Semana 31 – Matemática – 1º Série – Função logarítmica - 04/10/2021

04 de outubro de 2021

ATIVIDADE 01

(IBMEC-SP-Insper/2018) Psicólogos educacionais podem utilizar modelos matemáticos para investigar questões relacionadas à memória e retenção da informação. Suponha que um indivíduo tenha feito um teste e que, depois de t meses e sem rever o assunto do teste, ele tenha feito um novo teste, equivalente ao que havia feito anteriormente. O modelo matemático que descreve situação de normalidade na memória do indivíduo é dado por y = 82 – 12 log(t + 1), sendo y a quantidade de pontos feitos por ele no instante t.

Após t meses da aplicação do teste inicial, a pontuação de um indivíduo no novo teste caiu para 70 pontos. Assim, é correto concluir que esse novo teste ocorreu t meses após o primeiro teste, com t igual a

(A) 11.
(B) 8.
(C) 15.
(D) 12.
(E) 9.

ATIVIDADE 02

(UNEB-BA/2013) A magnitude aparente de um astro de brilho B é definida a partir de uma referência B0 por meio da fórmula

com a seguinte convenção: “a magnitude aumenta em 5 quando o brilho é dividido por 100”.

Nessas condições, considerando-se log 2 = 0,30 e log 3 = 0,48, pode-se afirmar que a magnitude aparente da Lua, em que B = 1,2 ´ 105B0, é igual a

(A) –12,9.
(B) –12,7.

(C) –12,5.
(D) –12,3.
(E) –12,1.

ATIVIDADE 03

(UNESP-SP/2006) O nível sonoro N, medido em decibéis (dB), e a intensidade I de um som, medida em watt por metro quadrado (W/m2), estão relacionados pela expressão:

Suponha que foram medidos em certo local os níveis sonoros, N1 e N2, de dois ruídos com intensidades I1 e I2, respectivamente. Sendo N1 – N2 = 20dB, a razão     

(A) 10−2.
(B) 10−1.
(C) 10.
(D) 102.
(E) 103.

ATIVIDADE 04

(UFMT/2006) A magnitude de um terremoto é medida na escala Richter. Considere que as magnitudes M1 e M­2 de dois terremotos estão relacionadas pela fórmula

onde E1 e E2 são as medidas das quantidades de energia liberada pelos terremotos.

Em 1955, ocorreu um terremoto no norte de Mato Grosso e, em 2004, um outro na ilha de Sumatra, na costa da Indonésia, que liberaram as quantidades de energia E1 e E2, respectivamente. Admitindo-se que E1 foi equivalente à milésima parte de E2 e que o terremoto ocorrido na ilha de Sumatra teve magnitude M2 = 9, qual a magnitude M1 do terremoto ocorrido no norte de Mato Grosso?

(A) 6
(B) 5
(C) 7
(D) 4
(E) 3

Programa Seduc em Ação – Videoaula transmitida pela TV Brasil Central, referente à semana 31.