Semana 31 – Geografia – 1ª Série – Elementos de um mapa - 04/10/2021

04 de outubro de 2021

ATIVIDADE 01

(UNIC-MT/2018-adaptada) Observe a ilustração a seguir.




Disponível em: http://gg.gg/w11ce. Acesso em: 06 ago. 2021.

A representação cartográfica foi elaborada na escala 1: 300.000, sendo que A e B distam 2,5cm.

Com base na ilustração, nas informações e nos conhecimentos sobre representações cartográficas e cursos fluviais, é correto afirmar que o/a

(A) rio corre na direção noroeste.
(B) real distância entre A e B corresponde a 7,5 metros.
(C) jusante do rio corresponde ao trecho em direção a A.
(D) declividade do terreno é maior na margem esquerda do rio.
(E) curva de nível de 200m encontra-se na porção sudoeste do terreno.

ATIVIDADE 02

(UNIPÊ-PB/2017-adaptada)Com base nos conhecimentos sobre os tipos de representação cartográfica, é correto afirmar que os/as

(A) curvas de nível se referem a linhas isoipsas e quanto mais afastadas estiverem umas das outras, mais acidentado é o terreno representado.
(B) plantas urbanas, por representarem espaços menores, se comparados a países ou mesmo a estados, são sempre confeccionadas em pequena escala.
(C) Sistemas de Informações Geográficas – SIG – resultam da combinação entre dois tipos de tecnologia distintos, a aerofotogrametria e o método temático bibliométrico.
(D) diferentes altitudes de um terreno são sempre representadas por meio da hipsometria e em mapas de grande escala.
(E) projeções azimutais equidistantes representam distâncias e direções exatas a partir de um centro, revelando, dessa forma, um conteúdo geopolítico.

ATIVIDADE 03

(UNINOEST/2009-adaptada) Entre os impactos ambientais causados nos ecossistemas pelo homem, podemos citar:

I. Destruição da biodiversidade.

II. Erosão e empobrecimento dos solos.

III. Enchentes e assoreamento dos rios.

IV. Desertificação.

V. Proliferação de pragas e doenças.

Assinale a alternativa que melhor representa os impactos consequentes do desmatamento.

(A) Apenas I.
(B) Apenas V.
(C) Apenas III, IV e V.
(D) Apenas I, II, III e V.
(E) I, II, III, IV e V.

ATIVIDADE 04

UniRV-GO/2018-adaptada) Leia o texto a seguir.

Localizar ou posicionar um objeto nada mais é do que lhe atribuir coordenadas. Uma forma bastante simples de posicionamento é o endereço postal: o nome da rua e o número que permitem encontrar o local em uma determinada cidade. Em regiões onde não é possível utilizar esta técnica, ou quando se exige uma localização ou posicionamento mais preciso, utilizam-se outros sistemas de coordenadas, como a quadrícula (X, Y), as coordenadas UTM e, especialmente, as coordenadas geográficas: latitude e longitude.

Sobre a localização e o posicionamento na superfície terrestre, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

( )  A grande vantagem das coordenadas geográficas é que, uma vez estabelecida uma correspondência entre a terra e a esfera celeste (o céu), é possível determinar as coordenadas geográficas na Terra a partir da observação de objetos na esfera celeste.

( ) A precisão do instrumento utilizado é um fator importante no posicionamento correto. Deve-se pensar que na região equatorial da Terra, um erro de 1º (1 grau) na latitude implica um deslocamento de aproximadamente 111Km na superfície da Terra e um erro de 1” (1 segundo) um deslocamento de 30 metros.

( ) As coordenadas geográficas são os sistemas de localização indicados pelas latitudes e longitudes. Assim, ao indicar as coordenadas, o GPS apresenta os números resultantes da combinação dessas duas variáveis.

( ) A concepção do sistema GPS permite que um usuário, em qualquer local da superfície terrestre ou próximo a ela, tenha à sua disposição no mínimo dois satélites a serem rastreados e este rastreamento pode ser efetuado sob quaisquer condições climáticas, durante o dia ou à noite.

Marque a alternativa da sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo.

(A) V – F – V – F.
(B) V – V – V – V.
(C) F – F – F – F.
(D) F – F – V – V.
(E) V – V – V – F.

Programa Seduc em Ação – Videoaula transmitida pela TV Brasil Central, referente à semana 31.