Semana 30 – Geografia – 2ª Série – Fluxos e deslocamento população no mundo - 28/09/2021

28 de setembro de 2021

ATIVIDADE 01

(ENEM/2017-adaptada) Leia o texto a seguir.

O fenômeno da mobilidade populacional vem, desde as últimas décadas do século XX, apresentando transformações significativas no seu comportamento, não só no Brasil como também em outras partes do mundo. Esses novos processos se materializam, entre outros aspectos, na dimensão interna, pelo redirecionamento dos fluxos migratórios para as cidades médias, em detrimento dos grandes centros urbanos; pelos deslocamentos de curta duração e a distâncias menores; pelos movimentos pendulares, que passam a assumir maior relevância nas estratégias de sobrevivência, não mais restritos aos grandes aglomerados urbanos.

OLIVEIRA, L. A. P.; OLIVEIRA, A. T. R. Reflexões sobre os deslocamentos populacionais no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2011 (adaptado).

(A) descapitalização do setor primário.
(B) ampliação da economia informal.
(C) tributação da área residencial citadina.
(D) desconcentração da atividade industrial.
(E) saturação da empregabilidade no setor terciário.

ATIVIDADE 02

(ENEM/2016-adaptada) A presença de uma corrente migratória por si só não explica a condição de vida dos imigrantes. Esta será somente a aparência de um fenômeno mais profundo, estruturado em relações socioeconômicas muitas vezes perversas. É o que podemos dizer dos indivíduos que são deslocados do campo para as cidades e obrigados a viver em condições de vida culturalmente diferentes das que vivenciaram em seu lugar de origem.

SCARLATO, F. C. População e urbanização brasileira. In: ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2009.

O texto faz referência a um movimento migratório que reflete o/a

(A) processo de deslocamento de trabalhadores motivados pelo aumento da oferta de empregos no campo.
(B) dinâmica experimentada por grande quantidade de pessoas, que resultou no inchaço das grandes cidades.
(C) permuta de locais específicos, obedecendo a fatores cíclicos naturais.
(D) circulação de pessoas diariamente em função do emprego.
(E) cultura de localização itinerante no espaço.

ATIVIDADE 03

(ENEM/2011-adaptada) As migrações transnacionais, intensificadas e generalizadas nas últimas décadas do século XX, expressam aspectos particularmente importantes da problemática racial, visto como dilema também mundial. Deslocam-se indivíduos, famílias e coletividades para lugares próximos e distantes, envolvendo mudanças mais ou menos drásticas nas condições de vida e trabalho, em padrões e valores socioculturais. Deslocam-se para sociedades semelhantes ou radicalmente distintas, algumas vezes compreendendo culturas ou mesmo civilizações totalmente diversas.

IANNI, O. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

A mobilidade populacional da segunda metade do século XX teve um papel importante na formação social e econômica de diversos estados nacionais. Uma razão para os movimentos migratórios nas últimas décadas e uma política migratória atual dos países desenvolvidos são o/a

(A) busca de oportunidades de trabalho e o aumento de barreiras contra a imigração.
(B) necessidade de qualificação profissional e a abertura das fronteiras para os imigrantes.
(C) desenvolvimento de projetos de pesquisa e o acautelamento dos bens dos imigrantes.
(D) expansão da fronteira agrícola e a expulsão dos imigrantes qualificados.
(E) fuga decorrente de conflitos políticos e o fortalecimento de políticas sociais.

ATIVIDADE 04

(ENEM/2021-adaptada) Leia o texto a seguir.

Minha vida é andar
Por esse país
Pra ver se um dia
Descanso feliz
Guardando as recordações
Das terras onde passei
Andando pelos sertões
E dos amigos que lá deixei

GONZAGA, L.; CORDOVIL. H. A vida de viajante. 1953. Disponível em: www.recife.pe.gov.br. Acesso em: 20 fev. 2012 (fragmento).

A letra dessa canção reflete elementos identitários que representam a

(A) valorização das características naturais do Sertão nordestino.
(B) denúncia da precariedade social provocada pela seca.
(C) experiência de deslocamento vivenciada pelo migrante.
(D) profunda desigualdade social entre as regiões brasileiras.
(E) discriminação dos nordestinos nos grandes centros urbanos.

Geografia

Programa Seduc em Ação – Videoaula transmitida pela TV Brasil Central, referente à semana 30.