Semana 31 – Física – 2ª Série – Som e ondas - 05/10/2021

05 de novembro de 2021

ATIVIDADE 01

(ETEC-SP/2019) Os morcegos não enxergam muito bem, entretanto, são mamíferos capazes de ouvir sons cujas frequências vão de 1 000 Hz a 120 000 Hz.

Lembre-se de que v = x . f, em que:

• v é a velocidade de propagação do som no ar, de valor 340 m/s;

•  é o comprimento de onda, em m;

• f é a frequência da onda, em Hz.

O maior comprimento de onda das ondas sonoras audíveis por morcegos é de

(A) 0,12 m.
(B) 0,34 m.
(C) 1,2 m.
(D) 120 m.
(E) 350 m.

ATIVIDADE 02

(UNIT-AL/2018) O ultrassom é bastante utilizado na medicina e diagnóstico por imagem e os detalhes da estrutura de interesse, tais como o tamanho, está relacionado com o comprimento de onda do ultrassom refletido.

Considerando-se que a velocidade de um ultrassom de 1,725MHz em tecidos humanos é igual a 1,38km/s, então seu comprimento de onda, em mm, é igual a

(A) 0,80.
(B) 0,73.
(C) 0,65.
(D) 0,50.
(E) 0,48.

ATIVIDADE 03

(UFAL/2018) O exame de ultrassonografia, também chamado de ecografia, utiliza ondas sonoras de alta frequência para produzir imagens do interior do corpo, sem o uso de radiação ionizante (raios-X). Como as imagens são adquiridas em “tempo real”, podem mostrar além das características morfológicas das estruturas, o movimento dos órgãos internos do corpo e o sangue correndo através dos vasos. É amplamente utilizada na avaliação da gestação, do abdome, da pelve masculina e feminina, de músculos e tendões, do encéfalo de bebês, no estudo das glândulas salivares, da tireoide e outras estruturas do pescoço, do coração etc.

Disponível em: https://tinyurl.com/5sdzpzsv. Acesso em: 20 ago. 2017.

Durante um exame de ultrassonografia, ao avaliarmos as ondas sonoras (geradas por uma fonte emissora) que se propagam num determinado ambiente, é correto afirmar que o comprimento de onda ultrassônico nesse meio é dado pela

(A) razão entre a velocidade do som no meio e o período da onda.
(B) multiplicação entre amplitude das ondas e a velocidade do som no meio.
(C) razão entre a frequência da fonte emissora e a velocidade do som no meio.
(D) razão entre a velocidade do som no meio e a frequência da fonte emissora.
(E) multiplicação entre a velocidade do som no meio e a frequência da fonte emissora.

ATIVIDADE 04

(IFMT/2018-adaptada) Leia o texto a seguir.

Uma criança brincava de bola em frente à sua casa, quando, de repente, um carro de som em alta velocidade veio na sua direção. A criança percebeu que, quando o carro se aproximava, o som estava mais agudo, e, quando se afastava, estava mais grave. Esse mesmo fenômeno também é observado em ondas eletromagnéticas, como a luz para analisar se as galáxias estão se aproximando ou se afastando da nossa galáxia (Via Láctea). Quando as galáxias estão se aproximando com uma velocidade relativamente alta, a frequência que chega até nós é diferente da frequência real emitida, tendo um desvio para o azul, e, quando se afasta, tem um desvio para o vermelho.

Esse fenômeno é conhecido na Física como

(A) Efeito Joule.
(B) Efeito Corona.
(C) Efeito Fotoelétrico.
(D) Efeito Compton.
(E) Efeito Doppler.