Semana 32 – Educação Física – 2ª Série – Práticas Corporais - 19/10/2021

19 de outubro de 2021

ATIVIDADE 01

O significado de jogo costuma se misturar com a ideia de esporte, por isso, entender o que é jogo é fundamental para, inclusive, não o confundir com esporte. É comum que as pessoas digam que uma pessoa que pratica profissionalmente voleibol seja um jogador. Isso não é verdade. Essa pessoa que se utiliza do esporte de forma profissional ou semiprofissional, cuja prática é revertida em termos financeiros e conquistas de títulos, não é um jogador: é um atleta.

Quais são as características básicas para que uma atividade seja considerada jogo?

(A) Regras rígidas e inflexíveis, único foco é a competição, necessidade de alto nível de condicionamento físico e técnico.
(B) Não existem regras nem organização, cada um joga como quer e quando quer, não tem nenhum objetivo, sendo simplesmente uma prática aleatória.
(C) Uma característica marcante é a seriedade da prática, onde o foco é a atividade física como forma de disciplinar e adestrar os praticantes.
(D) Regras mutáveis, pode ser tanto de competição quanto de cooperação; pode ser jogado individualmente ou em grupo, proporciona prazer no ato de jogar.
(E) Nenhuma alternativa está correta.

ATIVIDADE 02

A maioria dos Jogos Populares teve sua origem, ainda, na antiguidade egípcia e greco/romana. Na Idade Média, muitos jogos surgiram e outros foram modificados a partir das transformações na sociedade. Os jogos são elementos universais em todas as culturas humanas.

Qual o registro mais antigo da criação e prática de jogos na humanidade?

(A) Foram registradas atividades como jogos, na pré-história a mais de 3.500 anos antes de Cristo.
(B) A arqueologia registra a presença de competições e jogos desde 2.600 anos antes de Cristo.
(C) Pesquisadores encontraram os primeiros registros de jogos na Idade Moderna a 1.600 anos depois de Cristo.
(D) Os jogos tiveram seu início na Idade Contemporânea no ano de 1.800 depois de Cristo.
(E) Nenhuma alternativa está correta.

ATIVIDADE 03   

Quando o professor fala “vamos brincar” ou “vamos jogar”, essas palavras podem ter um significado diferente de acordo com a faixa etária de quem está praticando, ganhando um novo contexto e novos elementos.

Qual a importância da brincadeira no desenvolvimento do ser humano?

(A) Toda brincadeira, acaba por estimular a coletividade a trabalhar em conjunto e a produzir mais.
(B) O ato de brincar tem sua importância no aspecto de ocupação do tempo ocioso, para que as pessoas não fiquem apenas utilizando celulares, computadores ou assistindo televisão.
(C) A sua relevância se deve ao fato de estimular o organismo a realizar uma atividade física desenvolvendo o condicionamento cardiorrespiratório.
(D) Com o brincar aprende-se, experimenta o mundo e suas possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções, desenvolve a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora.
(E) Nenhuma alternativa está correta.

ATIVIDADE 04  

Alguns jogos apresentam dinâmicas de grupo que têm como objetivo despertar a consciência de coletividade e promover efetivamente a ajuda entre as pessoas. Nesse tipo de jogos, aprende-se a considerar o outro como um parceiro, e não como adversário.

Que tipo de jogos seriam esses?

(A) Jogos Competitivos
(B) Jogos Motores
(C) Jogos Cooperativos
(D) Jogos Recreativos
(E) Nenhuma alternativa está correta.

Programa Seduc em Ação – Videoaula transmitida pela TV Brasil Central, referente à semana 32.