Semana 29 – 2ª Série – Matemática e Inglês (21 de setembro de 2021) - 20/09/2021

➢ Terça-feira – 21/09/2021

  • Matemática – Aula na TBC – Probabilidade
  • Inglês – Aula na TBC – Song

Matemática

EIXO TEMÁTICO
➢ Números e operações.

HABILIDADE
➢ Calcular a probabilidade de um evento.

Para essa aula é importante assistir às aulas:

Com o auxílio das pesquisas, procurem responder às atividades propostas.

ATIVIDADE 01

(Faculdade Santo Agostinho-BA/2014) Um professor, para separar grupos de trabalho, fez uma urna e colocou
bolas enumeradas de 1 a 30 (numeração relativa à quantidade de alunos), fazendo em seguida a retirada das bolas da urna.

Qualquer uma das bolinhas possui a mesma chance de ser retirada, sendo assim, determine a probabilidade de o professor retirar uma bola com número par ou primo.
(A) 90%
(B) 80%
(C) 75%
(D) 60%
(E) 45%

ATIVIDADE 02

(UEG-GO/2019) Em um programa de televisão, será sorteado um dos participantes para executar determinada tarefa. Sabe-se que, entre os participantes, 4 são homens, 6 são mulheres e uma mulher recebeu imunidade e não poderá participar do sorteio. Colocando-se os nomes dos participantes que serão sorteados em uma urna e retirando-se um deles ao acaso, a probabilidade de que seja uma mulher é de

ATIVIDADE 03

(IFAL/2018) Em uma das salas de aula do IFAL com 40 estudantes, sendo 22 do sexo masculino e 18 do
sexo feminino, foi sorteado, aleatoriamente, um estudante para ser o representante da turma. Qual a probabilidade de o estudante sorteado ser do sexo masculino?
(A) 5%
(B) 20%
(C) 40%
(D) 50%
(E) 55%

ATIVIDADE 04

(UFRGS/2018) Considere os números naturais de 1 até 100. Escolhido ao acaso um desses números, a probabilidade de ele ser um quadrado perfeito é

Inglês

EIXO TEMÁTICO
➢ Diferentes gêneros discursivos em Língua Inglesa.
HABILIDADES
➢ Ler músicas utilizando diferentes estratégias de leitura e inferir o sentido de palavras, expressões, estruturas gramaticais e informações implícitas.
➢ Ler e compreender informações diversas, orientações, comandos, conversas, histórias etc.
➢ Reconhecer os recursos linguísticos para
fazer uso da gramática utilizada no gênero.

Para essa aula é importante:

ACTIVITY 01

(ENEM/2017) Leia a letra da música a seguir.

If You’re Out There
John Legend

If you hear this message
Wherever you stand
I’m calling every woman
Calling every man
We’re the generation
We can’t afford to wait
The future started yesterday
And we’re already late
We’ve been looking for a song to sing
Searched for a melody
Searched for someone to lead
We’ve been looking for the world to change
If you feel the same, we’ll go on and say
If you’re out there
Sing along with me if you’re out there
I’m dying to believe that you’re out there
Stand up and say it loud if you’re out there
Tomorrow’s starting now…now…now […]
We can destroy Hunger
We can conquer Hate
Put down the arms and raise your voice
We’re joining hands today […]

O trecho da letra de If You’re Out There revela que essa canção, lançada em 2008, é um(a)
(A) convocação à luta armada.
(B) apelo ao engajamento social.
(C) atitude saudosista.
(D) crítica a atitudes impensadas.
(E) elogio à capacidade de aceitação.

Leia a letra da música, a seguir, e responda às
atividades 02, 03 e 04.

Looking for freedom
By David Hasselhoff

One morning in june some twenty years ago
I was born a rich man’s son
I had everything that money could buy
But freedom – I had none
I’ve been lookin’ for freedom
I’ve been lookin’ so long
I’ve been lookin’ for freedom
Still the search goes on
I’ve been lookin’ for freedom
Since I left my home town
I’ve been lookin’ for freedom
Still it can’t be found
I headed down the track, my baggage on my back
I left the city far behind
Walkin’ down the road, with my heavy load
Tryin’ to find some peace of mind
Father said you’ll be sorry, son,
If you leave your home this way
And when you realize the freedom money buys
You’ll come running home some day
I paid a lotta dues, had plenty to lose
Travelling across the land
Worked on a farm, got some muscle in my arm
But still I’m not a self-made man
I’ll be on the run for many years to come
I’ll be searching door to door
But, given some time, some day I’m gonna find
The freedom I’ve been searchin’ for

ACTIVITY 02

(UFPB/2005) According to the text, father and son have
(A) Each bought their own farms.
(B) Travelled together across the land.
(C) Had opposing views about freedom.
(D) Soon realized freedom is money.
(E) Both left their city to look for freedom.

ACTIVITY 03

(UFPB/2005) Considering the lyrics of the song, it is correct to say that it is a text about
(A) A careless father.
(B) An aggressive boy.
(C) A free young runner.
(D) The glamour of money.
(E) The search for freedom.

ACTIVITY 04

De acordo com a canção é correto afirmar:
(A) The young man needed to walk away from
home.
(B) The young man planned to spend his time
farming.
(C) The young man decided to reach his goal some
day.
(D) The young man chose to leave his luggage
behind.
(E) The young man wanted to have more than
money could buy.

Disponível em: http://gg.gg/vgtvk. Acesso em: 18 jul. 2021.

Clique aqui para baixar ou imprimir sua atividade.