Semana 31 – Geografia – 1ª Série – Elementos de um mapa - 04/10/2021
04 de outubro de 2021
ATIVIDADE 01
(UNIC-MT/2018-adaptada) Observe a ilustração a seguir.
A representação cartográfica foi elaborada na escala 1: 300.000, sendo que A e B distam 2,5cm.
Com base na ilustração, nas informações e nos conhecimentos sobre representações cartográficas e cursos fluviais, é correto afirmar que o/a
(A) rio corre na direção noroeste.
(B) real distância entre A e B corresponde a 7,5 metros.
(C) jusante do rio corresponde ao trecho em direção a A.
(D) declividade do terreno é maior na margem esquerda do rio.
(E) curva de nível de 200m encontra-se na porção sudoeste do terreno.
ATIVIDADE 02
(UNIPÊ-PB/2017-adaptada)Com base nos conhecimentos sobre os tipos de representação cartográfica, é correto afirmar que os/as
(A) curvas de nível se referem a linhas isoipsas e quanto mais afastadas estiverem umas das outras, mais acidentado é o terreno representado.
(B) plantas urbanas, por representarem espaços menores, se comparados a países ou mesmo a estados, são sempre confeccionadas em pequena escala.
(C) Sistemas de Informações Geográficas – SIG – resultam da combinação entre dois tipos de tecnologia distintos, a aerofotogrametria e o método temático bibliométrico.
(D) diferentes altitudes de um terreno são sempre representadas por meio da hipsometria e em mapas de grande escala.
(E) projeções azimutais equidistantes representam distâncias e direções exatas a partir de um centro, revelando, dessa forma, um conteúdo geopolítico.
ATIVIDADE 03
(UNINOEST/2009-adaptada) Entre os impactos ambientais causados nos ecossistemas pelo homem, podemos citar:
I. Destruição da biodiversidade.
II. Erosão e empobrecimento dos solos.
III. Enchentes e assoreamento dos rios.
IV. Desertificação.
V. Proliferação de pragas e doenças.
Assinale a alternativa que melhor representa os impactos consequentes do desmatamento.
(A) Apenas I.
(B) Apenas V.
(C) Apenas III, IV e V.
(D) Apenas I, II, III e V.
(E) I, II, III, IV e V.
ATIVIDADE 04
UniRV-GO/2018-adaptada) Leia o texto a seguir.
Localizar ou posicionar um objeto nada mais é do que lhe atribuir coordenadas. Uma forma bastante simples de posicionamento é o endereço postal: o nome da rua e o número que permitem encontrar o local em uma determinada cidade. Em regiões onde não é possível utilizar esta técnica, ou quando se exige uma localização ou posicionamento mais preciso, utilizam-se outros sistemas de coordenadas, como a quadrícula (X, Y), as coordenadas UTM e, especialmente, as coordenadas geográficas: latitude e longitude.
Sobre a localização e o posicionamento na superfície terrestre, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.
( ) A grande vantagem das coordenadas geográficas é que, uma vez estabelecida uma correspondência entre a terra e a esfera celeste (o céu), é possível determinar as coordenadas geográficas na Terra a partir da observação de objetos na esfera celeste.
( ) A precisão do instrumento utilizado é um fator importante no posicionamento correto. Deve-se pensar que na região equatorial da Terra, um erro de 1º (1 grau) na latitude implica um deslocamento de aproximadamente 111Km na superfície da Terra e um erro de 1” (1 segundo) um deslocamento de 30 metros.
( ) As coordenadas geográficas são os sistemas de localização indicados pelas latitudes e longitudes. Assim, ao indicar as coordenadas, o GPS apresenta os números resultantes da combinação dessas duas variáveis.
( ) A concepção do sistema GPS permite que um usuário, em qualquer local da superfície terrestre ou próximo a ela, tenha à sua disposição no mínimo dois satélites a serem rastreados e este rastreamento pode ser efetuado sob quaisquer condições climáticas, durante o dia ou à noite.
Marque a alternativa da sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo.
(A) V – F – V – F.
(B) V – V – V – V.
(C) F – F – F – F.
(D) F – F – V – V.
(E) V – V – V – F.
Programa Seduc em Ação – Videoaula transmitida pela TV Brasil Central, referente à semana 31.