 600 mm². Se considerarmos que a sua diagonal maior é o triplo da diagonal menor, a medida de cada diagonal será de: