Semana 29 – 3ª Série – Geografia, Biologia, Português e Matemática – (22, 23 e 24 de setembro de 2021) - 20/09/2021

Geografia

Para essa aula é importante assistir às videoaulas:

Pesquisar sobre: conhecimentos gerais – História de Goiânia e do Estado de Goiás.
Disponível em: https://tinyurl.com/4x797be2. Acesso em: 05 ago. 2021.

ATIVIDADE 01

(IADES/2016) Nas últimas décadas, o bioma cerrado, presente no território goiano, transformou-se em uma nova e importante fronteira agrícola brasileira. Essa transformação modificou os aspectos socioeconômicos regionais e impulsionou a produtividade agropecuária, tornando o Brasil um dos principais produtores mundiais de commodities agrícolas.

No que tange às transformações socioeconômicas e ao aumento da produtividade no cerrado, assinale a alternativa correta.

(A) Houve uma enorme resistência da elite política goiana em ceder imensa quantidade de terras para formação do Distrito Federal, uma vez que a atividade pecuarista era desenvolvida intensivamente nas terras onde a nova capital seria construída.
(B) A construção de Brasília recebeu apoio inconteste de todos os partidos políticos, pois a interiorização da capital já estava prevista na primeira constituição republicana. O sonho de se construir uma nova capital ultrapassou as divisões ideológicas.
(C) O golpe de 1964 paralisou os investimentos na modernização da agricultura brasileira. O modelo econômico adotado reservara à agricultura papel secundário, concentrando os investimentos no desenvolvimento industrial.
(D) A modernização da agricultura goiana foi uma decorrência da transferência da capital, pois o estado de Goiás tornou-se responsável pelo abastecimento de Brasília, o que permitiu uma profunda alteração na agricultura goiana, com o crescimento da pequena propriedade.
(E) A integração da economia goiana nos fluxos de investimentos nacionais iniciou-se no final da década de 1920 com a chegada dos trilhos, mas só ganhou impulso decisivo com o desenvolvimento da agricultura moderna, com o cultivo da soja.

ATIVIDADE 02

(IADES/2016) Nas últimas décadas, o bioma cerrado, presente no território goiano, transformou-se em uma nova e importante fronteira agrícola brasileira. Essa transformação modificou os aspectos socioeconômicos regionais e impulsionou a produtividade agropecuária, tornando o Brasil um dos principais produtores mundiais de commodities agrícolas.
No que tange às transformações socioeconômicas e ao aumento da produtividade no cerrado, assinale a alternativa correta.
(A) O bom desempenho do agronegócio goiano se deve à pesquisa e à tecnologia implementados no cerrado pela agricultura moderna.
(B) A agricultura tradicional, praticada no estado de Goiás, é a responsável pelo crescimento das exportações de commodities agrícolas.
(C) O aumento da produtividade de commodities agrícolas em Goiás só foi possível com a implantação do modelo de agricultura familiar.
(D) A alta produtividade do cerrado está relacionada com a boa qualidade do solo, que dispensa correção e adubos.
(E) O clima predominantemente ameno na região do cerrado, com chuvas distribuídas ao longo de todos os meses do ano, constitui fator importante para o aumento da produtividade agrícola.

ATIVIDADE 03

A cidade de Goiânia é fruto da política de intervenções da Era Vargas. O interventor nomeado por Vargas, Pedro Ludovico Teixeira, começou a construir a cidade em 1933. A transferência da capital, da cidade de Goiás, para Goiânia, ocorreu em 1937, no início do Estado Novo.
A criação da nova capital tinha, eminentemente, a função de:
(A) conservar o poder político das oligarquias locais, como a dos Caiados.
(B) estabelecer domínios sobre terras que pertenciam ao Estado de São Paulo naquela época.
(C) retirar o poder político das oligarquias locais.
(D) introduzir em Goiás a cultura da cana-de-açúcar e o sistema de engenhos e usinas açucareiras.
(E) afastar as tribos indígenas que habitavam as cercanias da cidade de Campinas das Flores, hoje o Bairro de Campinas.


Disponível em: http://gg.gg/vy4kx Acesso em: 08 ago. 2021.

ATIVIDADE 04

(IADES/2017) Independente de onde está localizado, constitui-se patrimônio histórico e cultural um local considerado valioso para a humanidade. Entre os mais de seiscentos lugares eleitos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, atualmente, o Brasil possui quatorze espaços históricos creditados pela Unesco.
No ano de 2001, que centro histórico de Goiás recebeu este título?
(A) Pirenópolis
(B) Cidade de Goiás
(C) Santa Cruz de Goiás
(D) Corumbá de Goiás
(E) Trindade

Biologia

EIXO TEMÁTICO
➢ Evolução e ecologia dos seres vivos.
HABILIDADE
Reconhecer a evolução biológica como processo de modificação e adaptação das espécies ao longo do
tempo.

Para essa aula é importante assistir à aula:

Pesquisar sobre:

  • evidências da evolução biológica (registro fóssil, adaptação, semelhanças entre as espécies).
  • Mecanismos da evolução biológica (mutações, deriva genética, seleção natural).

ATIVIDADE 01

(UNIFESP/2004) Leia os trechos seguintes, extraídos de um texto sobre a cor de pele humana.
“A pele de povos que habitaram certas áreas durante milênios adaptou-se para permitir a produção de vitamina D.”
“À medida que os seres humanos começaram a se movimentar pelo Velho Mundo há cerca de 100 mil anos, sua pele foi se adaptando às condições ambientais das diferentes regiões. A cor da pele das populações nativas da África foi a que teve mais tempo para se adaptar porque os primeiros seres humanos surgiram ali.”
SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL, v. 6, nov. 2002.

Nesses dois trechos, encontram-se subjacentes ideias:
(A) da Teoria Sintética da Evolução.
(B) darwinistas.
(C) neodarwinianas.
(D) lamarckistas.
(E) sobre especiação.

ATIVIDADE 02

A camuflagem é uma adaptação extremamente importante para alguns animais. Analise as alternativas, a seguir, e marque aquela que melhor define essa adaptação.

(A) Camuflagem é a capacidade de um organismo imitar outro.
(B) Camuflagem caracteriza-se pela presença de cores fortes, que alertam os predadores sobre perigo.
(C) Camuflagem é uma adaptação que faz com que o animal se torne menos visível no ambiente.
(D) Camuflagem é uma adaptação que permite a liberação de substâncias tóxicas sem que o predador perceba.
(E) Camuflagem é uma técnica que permite ao animal adentrar em locais escuros.


Disponível em: http://gg.gg/vmbgu. Acesso em: 05 ago. 2021.

ATIVIDADE 03

Alguns organismos de espécies diferentes possuem órgãos que exercem a mesma função, mas que possuem origem embrionária diferenciada. A asa de uma borboleta e a de uma ave, por exemplo, obedecem a esse princípio.
Analise as alternativas, a seguir, e marque aquela que indica corretamente o nome dado a esses órgãos:
(A) homólogos.
(B) análogos.
(C) vestigiais.
(D) divergentes.
(E) convergentes.

Disponível em: http://gg.gg/vmbgq. Acesso em: 05 ago. 2021.

ATIVIDADE 04

(UFPR/2018) Certos insetos apresentam um aspecto que os assemelha bastante, na cor e às vezes até na forma, com ramos e folhas de algumas plantas. Esse fato é de extremo valor para o inseto, já que o protege contra o ataque de seus predadores. Esse fenômeno, analisado à luz da Teoria da Evolução, pode ser explicado:
(A) pela lei do uso e desuso, enunciada por Lamarck.
(B) pela deriva genética, comum em certas populações.
(C) pelo isolamento geográfico, que acontece com certas espécies de insetos.
(D) pela seleção natural, que favorece características adaptativas adequadas para cada ambiente específico.
(E) por uma mutação de amplo espectro, que ocorre em uma determinada espécie.

➢ Quinta-feira – 23/09/2021

  • Língua Portuguesa – Aula na TBC – D18 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
  • Matemática – Aula na TBC – D17 – Resolver problema envolvendo equação do 2º grau.

Língua Portuguesa

DESCRITOR
➢ D18 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.

Para essa aula é importante assistir à videoaula:

Com o auxílio das pesquisas, procurem responder às atividades propostas.

ATIVIDADE 01

(PAEBES/2018) Leia o texto a seguir.

Longe de pendurar a chuteira

Quem solta a voz para anunciar que “o Maraca é nosso” sabe o que está dizendo. Sentado do lado oficial do Vasco (esquerdo) ou do Flamengo (direito), o torcedor que aguarda uma semana ou mais para vibrar pelo time do coração se sente em casa no Estádio Jornalista Mário Filho, popularmente conhecido como Maracanã (nome de um pássaro). Essa íntima relação provocada pelos quase 200 mil metros quadrados de complexo de lazer começou há 59 anos, quando o jornalista Mário Filho iniciou sua batalha em prol da construção de um mega estádio para a Copa do Mundo de 1950. Assim como a linha da história, que,

por vezes, parece repetir, o Maracanã, inaugurado em estado inacabado para a partida entre jogadores de São Paulo e do Rio (3 a 1 para os paulistas), está prestes a respirar novos ares e entrar, novamente, para a história em 2014, quando o Brasil abrigará a Copa do Mundo. […]
CALIXTO, Bruno. Caderno 2. Tribuna de Minas, quarta-feira, 22 jul. 2009. p. 6.

No trecho “o Maraca é nosso”, o uso da palavra destacada sugere
(A) aceitação.
(B) intimidade.
(C) obstinação.
(D) propriedade.
(E) respeito.

ATIVIDADE 02

(PROEB) Leia o texto seguir.

É o boi

Senti que o texto “Como um boi vira bife” (Supernovas, junho, pág. 44), camuflado por “figurinhas” e por uma descrição quase infantil das etapas do abate do gado, subestimou a minha inteligência. Será que é realmente razoável obrigar que uma fêmea fique prenhe em todo cio? Será mesmo compensador ser colocado em confinamento por 3 meses “mas ter ração da melhor qualidade”? Creio que nenhum animal trocaria um pasto verde e farto por uma baia cheia de seja-lá-o-que-for!
Carolina di Biasi, São Paulo, SP

No texto, a expressão “seja-lá-o-que-for” sugere que o conteúdo da baia é
(A) apropriado.
(B) caríssimo.
(C) indiferente.
(D) insubstituível.
(E) valorizadíssimo.

Disponível em: http://gg.gg/vmc25. Acesso em: 05 ago. 2021.

ATIVIDADE 03

Nesse texto, a palavra “indispensável” foi utilizada para
(A) destacar o conteúdo da bagagem.
(B) enfatizar o aspecto irônico da palavra.
(C) expressar o desejo de levar pouca coisa.
(D) indicar a revolta em relação à pergunta.
(E) mostrar a quantidade de malas.

ATIVIDADE 04

(Seduc-GO) Leia o texto, a seguir.

Choro
Rubem Braga

Eram todos negros: uma viola, um clarinete, um pandeiro e uma cabaça. Juntaram-se na varandinha de uma casa abandonada e ali ficaram chorando valsas, repinicando sambas. E a gente veio se ajuntando, calada, ouvindo. Alguém mandou no botequim da esquina trazer cerveja e cachaça. E em pé na calçada, ou sentados no chão da varanda, ou nos canteiros do jardinzinho, todos ficamos em silêncio ouvindo os negros.
Os que ouviam não batiam palmas nem pediam música nenhuma; ficavam simplesmente bebendo em silêncio aquele choro, o floreio do clarinete, o repinicado vivo e triste da viola.
Só essa música que nos arrasta e prende, nos dá alegria e tristeza, nos leva a outras noites de emoções – e grátis. Ainda há boas coisas grátis, nesta cidade de coisas tão caras e de tanta falta de coisas. Grátis – um favor dos negros.
Alma grátis, poesia grátis, duas horas de felicidade grátis – sim, só da gente do povo podemos esperar uma coisa assim nesta cidade de ganância e de injustiça. Só o pobre tem tanta riqueza para dar de graça.


Texto adaptado de BRAGA, Rubem. Um pé de milho. 5. ed. Rio de Janeiro: Record, 1993. p. 104-105.

Que efeito de sentido pode ser percebido no trecho “[…] ficavam simplesmente bebendo em silêncio aquele choro […]”?
(A) Descrição do comportamento das pessoas.
(B) Convite para as pessoas se ajuntarem.
(C) Ordem expressa por imperativos.
(D) Mistura de sentidos: paladar e audição.
(E) Descrição do ambiente físico.

Matemática

DESCRITOR
D17 – Resolver problema envolvendo equação do 2º grau.

Para essa aula é importante assistir à aula:

Com o auxílio das pesquisas, procurem responder às atividades propostas.

ATIVIDADE 01

ATIVIDADE 02

(A) 2 m e 70 m.
(B) 4 m e 35 m.
(C) 5 m e 28 m.
(D) 7 m e 20 m.
(E) 10 m e 14 m.

Disponível em: http://gg.gg/vmbmt. Acesso em: 05 ago. 2021.

ATIVIDADE 03

ATIVIDADE 04

➢ Sexta-feira – 24/09/2021

  • Matemática – Aula na TBC – D16 – Resolver problema que envolva porcentagem.
  • Língua Portuguesa – Aula na TBC – D19 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

Matemática

DESCRITOR
D16 – Resolver problema que envolva porcentagem.

Para essa aula é importante assistir à aula:

Com o auxílio das pesquisas, procurem responder às atividades propostas.

ATIVIDADE 01

(SAEB/2013) Leia o texto a seguir.

Virou Praga

Australianos usam drogas anticoncepcionais para conter a multiplicação de COALAS. Trata-se de uma droga com a qual os cientistas tentam enganar o sistema imunológico das fêmeas.

(A) 123
(B) 161
(C) 184
(D) 266
(E) 280

Disponível em: http://gg.gg/vmbwt. Acesso em: 05 ago. 2021.

ATIVIDADE 02

(SAEB/2013) Uma lanchonete vende sanduíches a R$ 2,60. Sabendo que 25% desse preço correspondem ao custo do pão e 55% correspondem a outras despesas, o lucro obtido na venda de cada sanduíche é
(A) R$ 0,05.
(B) R$ 0,52.
(C) R$ 0,65.
(D) R$ 1,17.
(E) R$ 1,43.

Disponível em: http://gg.gg/vmbwt. Acesso em: 05 ago. 2021.

ATIVIDADE 03

(SAEB) Este mês, Paulo atrasou o pagamento do condomínio. Com isso, além do valor mensal, de R$ 400,00, ele ainda pagou 5,5% de juros.
Qual o total que Paulo pagou de condomínio?
(A) R$ 455,00
(B) R$ 424,00
(C) R$ 422,00
(D) R$ 420,00
(E) R$ 405,50

Disponível em: http://gg.gg/vmbwt. Acesso em: 05 ago. 2021.

ATIVIDADE 04

(A) 4,2 % ao mês.
(B) 6 % ao mês.
(C) 42% ao mês.
(D) 60 % ao mês.
(E) 10 % ao mês.

Disponível em: http://gg.gg/vmbwt. Acesso em: 05 ago. 2021.

Português

DESCRITOR
D19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

Para essa aula é importante assistir à videoaula:

Com o auxílio das pesquisas, procurem responder às atividades propostas.

ATIVIDADE 01

Leia o texto a seguir.

Você não entende nada
Quando eu chego em casa nada me consola
Você está sempre aflita
Com lágrimas nos olhos de cortar cebola
Você é tão bonita
[…]
Eu quero é ir-me embora
Eu quero dar o fora
E quero que você venha comigo
[…]
Eu quero é ir-me embora
Eu quero dar o fora
E quero que você venha comigo.

VELOSO, Caetano. Literatura Comentada: Você Não Entende Nada. 2. ed. São Paulo: Nova Cultura, 1998.

A repetição da expressão “eu quero”, em diversos versos, tem por objetivo
(A) fazer associações de sentido.
(B) refutar argumentos anteriores.
(C) detalhar sonhos e pretensões.
(D) apresentar explicações novas.
(E) reforçar a expressão dos desejos.

Disponível em: http://gg.gg/vmc8n. Acesso em: 05 ago. 2021.

ATIVIDADE 02

(SPAECE) Leia o texto a seguir.

É preciso casar João,
é preciso suportar, Antônio,
é preciso odiar Melquíades
é preciso substituir nós todos.

É preciso salvar o país,
é preciso crer em Deus,
é preciso pagar as dívidas,
é preciso comprar um rádio,
é preciso esquecer fulana.

É preciso viver com os homens
é preciso não assassiná-los,
é preciso ter mãos pálidas
e anunciar O FIM DO MUNDO.

Carlos Drummond de Andrade. www.angelfire.com/celeb/olobo/necessidaded.html.

Nesse texto, a repetição sugere
(A) atenção.
(B) destruição.
(C) necessidade.
(D) preocupação.
(E) rotina.

Disponível em: http://gg.gg/vmc8n. Acesso em: 05 ago. 2021.

ATIVIDADE 03

Leia o texto a seguir.

A raposa e as uvas

Certa raposa esfaimada encontrou uma parreira carregadinha de lindos cachos maduros, coisas de fazer vir água à boca. Mas tão altos que nem pulando.
O matreiro bicho torceu o focinho:
– Estão verdes – murmurou – Uvas verdes, só para cachorros.
E foi-se.
Nisto deu um vento e uma folha caiu.
A raposa, ouvindo o barulhinho, voltou depressa e pôs-se a farejar…
Quem desdenha quer comprar.

LOBATO, Monteiro. Fábulas. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1973. p. 47.

Nesse texto, a palavra “carregadinha” tem a ver com
(A) o sabor das frutas.
(B) a altura da parreira.
(C) o tamanho dos cachos.
(D) o estado das uvas: madurinhas.
(E) a quantidade de uvas produzidas.

Disponível em: http://gg.gg/vmc8n. Acesso em: 05 ago. 2021.

ATIVIDADE 04

(Seduc-GO) Leia o texto a seguir.

Trem de ferro

Café com pão
Café com pão
Café com pão
Virge maria que foi isso maquinista?
Agora sim
Café com pão
27
Agora sim
Voa, fumaça
Corre, cerca
Ai seu foguista
Bota fogo
Na fornalha
Que eu preciso
Muita força
Muita força
Muita força
Oô…
Menina bonita
Do vestido verde
Me dá tua boca
Pra matá minha sede
Oô…
Vou mimbora
Vou mimbora
Não gosto daqui
Nasci no sertão
Sou de Ouricuri
Oô…
Vou depressa
Vou correndo
Vou na toda
Que só levo
Pouca gente
Pouca gente
Pouca gente…

BANDEIRA, Manuel. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986.

A expressão “café com pão”, repetida por três vezes no início do poema, sugere
(A) o barulho do trem.
(B) a voz do maquinista.
(C) a conversa dos passageiros.
(D) a voz da menina bonita.
(E) o linguajar do povo do sertão.

Disponível em: http://gg.gg/vmc8n. Acesso em: 05 ago. 2021.

Clique aqui para baixar ou imprimir sua atividade.